TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detalhamento Dos Sis

Ensaios: Detalhamento Dos Sis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 6

Detalhamento do desenvolvimento de sistemas de informação

Para o desenvolvimento dos Sistemas de Informação, é necessário um grande entendimento e detalhamento da composição de um projeto. Este entendimento e detalhamento vem ao encontro dos modernos conceitos de Engenharia de Software, qualidade e produtividade de projetos.

Fases preparatórias ao desenvolvimento do sistema de informação

Antes de chegar na metodologia propriamente dita, é necessária a compreensão das fases preparatórias:

Conceitos gerais

A concepção de sistema de informação

A concepção de um sistema de informação deve estar baseada no pressuposto de que ainformação é um recurso estratégico à gestão, ela deve desempenhar um papel especialmenteimportante no desenvolvimento de esforços para criar e manter a diferenciação de produtos eserviços. No momento de interaçãocom o cliente, a informação torna-se um instrumento essencial para a personalização do serviço, que pode evoluir para nichos de mercado, centradosem grupos de usuários, ou até considerar cada usuário de forma individualizada, sendo o indivíduo um nicho de mercado.Assim sendo, os sistemas de informação devem reduzir a incerteza e aumentar o conhecimento, por meio do acesso às informações, sobre a ambiência que os envolve, particularmente nos insumos que recebem. Tais insumos, sejam de natureza financeira, material oude demanda, devem ser conhecidos, calculados e antecipados.Nos sistemas informacionais, assim como nas organizações, o processo decisório temorigem na identificação de problemas ou oportunidades, na coleta e análise de dados e informações sobre estes problemas/oportunidades e na conversão dessa informação em ação. Baseando-se na análise global desses elementos, o administrador obtém informação

Deverão ser analisados e amplamente discutidos os conceitos de sistemas, software, engenharia de software, crise e anticrise de sistemas, a importância de uma metodologia estruturada de desenvolvimento de sistemas, diferenças entre métodos (roteiros de como fazer), ferramentas (técnicas para sustentar os métodos) e procedimentos da engenharia de software e sistemas (elo que liga o software às atividades que antecedem e sucedem o sistema), etc.

Ciclos de sistemas

Abordam os conceitos de ciclos de desenvolvimento, de vida e de manutenção e sistemas, bem como, as condições de reusabilidade.

INTRODUÇÃO BÁSICA EM TERMOS RELACIONADOS À ENGENHARIA DE SOFTWARE

Antes de iniciarmos o estudo dos ciclos de vida de um sistema, vamos a um breve resumo de itens técnicos que serão mencionados:

Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas ferramentas baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes.Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo de desenvolvimento de software;

Prototipação é um termo associado aidéia de criação de um protótipo, um arquétipo funcional com características semelhantes, no caso de softwares/programas de computador, um sistema funcional, com características básicas as quais se modelam ao modelo original, mas desenvolvido somente para testes;

Implementaçãoé a execução da codificação e configuração do funcionamento do software com sua base de dados e o sistema computacional (hardware, software básico, peopleware) como um todo.

Planejamento de sistemas

Contemplam o estudo, entendimento e formalização da missão, políticas, modelo de gestão e estratégias de tecnologia da informação da empresa, incluindo a relação do Sistema de Informação com o planejamento estratégico empresarial, planejamento estratégico de informações e planejamento de tecnologia da informação.

Planejamento de informação é um processo dinâmico e interativo para determinação de objetivos, políticas e estratégias (atuais e futuras) das funções organizacionais e dos procedimentos das organizações/unidades de informação.

É elaborado por meio de técnicas administrativas de análise do ambiente (interno e externo), das ameaças e oportunidades, dos seus pontos fortes e fracos, que possibilita aos gestores estabelecer um rumo para as instituições, buscando um certo nível de otimização no relacionamento entre a organização e o meio ambiente que a cerca, formalizado para produzir e articular resultados, na forma de integração sinérgica de decisões e ações organizacionais.Aos poucos descaracterizam-se nas empresas as funções do Centro de Informações, mais conhecido pela sigla CI. Os especialistas em microinformática passaram a trabalhar para os denominados “clientes internos”, desenvolvendo projetos de sistemas de treinamento em microinformática, com recursos mais inteligentes, que tornam o administrador um usuário competente. Ele passa a saber melhor o que necessita e assim planeja melhor a obtenção e o uso da informação.

O administrador hoje deve ter uma visão sistêmica tanto nas questões de globalização do mercado em que sua empresa atua, quanto ver as estruturas formal e funcional e compreender a importância da concepção de sistemas de gestão integrados.

O planejamento da informação toma outro rumo quando se integra ao planejamento global da empresa. Assim, o administrador passa a assumir a responsabilidade sobre a elaboração do Plano Diretor de Informática (PDI) da empresa, como parte específica de seu plano diretor global.

Qualidade e produtividade em sistemas de informação

Conceituar e valorar estes requisitos para aplicar no projeto de desenvolvimento de Sistemas de Informação, incluindo ainda, o perfil

profissional, postura e responsabilidades dos envolvidos.

Fases do detalhamento do desenvolvimento do sistema de informação

Após compreendida e formalizada a metodologia, é necessário o detalhamento para desenvolvimento dos Sistemas de Informação, compreendendo as fases:

Técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com