TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Diagrama De Classe UML

Monografias: Resumo Diagrama De Classe UML. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.042 Visualizações

Página 1 de 2

Diagramas de Classe UML

O diagrama de classes é considerado por muitos autores como o mais importante e o mais utilizado diagrama da UML. Seu principal enfoque está em permitir a visualização das classes que irão compor o sistema com seus respectivos atributos e métodos, bem como em demonstrar como as classes do sistema se relacionam se complementam e transmitem informações entre si. Este diagrama apresenta uma visão estática de como as classes estão organizadas, preocupando-se em definir a estrutura lógica das mesmas. O diagrama de classes serve como base para a construção da maior parte dos demais diagramas da UML.

Basicamente, o diagrama de classes é composto por suas classes e pelas associações existentes entre elas, ou seja, os relacionamentos entre as classes. Segundo Guedes em seu livro “UML – Uma Abordagem Prática”, o objetivo do diagrama de classes é mostrar os relacionamentos existentes entre as classes que são abstraídas no projeto, e como esses relacionamentos colaboram para a execução de um processo específico.

Perspectivas de Construção de Diagramas de Classe:

Existem três perspectivas que você pode usar quando projetar diagramas de classes:

Conceitual: Se tomarmos a perspectiva conceitual, você projeta um diagrama que representa os conceitos do domínio que está sendo estudado. Estes conceitos serão naturalmente relacionados às classes que irão executá-los. Na verdade, um modelo conceitual deve ser projetado com pouca ou nenhuma preocupação com o software que poderá implementá-lo. Portanto, deve ser considerado independente da linguagem implementada. Esta perspectiva recebe o nome de perspectiva essencial.

Especificação: Agora estamos examinando o software, mas estamos analisando as suas interfaces, não a sua implementação. O desenvolvimento orientado a objetos dispõe muita ênfase na diferença entre interface e implementação, mas isso é frequentemente negligenciado na prática porque a noção que temos de classe em uma linguagem orientada a objetos combina interface com implementação.

Implementação: Nesta visão, realmente temos classes e estamos pondo a implementação às claras. Esta é, provavelmente, a perspectiva usada com mais frequência.

A compreensão das diversas perspectivas é crucial tanto para desenhar como para ler diagramas de classes. Infelizmente, as linhas entre as perspectivas não são rígidas, e a maioria dos analistas de sistemas não se preocupa em ter suas perspectivas classificadas quando eles estão desenvolvendo a modelagem de um sistema.

Embora os métodos sejam declarados no diagrama de classes, identificando os possíveis parâmetros que são por eles recebidos e os possíveis valores por eles retornados, o diagrama de classes não se preocupa em definir as etapas que estes métodos deverão percorrer quando forem chamados, sendo esta função atribuída a outros diagramas, como o diagrama de seqüência, que se preocupa com a ordem temporal de execução dos métodos.

Uma classe, na linguagem UML, é representada por um retângulo com até três divisões,

classe contendo atributos e métodos de um cliente.

Descrição ou Nome da Classe: A primeira divisão contém a descrição ou nome da classe, que no exemplo apresentado na "

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »