TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disco Encoder Óptico

Artigo: Disco Encoder Óptico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Artigo  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  435 Visualizações

Este disco é acoplado mecânicamente a um eixo. À medida que o eixo começa a girar, o disco passa entre a fonte e o detector, fazendo com que o feixe de luz seja interrompido quando encontra uma parte fechada e seja novamente liberado quando passar por uma abertura transparente, gerando assim uma onda pulsante.

[pic]

Fig. 2 Disco Encoder Óptico

A fonte de luz pode ser um diodo emissor de luz (LED), um diodo infravermelho ou uma pequena lampada incandescente. Já o detector normalmente é um fototransistor ou mais comunmente um diodo foto voltaico. Esse sistema simples composto por apenas um LED provê um único sinal de saída, o que é indesejável, uma vez que o sinal de saída, tem um offset DC que é dependente da temperatura fazendo com que o sinal fique difícil de ser usado.Na prática, dois fotodiodos são usados, organizados para produzir sinais com 180° de diferença de fase para cada canal, as duas saídas dos diodos são subtraídas para cancelar o offset DC (Figura ?).

[pic]

Fig. 3 Saída Combinada Encoder Óptico

Esta saída quase senoidal pode ser usada direta sem processamento, porém mais freqüentemente esta saída passa por um circuito eletrônico onde é amplificada ou usada para produzir uma onda quadrada (figura 4).

[pic]

Fig. 4 Exemplo de Circuito para saída de onda quadrada

Conseqüentemente, os encoders industriais podem ter como saída, uma onda senoidal ou uma onda quadrada e normalmente até três canais de saída.

Utilização em motores

Recomendações:

O encoder deve ser acoplado diretamente ao eixo do

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com