TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  3/10/2022  •  Resenha  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 2

UFNT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

DISCENTE: PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA CHAVES

DOCENTE: ROBERTA ÀVILA PEREIRA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental trata-se de uma ação educativa pela qual a comunidade em geral toma consciência de sua realidade ambiental global, bem como os tipos de ligações que os homens criam entre si e a natureza, assim como dos problemas advindos de tal relação e suas causas. Ela faz com que o ser desenvolvam valores e atitudes no intuito de promover comportamentos sustentáveis para toda a sociedade e que isto resulte na preservação do meio.

A educação ambiental como educação política está comprometida com a ampliação da cidadania, da liberdade, da autonomia e da intervenção direta com os cidadãos e cidadãs na busca de soluções e alternativas que permitam a convivência digna e voltada para o bem comum. (REIGOTA, Marcos. O que é a educação ambiental - pág. 13)

Nos dias atuais torna-se mais que imprescindível educar nossa comunidade com saberes ecológicos, sabemos que necessitamos do nosso meio ambiente em perfeita harmonia, pois se algum recurso, como por exemplo, o hídrico sofre algum dano logo a conta chega para toda aquela comunidade. Ou pode se pensar no aquecimento global que atinge o mundo todo e que por sua vez, é causado pelo uso irresponsável do que a natureza nos dá e que poderia ter seus danos reduzidos caso os governos do mundo todo se preocupassem em desenvolver técnicas e aplicá-las para a boa preservação do meio, sabemos que há alguns países que fazem isso, mas ainda existe muito o que se fazer caso queiramos que nossos jovens desfrutem de um ambiente saudável daqui há 50 anos.

 No atual contexto pandêmico (COVID-19) e também com a crise sanitária que acabara por se agravar, hoje pode se observar que desde o início da pandemia, vemos o fracasso que a falta de preparo e informações trouxeram: fracassamos em testagem, informação e vacinação e a resposta foram os mais de 600 mil mortos.

Por fim, podemos observar que a falta de informação e negacionismo estão prevalecendo em nosso país, e resta aos educadores juntamente com órgãos competentes tratar com mais delicadeza a questão do bem coletivo e fazer com que o mesmo seja perpetuado, seja como a criação de políticas públicas eficientes implantadas dentro de sala de aula assim fora dela nos espaços informais a fim de que possamos mudar o atual cenário que se encontra de forma crítica em nosso país que sofre com queimadas e prejudica outros biomas, outros seres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com