TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disco Rigido

Trabalho Escolar: Disco Rigido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 3

GERADORES ELÉTRICOS

TENÇÃO CONTÍNUA

JACKSON DE SOUZA OLIVEIRA - RM 11749

1- Objetivo

Determinar, experimentalmente, a resistência interna, a força eletromotriz e a corrente de curto-circuito de um gerador.

2- Teoria

Geradores elétricos são dispositivos que mantém entre seus terminais uma diferença de potencial, obtida a partir de uma conversão de outro tipo de energia em energia elétrica.

Essa conversão pode ser de várias formas, destacando-se os geradores que transformam energia mecânica, química e térmica em energia elétrica, denominados respectivamente de geradores eletromecânicos, eletroquímicos e eletrotérmicos.

Como exemplos de geradores eletroquímicos temos as pilhas e as baterias, que a partir de uma reação química, separam as cargas elétricas positivas das negativas, provocando o aparecimento de uma tensão elétrica entre dois terminais denominados pólos.

Como geradores eletromecânicos temos os dínamos e os alternadores, que a partir de um movimento mecânico geram respectivamente energia elétrica contínua e alternada.

Como geradores termoelétricos temos o par-termoelétrico onde 2 metais diferentes recebem calor e, proporcionalmente geram uma tensão entre seus terminais.

Um gerador elétrico alimentando uma carga, deve fornecer tensão e corrente que esta exigir. Portanto, na realidade, o gerador fornece tensão e corrente.

O gerador ideal é aquele que fornece uma tensão constante, denominada de Força Eletromotriz (E) ou (VCC), qualquer que seja a corrente solicitada pela carga. Seu símbolo e sua curva característica, tensão em função da corrente, são mostrados abaixo.

Gerador de Tensão Ideal Curva Característica de um Gerador de Tensão Ideal

3- Instrumentos e Componentes Utilizados

Qtde. Descrição Especificação

1 Fonte de Tensão DC 0 ~ 30 V

1 Multímetro Digital

1 Resistor 10 

1 Resistor 100 

1 Potenciômetro 100  / LIN

4- Procedimento de Medidas

4.1 Montar o circuito abaixo.

4.2 Meça e anote na tabela abaixo a tensão entre os pontos A e B com o potenciômetro desconectado do circuito.

E (V)

4.3 Ajuste a resistência do potenciômetro de acordo com a tabela abaixo. Meça e anote na tabela para cada valor, a tensão e a corrente na carga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com