TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos Humanos

Por:   •  24/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: Direitos Humanos.

Nome

IZAQUEL OLIVEIRA DE SOUSA

RA

8804347576

Atividade de Autodesenvolvimento

        


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Direitos Humanos

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Sumário

DIREITOS HUMANOS DE SEGUNDA GERAÇÃO............................................1

CONSTITUIÇÃO MEXICANA DE 1997...............................................................1

DECLARAÇÃO RUSSA DE 1918........................................ ...............................1

TRATADO DE VERSALHES 1919......................................................................1

CONSTITUIÇÃO ALEMÃ DE 1919......................................................................1

CONSTITUIÇÃO ALEMÃ DE 1919......................................................................2

Referências bibliográficas................................................................................3

- DIREITOS HUMANOS DE SEGUNDA GERAÇÃO

Os direitos humanos fundamentais de segunda geração de natureza, social, econômica e cultural possuem suas origens mais ligada as das classes trabalhadoras.

Após a revolução industrial, houve a necessidade de adequação de ordem, social, sindical, ao descanso, ao lazer, à saúde, à educação, à livre participação na vida cultural da comunidade, entre outros. Tudo isso movido por uma forte manifestação e pressão da sociedade.

Na Europa no século XX, com o cenário da Liberdade Econômica, e um Estado pouco interventor e vigência das normas decorrentes das revoluções liberais. Devido a Revolução Industrial o mundo conheceu um acumulo de riquezas jamais visto na história. Mais naquele momento se concentrava nas mãos de poucos empresários, conhecido como “Burguesia”.

Já o lado oposto da situação se declinava na miséria e penúria. Com a criação das máquinas só agravou a situação gerando desempregos, e para quem os mantinha os seus lhes restavam baixos salários e precária condições de trabalho. Trabalho infanto-juvenis, condições não aceitáveis para as mulheres, tudo isso acabou direcionando a uma marginalização da classe trabalhadora, quanto isso na esfera política a luta era pelo direito ao voto, até aquele momento só para os homens. Devido a pressão da classe os detentores do poder tiveram que ir cedendo e consequentemente os trabalhadores tiveram o direito ao voto, sendo disputado por movimento e partidos, uma condição propícia para futuras mudanças. No início do século XX, mais precisamente nas duas primeiras décadas, foram marcadas por fatos históricos que levaram a consolidação dos direitos econômicos e sociais tendo como principais:

CONSTITUIÇÃO MEXICANA DE 1997: Com grande significância na segunda geração de direitos fundamentais, consagra direitos sociais como reforma agrária e direito do trabalhador.

DECLARAÇÃO RUSSA DE 1918: Um instrumento meramente propagandístico que tinha como valor os princípios que enuncia contra a exploração burguesa.

TRATADO DE VERSALHES 1919: Documento firmado para definir as condições de paz entre aliados e Alemanha ao final da primeira guerra mundial, e também a criação da Organização Internacional do trabalho (OIT), e consagra os direitos do trabalhador como obrigatório para todos os Estados signatários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (463.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com