TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: GTI 2 - Governança De Tecnologia Da Informação (2)

Dissertações: Disciplina: GTI 2 - Governança De Tecnologia Da Informação (2). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT. (não é para listar os processos!) (2 pontos)

Planejar e Organizar: cobre o uso de informação e tecnologia e como isso pode ser usado para que a empresa atinja seus objetivos e metas.

Adquirir e Implementar: Para executar a estratégia de TI, as soluções de TI precisam ser identificadas, desenvolvidas ou adquiridas, implementadas e integradas ao processo de negócios.

Entregar e Suportar: cobre a execução de aplicações dentro do sistema de TI e seus resultados, assim como os processos de suporte que permitem a execução de forma eficiente e efetiva.

Monitorar e Avaliar: lida com a estimativa estratégica das necessidades da companhia e avalia se o atual sistema de TI atinge os objetivos para os quais ele foi especificado e controla os requisitos para atender objetivos regulatórios.

2. Como o Cobit está inserido em Governança de TI? (1 ponto)

O Cobit é baseado na análise e na harmonização dos padrões e de boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra-se no que deveria ser obtido e não em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle.

3. Descreva, com suas palavras, os principais objetivos do ITIL. (2 pontos)

As melhores práticas da ITIL têm como objetivos: Reduzir custos; Aumentar a disponibilidade; Ajustar a capacidade; Aumentar a eficiência e eficácia; Melhorar a escalabilidade; Reduzir riscos.

4. Fazer análise e emitir um parecer comparativo entre o ITIL e o COBIT, citando vantagens e desvantagens na utilização de cada um. (não copiem análises prontas da Internet!) (2 pontos)

O que se pode entender sobre ITIL e COBIT é:

a) ITIL: Como se deve fazer

b) COBIT: O que se deve fazer.

O ITIL lida muito com serviços que é a parte onde as coisas acontecem apesar dele ter a parte de planejamento, nas fases de Estratégia e Desenho, o foco dele é nas fases de Transição e Operação. Já o COBIT lida com tudo isso, pois ele é baseado em controles e esses controles é que ditam como a empresa está, para onde ela irá e até mesmo como ela poderá chegar ao que deseja, servem como um Guia.

5. Em sua opinião, de que forma o PMBOK auxilia a Governança em TI? (1 ponto)

O guia PMBOK é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área. O Guia PMBOK baseia-se em processos e subprocessos para descrever de forma organizada as atividades a serem realizadas durante um projeto. Com este controle nas atividades da execução de projetos de TI ela se torna um grande aliado aos gerentes de TI, que mantem bom controle de todas as tarefas pertinentes aos negócios da empresa.

6. Você leu sobre o CMMI. Como um método de avaliação, o que agrega a Governança de TI? (2 pontos)

O CMMI não é apenas um método de avaliação, é um mapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com