TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Remediação Ambiental

Por:   •  2/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Remediação Ambiental.

Identificação da tarefa: Tarefa 2.1. Envio de arquivo.

Pontuação: 5 pontos.

Tarefa 2.1

Escolha, a partir da lista a seguir, um tipo de remediação ambiental. Descreva, em detalhes, os processos envolvidos na remediação. Explane: 1) em quais situações pode ser utilizada; 2) procure e descreva exemplos de sua utilização; 3) liste os impactos ambientais passíveis de ocorrer e, 4) disserte sobre a viabilidade econômica da remediação escolhida.

1 - Incineração

2 - Bombeamento e Tratamento

3 - Sistema de Extração de Vapores no Solo

4 - Biorremediação

5 - Redução Química in-situ

6 - Disposição do solo contaminado em aterros

Obs.: Cite ao menos 5 referências bibliográficas de fontes confiáveis.

A remediação por incineração é um processo amplamente utilizado para tratar resíduos perigosos e contaminados, com a finalidade de destruir ou reduzir a quantidade de contaminantes presentes. O processo consiste em aquecer os resíduos em altas temperaturas (entre 800 e 1200 °C) para transformá-los em cinzas e gases, que são tratados para minimizar os impactos ambientais.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a remediação por incineração é eficaz na destruição de uma ampla gama de contaminantes, incluindo hidrocarbonetos, pesticidas, metais pesados, PCBs e outros produtos químicos perigosos. Durante a incineração, os contaminantes são decompostos em seus elementos básicos, produzindo gases e cinzas. Os gases resultantes da queima são tratados por sistemas de controle de poluição do ar antes de serem liberados na atmosfera, enquanto as cinzas são tratadas e dispostas em aterros sanitários ou usadas como material de construção.

No entanto, a incineração também apresenta desvantagens, como a emissão de gases tóxicos na atmosfera e a produção de resíduos perigosos, como as cinzas geradas. É importante ressaltar que a incineração deve ser realizada por empresas especializadas e licenciadas, seguindo os regulamentos ambientais aplicáveis.


A remediação por incineração pode ser utilizada em solos, sedimentos, lodos e resíduos contaminados com compostos orgânicos voláteis (COVs), hidrocarbonetos de petróleo, produtos químicos perigosos, metais pesados e outros contaminantes que possam ser destruídos por combustão. É uma técnica utilizada quando outras opções de tratamento, como a biorremediação e a estabilização, não são eficazes ou viáveis.

Exemplos de aplicação da remediação por incineração incluem:

Remediação de solos e sedimentos contaminados com hidrocarbonetos de petróleo e outros compostos orgânicos voláteis (COVs) em áreas de postos de gasolina, terminais de petróleo e refinarias (FRIEDRICH et al., 2019; LEE et al., 2017).

Tratamento de resíduos perigosos, incluindo lodos de estação de tratamento de águas residuais, resíduos químicos industriais e resíduos de laboratórios (DEPALMA et al., 2020).

Remediação de áreas contaminadas por metais pesados, como solos e sedimentos contaminados com chumbo, cádmio e mercúrio (TANG et al., 2017; FAN et al., 2019).

Alguns dos impactos ambientais potenciais da remediação por incineração incluem a liberação de gases e partículas poluentes na atmosfera, o consumo de grandes quantidades de energia e a produção de resíduos perigosos, como cinzas e escórias, que precisam ser adequadamente tratados e descartados. A liberação de poluentes atmosféricos pode afetar a qualidade do ar e a saúde humana, enquanto o tratamento e disposição adequados dos resíduos gerados pela incineração podem representar um desafio ambiental e econômico significativo (SANTOS et al., 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (147.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com