TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Seminário: EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  Seminário  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 5

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

“A educação ambiental representa um passo preliminar importância para a implantação da Política Ambiental da organização, que se materializará por seu Sistema de Gestão Ambiental”. (VALLE, 2002, p.35). Mostra que o ser humano é capaz de gerar mudanças significativas ao trilhar caminhos que levam a um mundo socialmente mais justo ecologicamente mais sustentável. Deve sempre trabalhar o lado racional e estruturado juntamente com o sensível e de valores, a fim de propiciar oportunidades mais significativas que possam ampliar o interesse, a autoconfiança o engajamento e a participação de indivíduos em promover benefícios sócio-ambientais. Entre conhecimento e ação, ou, ainda mais importante, entre conhecimento e comportamento harmônico com a natureza, existe uma grande distância que precisa ser compreendida para que as mudanças almejadas possam ser alcançadas.

Segundo Lima (2007) a resolução CONAMA 306:2002 aborda alguns pontos de estrema importância para definir meio ambiente: “Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influência e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”

Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definição sobre meio ambiente:

“circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos

naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.”

MANEJO DE PLANTIO DE MUDAS NATIVAS

A consciência a respeito da problemática ambiental cresceu significativamente nos últimos anos. Assim, questões como desmatamento, manejo sustentável e conservação de florestas passaram a ter grande destaque, inclusive na mídia internacional NARDELLI (2001). Desse modo, houve valorização dos plantios florestais comerciais, pois se constituem em alternativa sustentável ao fornecimento de madeira, em vista de fornecerem produtos de qualidade e com grande produtividade, para diferentes usos. Porém, como outras atividades antrópicas, os plantios florestais comerciais causam impactos ambientais negativos. Assim, segundo ACCACIO et al. (2003), deve-se reconhecer que, quando provocarem principalmente substituição e, ou, fragmentação de hábitats nativos, os maciços florestais estarão contribuindo para acelerar taxas de extinção de populações e, consequentemente, de espécies, dadas as perturbações criadas.

No sistema de produção de muda e utilizado sacolas plásticas de 10 cm de diâmetro e 24 de altura. Para a desinfecção de bandejas e tabletes utiliza-se água quente. Os canteiros são suspensos que possibilitam maior conforto ergonômico e melhor condição fitossanitária para as mudas.onde parte dos mesmo preparados para a utilização com bandejas e outra parte coberta por tela plástica. São divididos em mini jardim, casa de vegetação, casa de sombra, e pleno sol.

O mini jardim e o local onde são retirados os propágulos vegetativos para produção das mudas clonais, casa de vegetação (estufas) são monitoradas em condições climáticas favoráveis ao enraizamento, casa de sombra é onde as mudas começam o seu crescimento e o inicio da sua aclimatização e o canteiro em pleno sol não tem necessidade de cobertura. (Martins,2007)

IMPORTÂNCIA DAS MATAS CILIARES NA CONSERVAÇÃO DOS

RECURSOS HIDRICOS/QUALIDADE DO SOLO

Segundo TELES (2010) as matas ciliares ocupam as áreas mais dinâmicas

da paisagem, tanto em termos hidrológicos, como ecológicos e geomorfológicos sendo

o termo ribeirinho o que melhor representa a diversidade de condições ecológicas desse

ambiente. Essas áreas ,também chamadas de zona riparia ,estão intimamente ligadas ao curso d´agua ,mas os seus limites não são facilmente demarcados.em tese,os limites se estenderiam ate o alcance da planície de inundação.

Segundo POLETO (2010) as matas ciliares são importantes do ponto de vista hidrológico posto que protejam nascentes aumentam o tempo de detenção das águas e conectam as áreas inundadas (terras baixas) e não inundadas (terras altas) atuando sobre diversos processos tais como infiltração, escoamento e ciclagem de nutrientes.

Segundo MARTINS (2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com