TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento e Sustentabilidade

Por:   •  18/11/2015  •  Artigo  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4
  1. SUSTENTABILIDADE

Muito se fala de sustentabilidade nos dias atuais, mas não faz muito que esse assunto é abordado, antes de tudo é preciso definir sustentabilidade, a palavra vem do latim “sustentare” que é sustentar, conversar e apoiar.

O tema Desenvolvimento Sustentável apareceu no ano 1983, criado pela Nações Unidas na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o intuito é ter desenvolvimento econômico conservando o meio ambiente, comissão esta que foi promovida pelo primeiro ministro da Noruega Gro Harlem Brundtland, saí surgiu um documento chamado “Nosso Futuro Comum” publicado somente no de 1987.        

Na conferência de Estocolcomo em 1972 já se reconheceu a necessidade falar sobre o assunto, em 1980 o tema foi discutido na “World Conservation Strategy of the Internacional Union for the Conservation of Nature”.

Na conferência foi argumentado por Brundtland que o meio ambiente não pode deixar de ser considerado quando o assunto é nossas ambições, o meio ambiente é onde vivemos e desenvolvimento é o que queremos.

Foram realizadas conferências importantes como a Rio 92 que discutiu questões importantes sobre esse assunto na Agenda 21, que é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, nas diversas área onde há impacto das ações humanas no meio ambiente.

Nos dias de hoje são feitas pesquisas para esclarecer sobre o assunto, servindo como direção para sustentabilidade. Se desenvolver atualmente sem agredir as gerações futuras define bem o que é desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.
Se desenvolver sustentavelmente segundo Pearce (1993) é quando uma sociedade se desenvolve sem que as gerações futuras paguem por isso.

Elevação das taxas de criminalidade, ecossistemas negativamente afetados são vistos por Pierce como não sustentáveis, são vários os livros que mostram que nosso tempo está bem curto para lidar com as ameaças ao meio ambiente.

  1. SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS

O intuito de falar em sustentabilidade nas empresas é criar a longo prazo valores que garantam a produtividade sem agressão ao meio ambiente, esse conceito está bem claro para os novos investidores.

As tecnologias nas empresas devem garantir que a linha produção seja sustentável e proporcionem produtos de qualidade, isso é essencial para ter competitividade internacional. Ser uma empresa sustentável hoje é vista de maneira diferente como antigamente, hoje é um dos motivos para reduzir custos e ter lucro.

Foi visto que os maiores dificuldades das empresas no que se refere a sustentabilidade é conciliar três fatores, Ecológico, Social e Econômico, pois ser ecológico está interligado ao bem estar social, proteção do meio ambiente e aceitação das empresas pela sociedade, além de integrar esses três fatores é preciso equilibrar todos eles.

As empresas brasileiras na necessidade de adequar ao mercado internacional tem feito sações no que diz respeito a pobreza e desigualdade no país, além de preservar os recursos naturais para as futuras gerações, como a redução do consumo de energia e materiais que impactam positivamente no meio ambiente.

Inovar é palavra nos tempos atuais, rever processos, produtos e tecnologias é a chave para driblar a crise, quem se antecipa a uma crise tem grande chance de passar por ela.

Ser sustentável é uma vantagem competitiva que vale a pena praticar.

  1. A EVOLUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM EMPRESAS

Foi nos 90 que o termo sustentabilidade ganhou força no Brasil (Rio 92), participaram desse movimento cidadãos, organizações civis e até empresários de todo o país, que imputou em mudanças e atitudes no mundo corporativo.

Medidas como diminuição da poluição foram tomadas para que as empresas se adequassem a legislação e a pressão da sociedade, foi implementados novos conceitos como “Produção mais Limpa” que trata e reduz a emissões para não serem descarregadas no meio ambiente.

Pensando-se em não somente quando algum produto está sendo feito, criou-se a Avaliação do Ciclo de Vida, que leva em conta todos os processos, desde a extração da matéria prima até o consumo do produto, como por exemplo as embalagens, num processo que utiliza energia não renovável, o seu transporte e reciclagem, esse processo é essencial para que as empresas não tenham que arcar com ações futuras por falta de análise de todo o seu processo produtivo.

Foi observado que 80% dos impactos ambientais negativos surgiu no desenho do produto, daí surgiu o ecodesign, o chamado “produto verde”, ecologicamente correto, que reduz significamente a utilização de matéria prima e geração de resíduo.
A sustentabilidade vai de processos a produtos, e a cada dia as empresas vem se adequando e olhando mais o desenvolvimento sustentável do que aspectos que julgavam mais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com