TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagramas De Caso De Uso

Dissertações: Diagramas De Caso De Uso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 3

Diagramas na UML

Diagramas são recursos gráficos utilizados para visualizar um sistema sobre diferentes perspectivas que são geralmente compostos por itens e relacionamentos.

As classes podem ser relacionadas da seguinte forma:

Item dependência – e a relação entre dois itens quando um dos itens depende do outro, ou seja, na relação de dependência existe um item dependente e outro independente. Desta forma, uma alteração feita no item independente pode afetar a semântica do item independente.

Herança - é um relacionamento hierárquico entre classes, a classe de maior nível hierárquico é conhecida como superclasse, enquanto a outra classe da relação é conhecida como a subclasse.

Associação – e um relacionamento estrutural que conecta classes, ou seja, através de uma associação entre classes, pode se chegar a um objeto de uma classe a partir do objeto da outra classe relacionada.

Agregação curricular - É um tipo de associação que (em que parte de / ou todo) do objeto é atribuído ao todo, onde os objetos (parte) são criados se o todo o qual estão agregados seja criado. Pedidos é composto por itens de pedidos.

Diagramas de classe

Faz a modelagem do vocabulário de um sistema, onde é utilizado para indicar quais as abstrações que fazem parte do sistema e quais estão fora do limite do mesmo.

Faz a modelagem de colaborações simples representando um conjunto de classes, interfaces e outros elementos que funcionam em conjunto para proporcionar algum comportamento ou cooperativo.

Faz a modelagem do esquema lógico de um banco de dados onde um banco de dados físico pode ser orientado a objetos.

Diagrama de objetos

Nada mais é que um diagrama de classes instanciadas, ele modela a instancia dos itens de um diagrama de classes e seus respectivos relacionamentos. Desta forma, dos itens do diagrama de objetos assumem valores, correspondentes a seus atributos, e representam a situação estática do sistema naquele momento.

Diagramas de casos de Uso

Os diagramas de casos de uso assumem o papel importante na modelagem comportamental de um sistema, um subsistema ou uma classe, por apresentar uma visão externa de como esses elementos podem ser utilizados no contexto.

Os elementos que compõem um diagrama de casos de uso são os próprios casos de uso, os atores e os relacionamentos existentes entre eles.

Pode ser utilizado para dois propósitos básicos:

Fazer a modelagem do contexto de um sistema, tendo como principal função especificar quais os atores que estão fora do contexto do sistema, como eles interage com o mesmo, e seus respectivos papeis.

Fazer a modelagem dos requisitos de um sistema especificando o que o sistema deverá fazer sobre um ponto de vista externo, ou seja, a modelagem de requisitos utilizando o diagrama de casos de uso que permite visualizar os fatores externos que interage com o sistema e como esse sistema reage a essas interações.

Diagrama de sequencia

É um diagrama de interação responsável pela modelagem dos aspectos dinâmicos de um sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com