TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desnaturalizando percepções em ambientes corporativos

Por:   •  1/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO

FRÂNCILA ANDRADE, HIGOR NOGUEIRA, NATÁLIA CARVALHO, WELLINGTON SOUZA

DESNATURALIZANDO PERCEPÇÕES HUMANAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES:

CADEIRANTES EM MOVIMENTO

Araruama

2016


  1. INTRODUÇÃO

  O presente trabalho discorre sobre o dia-a-dia das pessoas deficientes, os desafios de sua convivência em sociedade, sua inserção no mercado de trabalho e algumas propostas de melhorias e adaptações afim de mudar esse cenário de restrição e exclusão destas pessoas.

  1. CADEIRANTES EM MOVIMENTO

  Milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, e ainda buscam a plena inclusão na sociedade. Elas têm dificuldades para se locomover nas ruas, para fazer compras, para usar o transporte público. E ainda enfrentam o preconceito.

  No nosso dia-a-dia não percebemos a diversidade entre nossos colegas de trabalho, mas elas existem! Apesar de sabermos que todos são diferentes uns dos outros, uns com necessidades mais especiais que outros, nem sempre damos atenção a essas pessoas. É muito fácil não notar as diferenças sutis e, na maioria das vezes, é difícil passar por cima das mais aparentes. Por isso, conviver com as pessoas que tem limitação física, intelectual ou sensorial parece complicado. A verdade é que não sabemos lidar com as diferenças, a maioria das pessoas não tiveram oportunidades ao longo da vida de conviver com pessoas deficientes e, por isso, temos uma enorme resistência a esta ideia.

  Pela dificuldade que temos em lidar com o diferente e porque não estamos habituados a lidar com deficientes. Pensando na inclusão destas pessoas no mercado de trabalho e em sua vida, torna-se fundamental investir em ações de treinamento e sensibilização de gestores e funcionários e mudanças em todo o local a sua volta para terem uma melhor qualidade de vida.

  1. INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS NAS ORGANIZAÇÕES

 3.1 POR QUE É TÃO DIFICIL PARA GESTORES CONTRATAR CADEIRANTES?

    Por mais que a sociedade esteja lutando para que as pessoas com deficiência desfrute com igualdade dos mesmos direitos que as pessoas sem deficiência, ainda percebemos em pleno século 21, que a maioria das pessoas ainda apresenta desinformação e/ou preconceito, procedente, em grande parte das gerações passadas e do aprendizado cultural, e muitos gestos se enquadram neste fato.

    Falta de informação é uma das maiores causas do preconceito e um dos principais fatores impeditivos para a inclusão social. Por conta disto, a sensibilização de gestores e funcionários torna-se um passo extremamente decisivo. Pela dificuldade que temos em lidar com o novo e porque não estamos habituados a lidar com deficientes e a pensar na inclusão destas pessoas, torna-se fundamental investir na sensibilização de gestores e funcionários.

    Os gestores serão os responsáveis pela abertura de vagas para estas pessoas e pelo gerenciamento das dificuldades que aparecem no dia-a-dia. Por isso, eles precisam estar convencidos dos benefícios e importância deste programa para a empresa.

3.2 QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE PROMOVER A DIVERSIDADE NO AMIBENTE EMPRESARIAL?

    Valorizar a diversidade no ambiente de trabalho significa que a corporação tem por princípios a responsabilidade social de promover oportunidades iguais e o respeito à dignidade, independentemente da obrigatoriedade legal a qual a questão foi submetida. A empresa que valoriza a diversidade é vista como ética, o que a faz obter o reconhecimento da sociedade. Portanto, empresa e sociedade beneficiam-se econômica e socialmente com a diversidade, benefícios estes usufruídos por empresas do mundo inteiro.

    Além disso, muitos estudos mostram que promover a diversidade no mercado de trabalho traz muitos benefícios para as empresas. Pessoas com formação diferente, com visões diferentes sobre os mesmos problemas, com origens, idades orientações políticas e religiosas diferentes, reunidas em um mesmo ambiente proporcionam uma visão mais ampla e promovem a criatividade e a inovação.

    Em um grupo heterogêneo, a troca de experiência e opiniões enriquece todos os indivíduos. Por este motivo, as empresas devem cultivar a diversidade como uma estratégia para ampliar a sua visão global e integrada da sociedade em que atuam.

3.3 O QUE A EMPRESA DEVE OBSERVAR NA SELEÇÃO DE EMPREGADOS COM DEFICIÊNCIA?

    A equipe que efetua a seleção deve estar preparada para viabilizar a contratação desse segmento. Principalmente, precisa ter claro que as exigências a serem feitas devem estar adequadas às peculiaridades que caracterizam as pessoas com deficiência. Se isto não ocorrer vai ser exigido um perfil de candidato sem qualquer tipo de restrição, o que acaba por inviabilizar a contratação dessas pessoas, o que pode eventualmente ser considerada como uma espécie de fraude na lei de cotas.

3.4 QUAL O OBJETIVO DA LEI DE COTAS?

    A Lei de Cotas foi criada com o objetivo de abrir o mercado de trabalho para um segmento que não consegue competir em igualdade de condições com as demais pessoas, ela pretende ajudar a dar oportunidade para que pessoas portadoras de limitações voltem a fazer parte da comunidade.

 

  1. PROCESSO SELETIVO E INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES NAS ORGANIZAÇÕES.

4.1 QUAIS MEDIDAS PODEM SER ADOTADAS PARA FACILITAR A CONTRATAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA?

    O trabalho se inicia com o mapeamento das funções. Esta atividade tem o objetivo de determinar quais os tipos de deficiências que melhor irão se adequar a cada uma das funções existentes na empresa e é feita a partir do cruzamento das habilidades e conhecimentos específicos necessários a cada cargo.  Dependendo das limitações impostas pela deficiência, muitas vezes a pessoa não consegue desenvolver o conjunto das funções inseridas num mesmo cargo. Entretanto, pode realizar a grande parte delas.

    A empresa, sempre que possível, deve verificar a possibilidade de desmembrar as funções de forma a adequar o cargo às peculiaridades dos candidatos.

4.2 O QUE A EMPRESA DEVE OBSERVAR QUANDO REALIZAR ENTREVISTAS E TESTES COM CANDITATOS COM DEFICIENCIA?

    Os instrumentos utilizados pela empresa devem estar em formato acessível para as diferentes deficiências. O ideal, é que quando forem ofertadas as vagas, a empresa incentive que os candidatos informem antecipadamente as suas necessidades para participarem do processo seletivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (149 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com