TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP), LEITURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS À A EDUCAÇÃO

Artigo: DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP), LEITURAS E PRODUÇÃO DE TEXTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS À A EDUCAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As tecnologias com a internet e o computador são meios de comunicação, informação e expressão, e os educadores devem considerá-los como mecanismo para esses três meios, inclusive como uma forma expressão entre eles e os alunos. O uso das tecnologias é iminente, e estão transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não tem sido diferente. A apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vêm mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização dessas novas tecnologias (GRINSPUN 1999).

Há uma disseminação geral das tecnologias da informação e comunicação; elas estão presentes e influenciam a vida social. Neste sentido não se pode negar o relacionamento entre o conhecimento no campo da informática e os demais campos do saber humano. Trata-se de uma nova forma de linguagem e de comunicação, um novo código: a linguagem digital. Sua história é como a história das demais formas de comunicação que surgiram anteriormente e para as quais os seres humanos mostraram resistência (PRETTO 1999).

Sem dúvida a interconectividade atingida através da internet muito maior do que vivemos há cem ou cinquenta anos através do telégrafo, rádio ou telefone. Todavia nós ainda fazemos com a internet nada mais na menos do que desejamos no domínio das opções que ela nos oferece, e se nossos desejos não mudarem, nada muda de fato, porque continuamos a viver através da mesma configurações de ações que costumamos a viver (MORAN 2009).

Os seres humanos são observadores. O conhecimento resulta do entendimento que fazemos das nossas interações com o meio ambiente. Não podemos separar nosso conhecimento de qualquer fenômeno das nossas interações com esse fenômeno (VARGAS,1995). Isto é, os alunos interpretam as informações no contexto do percurso em que as experimentam, então, o conhecimento está ancorado nos contextos nos quais eles aprendem. O conhecimento que lemos e as habilidades que desenvolvemos consistem, em parte, da situação ou contexto no qual foi desenvolvido e usado (BROWN, 1989).

Meu enfoque neste texto é demonstrar como a tecnologia pode ajudar-nos a reconceitualizar a educação com o uso de novas ferramentas para significativamente alterar o modo como a conduzimos o nosso atual ensino aprendizagem. Os princípios tecnológicos fornecem um conjunto de diretrizes a fim de auxiliar projetistas e professores na criação de meios ambientes colaboracionistas direcionados ao ensino, que apoiem experiências autênticas, atraentes e reflexivas. Os estudantes podem trabalhar juntos na construção do entendimento e do significado através de práticas relevantes.

As novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes este trabalho propõe como foi organizado o espaço educacional com a utilização da tecnologia para ter o aproveitamento total dessas novas ferramentas tecnológicas.

DESENVIMENTO

Nota-se, nos últimos anos em especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com