TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dimensionamento caixa de elevador

Por:   •  4/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  2.932 Visualizações

Página 1 de 3

DIMENSIONAMENTO DA CAIXA E DA CABINE

        A norma NBR NM-207 exige que a altura livre mínima da cabine deve ser de 2,10 metros e as dimensões mínimas para as portas devem ser de 0,8 metros de largura e 2,0 metros de altura. A portas e o pavimento terão abertura central (AC) e em função da largura e do tipo da porta, são sugeridas, como mínimas, as seguintes dimensões para a frente da Caixa:

[pic 1]

Fonte: Atlas Schindler

A largura do pavimento usualmente utilizada em edifícios residenciais é de 0,8m. Para esse valor, a norma exige no mínimo 1,80m para a dimensão frontal da caixa. Para o dimensionamento da Caixa do elevador é preciso considerar a capacidade, a velocidade, o tipo de porta. Para velocidades entre 0,60 e 1,50 m/s, porta de pavimento com abertura central (AC) e largura da porta de 0,80m, o dimensionamento é mostrado abaixo.

Fonte: Atlas Schindler[pic 2]

Figura – Dimensões da caixa e da cabine

Posteriormente, utilizando-se as fórmulas apresentadas abaixo para portas de abertura central (AC), calcula-se as dimensões internas A e B da Caixa.

A = a + 0,40m

B = b + 0,65m

Recomenda-se que a dimensão “a” seja maior que “b”, o que possibilita melhor acomodação das pessoas na cabine e melhor fluxo de entrada e saída das mesmas. O valor de A já é definido pela largura e tipo de porta, dado por 1,8 metros, obtendo-se assim o valor de a= 1,4 metros. Como a área máxima da cabine, com capacidade para 8 pessoas, é dada por 1,60 m² e a norma NBR NM- 207 permite uma variação de 0,08 m², prevista para a utilização da soleira da cabine, é possível assim determinar o valor de b e B.

 Área máxima = a*b

1,68 m²=1,4*b

  • b= 1,2 metros

B=1,2+0,65

  • B=1,85 metros

Largura (m)

Profundidade (m)

     Área (m²)

Cabine

a=1,4

b=1,2

1,68

Caixa

A=1,8

B=1,85

3,33

Tabela – Dimensões da cabine e da caixa do elevador

Cada entrada de pavimento deve conter uma soleira de resistência suficiente para suportar a passagem de cargas a serem introduzidas na cabine. A distância de uma soleira a outra é a distância entre os pisos de dois andares consecutivos. Considerando que a altura da porta da cabine é de 2,10m, é possível determinar as dimensões restantes da cabine.

[pic 3]

Tabela – Altura mínima de acordo com o tipo de porta

Portanto, para uma porta de altura 2,10 metros. O vão do batente (B) definido por 2,245 metros, a localização da viga(C) é dada por 2,315 metros e a altura “piso a piso” (D) é dada por 2,710 metros.

[pic 4]

Figura- Dimensões verticais da cabine do elevador

POÇO

A parte inferior da caixa deve ser constituída de um poço com fundo liso e aproximadamente nivelado. A profundidade do poço é determinada de acordo com a velocidade nominal do elevador. No caso do referente projeto, a velocidade recomendada para elevadores residenciais é 1,0 m/s.  Assim, a partir da tabela abaixo verifica-se a profundidade mínima do poço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (157.6 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com