TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELEARNING EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Casos: ELEARNING EDUCAÇÃO A DISTANCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  8.872 Palavras (36 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 36

1 A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

1.1 A função social da escola

A escola não é apenas um serviço, mas uma instituição, com relação a isso, a Escola é de fato um “serviço público”, ela presta serviços públicos e privados de uma maneira absolutamente simples ou composta, com o dever de ensinar e educar todos nós seres humanos, em um determinado tempo diário. Durante algum tempo, ou pela vida toda.

Ela também desempenha com grande importância, de formar e educar, mesmo por mais difícil que for o acesso, a escola remete valores, princípios, ontem, hoje, amanha e no futuro.

A escola é um espaço público onde todos os cidadãos tem o direito de ir e vir, com a formação de um estado democrático.

Portanto, a função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos e também habilita o individuo com conteúdos básicos, desde a leitura, ate a arte de escrever, ler e compreender.

A escola favorece a conexão entre o ensino formal e o mundo do trabalho, promove o desenvolvimento do aluno preparando-o para a sociedade.

Saviani (2000, p.36) ressalta que em relação ao homem "(...) existindo num meio que se define pelas coordenadas de espaço e tempo. Este meio condiciona-o, determina-o em todas as suas manifestações."

A escola como função social precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização do conhecimento produzido, tendo em vista que esse conhecimento não é dado a priori. Trata-se de conhecimento vivo e que se caracteriza como processo em construção.

Torres (2006), quando é enfática ao ensinar que “uma das funções sociais da escola é preparar o cidadão para o exercício pleno da cidadania vivendo como profissional e cidadão”.

Devido às condições de estudos em locais onde sobrevivem a classe pobre ocorre um atraso no processo de desenvolvimento sócio cognitivo dos cidadãos. É pensando nisso que a função da escola se torna um mecanismo de socialização e de inserção social.

Nesse sentido Libâneo (1995; p. 96) afirma que “(...) O objetivo da escola, assim, será garantir a todos os saberes e as capacidades necessárias a um domínio de todos os campos da atividade humana, condição para redução das desigualdades de origem social”.

É preciso uma relação social no trabalho escolar para que haja processos educativos qualificados, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento.

Segundo Frigotto (1999), a escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualificação, articula determinados interesses e desarticula outros. Nessa contradição existente no seu interior, está a possibilidade da mudança, haja vista as lutas que aí são travadas. Portanto, pensar a função social da escola implica repensar o seu próprio papel, sua organização e os atores que a compõem.

1.2 Contexto histórico social da educação brasileira

Dentro de cada organização existem vários tipos de classes sociais onde criam e impõem a educação, que visa atender as expectativas dos alunos e reforçar a busca pelo conhecimento.

A educação faz parte da vida do ser humano e estabelece relações entre si, mantém uma influencia intencional e sistemática sobre o ser juvenil, com o propósito de formá-lo e desenvolve-lo. Ela é um componente fundamental na vida do homem e da sociedade.

Assim, tem a educação a sua história, onde surge o desenvolvimento de diversos povos e épocas. Neste desenvolvimento histórico da educação brasileira, pode se observar diferentes fases, cada uma com suas características.

No Brasil com o inicio da colonização e catequese ouve a chegada do primeiro governador- geral em 1549, Tomé de Sousa, veio acompanhado por vários jesuítas encabeçados por Manuel da Nóbrega. Depois de 15 dias, os missionários já fazem funcionar, na recém fundada cidade de Salvador, uma escola “de ler e escrever”. Dessa forma, ocorre o inicio do processo de criação de escolas elementares, secundárias, seminários e missões.

Com a obra da catequese os padres aprendem a língua tupi-guarani e elaboram textos usados para a catequese. Na educação desde o século XVI os jesuítas montam a estrutura dos três cursos: letras humanas; filosofia e ciência; teologia e ciências sagradas. Com esses padrões, os jesuítas monopolizam o ensino no Brasil.

No século XVII, o ensino no Brasil rejeita as ciências físicas ou naturais, visando à formação humanística. As mulheres e os negros encontram-se excluídos do ensino, mais tarde apenas os mulatos procuram reivindicar por espaços na educação. Embora os brasileiros recebessem educação padronizada, eles sempre buscavam aspirações da civilização urbana para contrapor ao modo de vida rural.

Já no século XVIII as conseqüências para a cultura e a educação são bem previsíveis, o analfabetismo e o ensino precário são freqüentes. Por outro lado, no século XIX alguns intelectuais influenciados pelas idéias européias, tentam dar novos rumos a educação, criando projetos de leis e escolas, esses acontecimentos eram irregulares, ocorriam devido a lenta passagem de uma sociedade rural-agrícola para urbano-comercial.

Assim que chegou ao Brasil, D João VI determinou as primeiras medidas a respeito da educação, criando escolas de nível superior para formar oficiais do exercito e da marinha, engenheiros, médicos.

O Brasil no século XX deu ênfase na ciência e na tecnologia, dentre as conquistas tecnológicas, destacam-se os transportes ultrarrápidos, a automação, a comunicação eletrônica. Os aviões, rádios, televisão, vem alterando a maneira de pensar e trabalhar.

Também passou por um grande desafio na educação, a maioria das crianças e adolescentes trabalham em decorrência de seus baixos níveis de instrução e experiência, dessa forma as taxas de escolarização caíram muito, principalmente entre idades de 15 e 17 anos devido ser a idade em que aumenta a participação no mercado de trabalho.

Nos dias de hoje, a educação apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infraestrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas entre outros aspectos. Mas ainda é preciso uma atenção especial na educação

1.3 A democratização do ensino

A democratização do ensino foi um marco importante tanto nos séculos passados como nos dias atuais, é mais que um conceito, ela é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com