TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação Qualitativa de Açucares Redutores

Por:   •  7/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  755 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS[pic 1]

Faculdade Engenharia- FAEN

Engenharia De Alimentos

Amanda Godoi

Gabriella Moro

Maiara Montovani

Natasha Kraus

Rafaela Rodrigues Basaglia

DETERMINAÇÃO QUALITATIVA DE AÇUCARES REDUTORES

Professora: Cristina Tostes Filgueiras

Dourados- MS

Fevereiro 2017

INTRODUÇÃO

Segundo Silva, os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. Os dissacarídeos que não possuem essa característica sem sofrerem hidrólise da ligação glicosídica são denominados de açúcares não redutores.

Utilizadas para este devido experimento como comparativos foram a glicose e a sacarose, para se analisar como as duas comportavam-se em meio ao reagente de Fehling, e assim determinar se são açúcares redutores ou não. Esse teste quantitativo tem muita importância para a indústria de alimentos pois em alimentos com açúcares redutores podem ocorrer oxidação, e isso pode ser não desejável nos alimentos.

A glicose é um monossacarídeo, um carboidrato muito importante para o organismo, usado omo fonte de energia e intermediário metabólico. Que junto com a frutose e a galactose, é fundamental para carboidratos maiores, como sacarose e maltose.

A sacarose, conhecida como o açúcar comum comercial, não é um açúcar redutor. É hidrolisada com grande facilidade por ácidos diluídos, resultando da reação o açúcar invertido.

Desta forma pode-se avaliar a forma de cada açúcar e como ele reage em soluções com reagentes de Fehling para determinação dos mesmos.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS

  • Banho Maria
  • Proveta
  • Tubos de ensaio
  • Pipeta volumétrica
  • Tartarato de Potássio
  • Glicose
  • Sacarose 
  • Reagente de Fehling
  • HCl

MÉTODOS

Pipetou-se 2 ml de uma solução de 4% glicose e sacarose em diferentes tubos de ensaio. Em cada tubo, foi adicionado 2 ml do reagente de Fehling. Os tubos foram aquecidos no banho Maria por 5 minutos.

Após este período, pipetou-se em um dos tubos 2 ml da solução de sacarose e 2 gotas de HCl concentrado, foi levado para aquecimento por 2 minutos e deixou-se esfriar para a adição do reagente de Fehling. Aquecimento por mais 2 minutos.

T1: 2 ml de glicose + 2 ml do reagente de Fehling

T2: 2 ml de sacarose + 2 ml do reagente de Fehling

T3: 2 ml de sacarose + HCl + 2 ml do reagente de Fehling

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após os processos feitos, as soluções já frias foram observadas. O tubo do procedimento 1 que continha glicose mais reagente de Fehling mudou a coloração para vermelho tijolo, o procedimento 2 que continha sacarose e reagente de Fehling continuou azul e o procedimento 3 também com sacarose e que tinha na mistura HCl (Ácido Clorídrico) e reagente de Fehling não ocorreu coloração vermelho tijolo mesmo com a hidrolise da sacarose, tendo como explicação a reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (55.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com