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Diagrama De Atividades-uml

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Por:   •  12/10/2014  •  4.029 Palavras (17 Páginas)  •  436 Visualizações

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UML - Conceitos Básicos II

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Este artigo , recebido como colaboração , visa complementar os conceitos desta importante linguagem para modelagem - UML. Para saber mais sobre o assunto leia também:

• UML - Modelando sistemas - Casos de Uso

• UML - Unified Modeling Language e Visual Modeler.

• VB.NET - Revisitando conceitos OOP

• VB .NET - Conceitos OOP.

• VB .NET - Primeiros passos - Conceitos - VI.

• VB .NET - Finalmente uma linguagem orientada a objetos.

• OOP noções para iniciantes

• O que significa "orientação a objetos" ?

• Conceitos sobre Projetos - Decomposição de software.

Para efetuar a modelagem UML podemos usar uma das seguintes ferramentas:

• Poseidon - existe um versão opensource (Community version)

• Pacestar UML - Uma versão shareware de uma ferramenta mais simples.

• Rational Rose - Cópia demo do (Rational Rose Limited Edition).(Tem 10 MB)

• Dia - http://www.lysator.liu.se/~alla/dia/

• ArgoUML - http://www.argoUML.tigris.org

Agora ao artigo:

Histórico da UML

Os estudos sobre a tecnologia de objetos iniciaram-se na década de 1980 com ênfase nas linguagens de programação. No final da mesma década começaram a surgir os métodos de análise e projeto. Os principais métodos foram de:

• SHLAER & MELLOR (1989 e 1991);

• COAD & YOURDON (1991);

• COAD & NICOLA (1993);

• COAD et al. (1995);

• WIRFS-BROCK et al. (1990);

• BOOCH (1994 e 1995);

• RUMBAUGH et al. (1991 e 1996);

• MARTIN & ODELL (1994 e 1995);

• JACOBSON (1994 e 1995).

Todos os métodos eram muito similares, apesar da existência de diferentes notações para representar o mesmo conceito, o que na verdade, causava muita confusão entre os técnicos e competição entre os metodologistas, o que provocou a "guerra dos métodos".

Em 1994 James Rumbaugh e Grady Booch iniciaram o trabalho de unificação dos métodos Booch e OMT.

Em 1995 no OOPSLA , Booch e Rumbaught apresentaram a documentação da versão 0.8 do método unificado e anunciaram a integração de Ivar Jacobson na equipe, formando assim o que eles denominaram de "Three amigos".

Durante 1996 eles trabalharam no método que passou a chamar de Unified Modeling Language (UML) e a Object Management Group (OMG) iniciou um esforço para padronização na área de métodos.

Os esforços de Rumbaugh, Booch e Jacobson resultaram as versões 0.9 e 0.91 da UML em junho e outubro de 1996 respectivamente.

A UML é a sucessora da linguagem de modelagem encontrada nos métodos Booch, OOSE/Jacobson, OMT e outros como Modelos de Entidades e Relacionamentos.

Cada um desses métodos era reconhecido mediante alguma forte característica. O OOSE é orientado a ‘use case’ e provê um excelente recurso para a análise de requisitos. A OMT foi expressiva para análise e sistemas centrados a dados.

Durante 1996 a Rational Software Corporation contou com a participação de outras Instituições parceiras como: Hewlett-Packard, IBM, Microsoft, Oracle, Unisys, Platinum Technology, etc. Essa colaboração contribuiu para a produção da versão 1.0, uma versão bem definida, expressiva, poderosa e aplicável, a qual foi submetida a OMG para adoção.

Em setembro de 1997 liberaram a versão 1. 1 da UML e em dezembro a mesma foi aprovada como padrão pela OMG.

Com a unificação dos métodos a UML alcançou dois objetivos:

• Acabou com as diferenças existentes entre os métodos anteriores;

• Unificaram as perspectivas entre os diferentes tipos de sistemas, fases de desenvolvimento e conceitos internos.

Método

A UML não é um método é uma linguagem de modelagem designada para especificar, visualizar, construir e documentar um sistema. A linguagem de modelagem é a notação que o método utiliza para expressar projetos enquanto que o processo indica quais passos seguir para desenvolver um projeto.

A especificação da UML consiste de duas partes:

• Semântica - especifica a sintaxe abstrata e a semântica dos conceitos de modelagem estática e dinâmica de objetos;

• Notação – especifica a notação gráfica para a representação visual da semântica.

A UML suporta o desenvolvimento iterativo e incremental. Desenvolvimento iterativo e incremental é o processo de desenvolvimento de sistemas em pequenos passos. Uma iteração é um laço de desenvolvimento que resulta na liberação de um subconjunto de produtos que evolui até o produto final percorrendo as seguintes atividades:

• Análise de requisitos

• Análise

• Projeto

• Implementação

• Teste

O detalhamento de cada etapa destas atividades define o método de desenvolvimento de sistemas.

Análise de requisitos

Esta etapa se caracteriza pela definição do comportamento do sistema, ou seja, como o sistema age ou reage, descrevendo o relacionamento entre o ambiente e o sistema. Deve ser uma definição de necessidades do usuário e não uma proposta de solução. O usuário deve indicar os requisitos prioritários para o sistema.

O grupo de análise deve identificar as necessidades do usuário. Decisões do projeto impostas não são características essenciais do domínio do problema.

A

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