TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uml - Diagramas De Caso De Uso

Trabalho Universitário: Uml - Diagramas De Caso De Uso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 4

UML

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig grey.svg Nota: Para Engenharia de software, veja UML (desambiguação).

A Unified Modeling Language (UML) é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração. A UML não é uma metodologia de desenvolvimento, o que significa que ela não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.

Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML.

É importante distinguir entre um modelo UML e um diagrama1 (ou conjunto de diagramas) de UML. O último é uma representação gráfica da informação do primeiro, mas o primeiro pode existir independentemente. O XMI (XML Metadata Interchange) na sua versão corrente disponibiliza troca de modelos mas não de diagramas.

Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação.

A UML é um modo de padronizar as formas de modelagem.

Índice [esconder]

1 O futuro da UML

2 História

3 Visão geral da UML

3.1 Elementos

3.2 Relacionamentos

4 Ver também

5 Referências

6 Ligações externas

O futuro da UML[editar]

Embora a UML defina uma linguagem precisa, ela não é uma barreira para futuros aperfeiçoamentos nos conceitos de modelagem. O desenvolvimento da UML foi baseado em técnicas antigas e marcantes da orientação a objetos, mas muitas outras influenciarão a linguagem em suas próximas versões. Muitas técnicas avançadas de modelagem podem ser definidas usando UML como base, podendo ser estendida sem se fazer necessário redefinir a sua estrutura interna.

A UML será a base para muitas ferramentas de desenvolvimento, incluindo modelagem visual, simulações e ambientes de desenvolvimento. Em breve, ferramentas de integração e padrões de implementação baseados em UML estarão disponíveis para qualquer um.

A UML integrou muitas ideias adversas, e esta integração acelera o uso do desenvolvimento de softwares orientados a objetos.

História[editar]

A UML tem origem na compilação das "melhores práticas de engenharia" que provaram ter sucesso na modelagem de sistemas grandes e complexos. Sucedeu aos conceitos de Booch, OMT (Rumbaugh) e OOSE (Jacobson) fundindo-os numa única linguagem de modelagem comum e largamente utilizada. A UML pretende ser a linguagem de modelagem padrão para modelar sistemas concorrentes e distribuídos.

A UML ainda não é um padrão da indústria, mas esse objetivo está a tomar forma sob os auspícios do Object Management Group (OMG). O OMG pediu informação acerca de metodologias orientadas a objetos que pudessem criar uma linguagem rigorosa de modelagem de software. Muitos líderes da indústria responderam na esperança de ajudar a criar o padrão.

Os esforços para a criação da UML tiveram início em outubro de 1994, quando Rumbaugh se juntou a Booch na Rational. Com o objetivo de unificar os métodos Booch e OMT, decorrido um ano de trabalho, foi lançado, em outubro de 1995, o esboço da versão 0.8 do Unified Process - Processo Unificado (como era conhecido). Nesta mesma época, Jacobson se associou à Rational e o escopo do projeto da UML foi expandido para incorporar o método OOSE. Nasceu então, em junho de 1996, a versão 0.9 da UML.

Finalmente em 1997, a UML foi aprovada como padrão pelo OMG (Object Management Group), um consórcio internacional de empresas que define e ratifica padrões na área de Orientação a Objetos.

Visão geral da UML[editar]

UML 2.2, conforme a OMG, possui 14 tipos de diagramas, divididos em duas grandes categorias: Estruturais e Comportamentais. Sete tipos de diagramas representam informações estruturais, e os outros sete representam tipos gerais de comportamento, incluindo quatro em uma sub-categoria que representam diferentes aspectos de interação. Estes diagramas podem ser visualizados de forma hierárquica, como apresentado no padrão de diagrama de classes abaixo:

UML diagrams overview.svg

Diagramas da UML 2.0 editar

Diagramas Estruturais

Diagrama de classes

Diagrama de objetos

Diagrama de componentes

Diagrama de instalação ou de implantação

Diagrama de pacotes

Diagrama de estrutura composta

Diagrama de Perfil

Diagramas Comportamentais

Diagrama de Caso de Uso

Diagrama de transição de estados ou de Estados

Diagrama de atividade

Diagramas de Interação

Diagrama de sequência

Diagrama de Interatividade ou de Interação

Diagrama de Colaboração ou Comunicação

Diagrama de tempo ou Temporal

Elementos[editar]

De estrutura:

Classe

Objetos

Interface

Componente

Colaboração

De comportamento:

Casos de uso

Iteração

Máquina de estados

De agrupamento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com