TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Classes

Ensaios: Diagrama De Classes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Sem dúvida alguma o mais importante diagrama da UML, o seu objetivo principal é permitir a visualização das classes que comporão o sistema com seus respectivos métodos e atributos bem como em demonstrar como as classes do diagrama se relacionam, complementam e transmitem informações entre si. O diagrama de classes lista todos os conceitos do domínio que serão implementados no sistema e as relações entre os conceitos. Ele é muito importante, pois define a estrutura do sistema a desenvolver. O mesmo, não surge do nada, ele é consequência do prévio levantamento de requisitos, definição de casos de usos e classes, serve como base para construir a maioria dos diagramas da UML, pois ele é uma “visão” das estruturas das classes de forma simples.

O diagrama de classes é utilizado na construção do modelo de classes desde o nível de análise até o nível de especificação. Este diagrama é o mais rico em termos de notação.

São apresentados logo abaixo, os elementos do diagrama de classes utilizados para a construção do modelo de classes de nível de análise.

* Classes

Uma classe é representada por retângulo, com, no máximo, três compartilhamentos exibidos. No primeiro, é exibido o nome da classe, esse nome é apresentado no singular e com palavras componentes por maiúsculas. No segundo, são declarados os atributos, que correspondem às informações que um objeto armazena. No terceiro, são declaradas as operações (métodos), que correspondem às ações que um objeto sabe realizar.

Uma classe é composta de atributos e operações (métodos).

Os atributos representam o conjunto de características (estado) dos objetos daquela classe, ou seja, correspondem à descrição dos dados armazenados pelos objetos de uma classe. A cada atributo de uma classe está associado um conjunto de valores que esse atributo pode assumir.

As operações (métodos) representam o conjunto de operações (comportamento) que a classe fornece, ou seja, as operações correspondem à descrição das ações que os objetos de uma classe sabem realizar. O nome de uma operação normalmente contém um verbo e um complemento, e terminam com um par de parênteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com