TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E O CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Aplicação Prática Da Disciplina De Logística De Suprimentos

Trabalho Escolar: LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E O CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA Aplicação Prática Da Disciplina De Logística De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2013  •  4.929 Palavras (20 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 20

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS E O CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Aplicação prática da disciplina de logística de suprimentos

Autor: Gilnei Gibeili da Silva

Orientadora: Daniela Cristina Martins Henschel

RESUMO

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo apresentar a prática da logística de suprimentos como fator primordial para as empresas em todo o mundo, não importando o seu tamanho. A graduação de profissionais da logística tem a intenção de oferecer ao mercado uma pessoa capaz de melhorar o nível de produtividade, para reduzir custos, melhor conscientização e interação com o ambiente e os pensamentos corretamente sociais e éticos. O artigo apresenta sobre a prática de aplicar o que foi estudado por alunos tecnólogos do curso de logística da modalidade a distância, na disciplina de logística de suprimentos e identificar a aplicabilidade deste conteúdo pelos mesmos.

INTRODUÇÃO

Este estudo foi desenvolvido em base da aplicabilidade, pelos alunos do curso de tecnologia em logística da UNIASSELVI, do conteúdo estudado na disciplina de logística de suprimentos pela modalidade ensino à distância com aulas semipresenciais, considerando como problema a questão básica de como aplicam na prática o conteúdo estudado.

Sendo assim, procurou-se responder questões sobre de que maneira estão aplicando os conteúdos estudados na disciplina de logística de suprimentos, se o conteúdo apresentado na disciplina em questão atende, na totalidade, as suas necessidades profissionais e que tipo de dificuldades encontram no momento de colocar em prática os conteúdos estudados na referida disciplina.

Consideremos que o profissional que atua na logística de suprimentos deve ter uma visão sistêmica do planejamento da produção e, assim poder identificar as dificuldades e as soluções oferecidas por essa modalidade da logística; compreendendo o seu inter-relacionamento com as demais áreas de produção.

Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, optou como utilização da técnica de levantamento de dados a entrevista semiestruturas apoiada em questionário misto contendo perguntas abertas e fechadas, em base de uma comunidade específica, neste caso um grupo de alunos da disciplina de logística de suprimentos do curso de tecnologia em logística da instituição de ensino superior UNIASSELVI, especificamente tomando como população e amostragem os alunos que realizam encontros presenciais esporádicos na cidade de Joinville.

Este artigo está ancorado entre a fundamentação teórica com abordagem das principais teorias sobre o assunto e apresentação de resultados dos dados coletados, o contexto pesquisado e os resultados encontrados. Poderá ser dividido em seções e subseções.

DESENVOLVIMENTO

1 O Ensino a Distância

1.1 Características do ensino à distância

Segundo o Censo EAD.BR, realizado pela Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância) e que reúne informações de 181 instituições, mostra que aumentou o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD) no Brasil, o grupo soma mais de 3,5 milhões de estudantes. Estes dados são de 2011 apresentados no 18º Congresso Internacional de Educação a Distância realizado em São Luís do Maranhão.

Considerando o grande número de alunos e instituições de ensino nas diversas localidades, podemos afirmar que o aprendizado, dos mais variados temas possa estar presente nos mais longínquo dos lugares do Brasil, desde zonas urbanas, às mais variadas áreas rurais; provando assim, seu potencial de democratização da educação. Para isso basta verificarmos o constante e rápido crescimento na oferta e procura por cursos a distância em todos os territórios brasileiros, desmistificando assim a ideia de que para estudar é necessário estar em sala de aula.

Temos que concordar que a rápida absorção pelo mercado de trabalho desses profissionais oriundos do ensino a distância mostra que o conceito sobre ensino a distância está mudando, tornado esse modelo de ensino aceito em todos os mercados e regiões do Brasil.

É importante ainda, considerarmos que estudar à distância exige perseverança, autonomia, capacidade de organizar o próprio tempo, habilidade de leitura, escrita e interpretação (mesmo pela Internet) e, cada vez mais frequente, domínio de tecnologia, lembrando que esta característica deve ser definida por professores e alunos.

Aos educadores cabe definir critérios de utilização desta ferramenta de trabalho e refletir em seu papel no apoio da formação de sujeitos autônomos, capazes de buscar, de criar, de aprender ao longo de toda a vida e de intervir no mundo em que vivem.

De acordo com Marques (2008, p.177):

O importante é que os educadores sentiram o rápido desenvolvimento das redás, o aumento do poder dos computadores pessoais e os grandes avanços tecnológicos na possibilidade de armazenamento de informação. Tais fatores tornaram os computadores uma grande potência do ensino a distância, transformando-os numa forma nova e interativa de ultrapassar o tempo e unir professor e aluno.

Para permitir o contato entre o tutor e o aluno, deve haver também espaço físico disponível, horários para atendimento personalizado (tanto presencial como virtual), facilidade de contato por telefone, e-mail, correio, teleconferência, fórum de debate em rede, assim como biblioteca, laboratórios, computadores, vídeos e outros recursos, postos à disposição na sede ou polos descentralizados. Sempre que necessário, os cursos à distância devem prever momentos presenciais, cuja periodicidade e obrigatoriedade devem ser determinadas pela característica do curso oferecido.

Os materiais didáticos devem abranger por completo os objetivos do curso, com conteúdos que possibilitem chegar de maneira ampla ao aprendizado com foco em resultados pré-determinados como meta. A relação teoria-prática deverá ser pano de fundo dos materiais e de tudo que se trata no decorrer dos trabalhos. Também é importante orientar o aluno desde dicas para administrar seu tempo e não só sugerindo o tempo médio de estudo exigido. A bibliografia deve fornecer elementos para o aluno refletir sobre a aplicação prática do conteúdo estudado.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com