TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama De Classes

Trabalho Universitário: Diagrama De Classes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 5

Diagramas de Classe

Para desenvolver uma aplicação OO, em primeiro lugar, iremos fazer a Análise Orientada a Objetos. Nesse fase entra a UML e seus diagramas. Os primeiros diagramas que serão construídos serão diagramas de caso de uso (para descrever o que o sistema deve fazer para atender cada necessidade do usuário) e logo depois, pode-se fazer um diagrama de classes.

Com o diagrama de caso de uso, fica mais fácil identificar os diversos objetos de negócio que vão estar presentes no nosso sistemas. Quando for fazer o diagrama de classes, crie classes apenas com informações do mundo real. Por exemplo, não se preoculpe com chave primária e nem pense também em chaves estrangeiras. Esqueça tudo que aprendeu sobre modelos relacionais. Repetindo: Se você vai fazer uma classe pensando em uma relação mestre/detalhe, você não tem que colocar a chave primária da tabela mestre para servir de chave estrangeira na tabela detalhe. Esses conceitos do mundo relacional não existem no mundo OO.

Com o diagrama de classes, já com todas classes que precisaremos para implementar determinado caso de uso, podemos partir para a implementação. De acordo com sua necessidade, parta para outros diagramas, como o diagrama de sequência, diagrama de atividades, estados, colaboração, etc.

Tudo bem, já sabemos quais classes iremos implementar. As classes serão implementadas normalmente sem a utilização dos componentes que você está acostumado a utilizar para conectar a banco de dados relacionais. Antes de começar a codificação, você deve escolher uma estratégia para gravar os objetos (em arquivos xml, ou em bancos relacionais, bancos de objetos, etc). Cada classe deve ter métodos para carregar, salvar, e excluir objetos. Dê uma olhada no material de apoio sobre persistência de objetos.

Se você decidir gravar seus dados em um banco de dados relacional, você irá perguntar sobre as chaves primárias e estrangeiras. Bom, nesse caso você deverá fazer um mapeamento de modelo de objetos para modelo relacional. Dê uma olhada nos materiais de apoio sobre mapeamento de objetos e veja a melhor estratégia para armazenar seus objetos em um banco relacional.

Fundamentos do Desenho Orientado a Objeto com UML

Meilir Page-Jones - Makron Books

Como criar Diagramas de Classe Conceituais

Para criar e desenvolver um diagrama de classe conceitual, você precisa modelar interativamente:

•Classes

•Responsabilidades

•Associações

•Relações de Herança

•Associações de Composição

•Vocabulários

Para criar e desenvolver um diagrama de classe de projeto, você precisa modelar interativamente:

•Classes

•Responsabilidades

•Associações

•Relações de Interface

•Associações de composição

•Interfaces

Classes

Um objeto é qualquer pessoa, lugar, coisa, conceito, evento, tela, ou relatório aplicável a seu sistema. Objetos sabem coisas (tem atributos) e fazem coisas (têm métodos). Uma classe é uma representação de um objeto e, de muitas formas, simplesmente um padrão á partir da qual objetos são criados. Classes formam tijolos na construção de uma aplicação orientada a objetos. Embora milhares de alunos freqüentem a universidade, você deve modelar apenas uma classe, chamada Estudante, que irá representar a totalidade da coleção de estudantes.

Responsibilidades

As Classes são modeladas como retângulos com 3 seções: a seção do topo com o nome da classe, a seção do meio com os atributos da classe e a seção de baixo com os métodos da classe. As classes iniciais do seu modelo podem identificadas da mesma forma que são quando você está modelando os Cartões CRC, assim como as responsabilidades e métodos iniciais (seus atributos e métodos). Atributos são a informação armazenada sobre o objeto (pelo menos temporáriamente) enquanto métodos são coisas que um objeto ou classe faz. Por exemplo, estudantes tem matrícula, names, endereços, e números de telefone. Estes são exemplos dos atributos de um estudante. Estudantes também se inscrevem em cursos, se desligam de cursos requisitam certificados. Estes são exemplos de coisas que estudantes fazem que são implementadas (codificadas) como métodos. Você deve pensar nos métodos como o equivalente de funções e procedimentos.

Figure 4. estudante e endereço (diagrama de classe Conceitual).

Associações

Objetos são geralmente associados a outros objetos. Associações são modeladas como linhas conectando as duas classes cujas instâncias (objetos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com