TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documento de especificação de requisitos

Por:   •  13/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Documento de especificação de requisitos

Problema

A prática desportiva profissional tem vindo a aumentar nos dias de hoje, não só pelos benefícios ao nível da nossa saúde, mas também, pelo crescente aparecimento de novos desportos a este nível. Neste lote de “novos” desportos está inserido o Triatlo, o qual tem conseguido uma adesão por parte dos desportistas muito elevada.

Perante este cenário, foi criada a Federação de Triatlo de Portugal que, como qualquer instituição pretende fornecer cada vez melhores condições aos seus atletas. Com o objetivo de se modernizar e de competir com as Federações de outros países, pretendem criar um SI para a Federação com o intuito de fornecer dados dos atletas com maior rapidez e sem ser necessário a velha máxima das “folhas de treino”. Este SI vem substituir o já ultrapassado “chip”, que só fornece os tempos de prova e que nem sequer os fornece em tempo real, e permite que: a informação recolhida durante as provas e treinos seja disponibilizada instantaneamente e com uma maior organização; uma maior simbiose entre o atleta e o treinador; o público passa a poder seguir o(s) atleta(s) pretendido(s) em tempo real; o canal televisivo tenha mais informação;

Este SI destina-se à Federação de Triatlo de Portugal, mas também fornece uma ferramenta importantíssima que ajudará na obtenção de melhores resultados desportivos e, consequentemente, uma maior publicidade da modalidade tanto a nível interno como no estrangeiro.

Especificação de Requisitos

A Federação Portuguesa de Triatlo necessita de um SI que lhe permita gerir todos os participantes das provas de triatlo, e criar uma interligação entre os atletas, treinador, canal televisivo e o próprio público.

O SI deve permitir aos atletas, através do relógio, indicar quando iniciam e terminam a atividade bem como que segmento (natação, ciclismo e corrida) irão iniciar. O atleta pode também visualizar no relógio (em tempo real) quais as suas estatísticas e em que posição se encontra na prova e a distância percorrida até ao momento.

O relógio tem a funcionalidade de receber mensagens enviadas pelo treinador e envia para o sistema todas as estatísticas e informações recolhidas sobre o atleta (velocidade média, velocidade instantânea, batimentos cardíacos, distância percorrida, que segmento se encontra a fazer e o percurso feito).

O treinador, acompanha a prova em tempo real através das estatísticas que foram enviadas para o sistema e pode enviar mensagens estratégicas e motivacionais para o atleta. O treinador tem também como função avaliar a performance do atleta e a partir daí elaborar um plano de treino adequado.

O canal televisivo transmite a prova em direto, tem acesso aos dados e estatísticas do atleta em tempo real e poe no ar a informação estatística recolhida do sistema.

O público visualiza a prova e pode selecionar se quer acompanhar em especifico a performance de um determinado atleta em tempo real.

Ator

Use Cases

Atleta

Indicar quando inicia atividade

Indicar quando termina a atividade

Indicar que segmento da prova irá iniciar

Verificar as suas estatísticas em tempo real

Verificar em que posição se encontra na prova

Verificar distância percorrida até ao momento

Relógio

Recebe mensagens enviadas pelo treinador

Envia para o sistema as informações recolhidas sobre o atleta

Treinador

Acompanha a prova em tempo real

Pode enviar mensagens ao atleta

Avaliar a performance do atleta

Elaborar um plano de treino adequado

Canal Televisivo

Transmitir  a prova em direto

Tem acesso aos dados e estatísticas do atleta em tempo real

Transmitir a informação estatística recolhida do sistema

Público

Visualiza a prova

Selecionar se quer acompanhar um atleta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (930.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com