TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA EÓLICA COMO FONTE ALTERNATIVA E RENOVÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA[pic 1]

UNIVERSO

PRÉ-PROJETO DE TCC

2017


UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

UNIVERSO[pic 2]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ENERGIA EÓLICA COMO FONTE ALTERNATIVA E RENOVÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Daniel do Vale Perotta

Juiz de Fora – MG

2017

Daniel do Vale Perotta[pic 3]

ENERGIA EÓLICA COMO FONTE ALTERNATIVA E RENOVÁVEL PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Engenharia de Produção da UNIVERSO, como requisito básico para a conclusão do curso de Engenharia de Produção.

Orientador:

Juiz de Fora - MG

2017


SUMÁRIO

[pic 4]

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO        5

2. JUSTIFICATIVA        6

3. OBJETIVOS        7

3.1 OBJETIVO GERAL        7

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        8

5. CRONOGRAMA        9

REFERÊNCIAS        10


1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A preocupação com o meio ambiente tem crescido consideravelmente nos últimos anos e gerado discussões em diversas escalas no mundo inteiro. É sabido que utilizamos predominantemente combustíveis fósseis, os quais são finitos e causam um enorme impacto na estrutura de nosso planeta. No Brasil, somos extremamente dependentes da hidroeletricidade e, quando há escassez de chuvas, opta-se por alternativas emergenciais, tais como as termoelétricas, que causam danos irreparáveis ao meio ambiente e são muito mais dispendiosas, elevando o custo do megawatt/hora (MHh) a níveis exorbitantes.

Nesse cenário, devido à imprevisibilidade dos recursos hídricos para geração de energia e ao alto impacto no meio ambiente proveniente dos combustíveis fósseis e das usinas termoelétricas, políticas públicas têm incentivado a diversificação da matriz energética no Brasil. Entre as diversas possibilidades, estão a energia eólica, energia solar, energia das marés e a biomassa. Cada qual com as suas finalidades, vantagens e desvantagens, o fato é que elas são encontradas em abundância na natureza e causam um impacto menos expressivo no meio ambiente.

A energia eólica, em especial, causou bastante interesse ao longo das últimas décadas e se mostra uma das mais promissoras, uma vez que é uma fonte inesgotável, renovável, limpa e que não emite gases poluentes, não gera resíduos e está permanentemente disponível. O que inviabilizava a sua expansão era o alto custo dos aerogeradores, mas no atual estágio de maturidade do setor, à medida que a tecnologia evolui, os custos diminuem e os incentivos governamentais crescem, a energia eólica ganha espaço na matriz energética brasileira.

Dessa forma, considerando o aumento da competitividade da geração de energia eólica no Brasil frente a outras alternativas e buscando mostrar o seu potencial, assim como suas adversidades, aplicações e cenário atual do mercado no setor energético, este trabalho foi desenvolvido.

         

2. JUSTIFICATIVA

Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico, a demanda por energia elétrica atinge patamares cada vez maiores. Desde o início de sua utilização até os dias hoje, a maior parte dessa demanda é suprida pela queima de combustíveis fósseis, o que culminou em diversos inconvenientes em nosso planeta, como: efeito estufa, aquecimento global, derretimento das calotas polares, chuva ácida, poluição dos solos, buracos na camada de ozônio, entre outros.

No Brasil, para além dos aspectos ambientais, a partir do “apagão” de 2001 (causado pela impossibilidade de geração de energia por hidrelétricas em períodos de seca), ficou clara a necessidade de inclusão de novas alternativas para compor a matriz energética. Atualmente, devido à baixa chuva e consequente diminuição de produção e distribuição de energia, atravessamos uma grave crise que, em outubro de 2017, pela primeira vez na história, elevou a bandeira tarifária à vermelha patamar 2.

Além disso, a crescente preocupação com mudanças climáticas aponta para uma corrida mundial contra uma crise ambiental em grandes escalas, destacando as energia renováveis como uma possível alternativa para reduzir as causas desta crise (BERMANN, 2008).

Por conseguinte, torna-se essencial a conscientização humana e mudança no setor energético com o intuito de mitigar os danos causados ao meio ambiente através da busca de novas fontes de energia, que sejam renováveis e não poluentes, para que, com crescimento econômico baseado em desenvolvimento sustentável, se possa ter um futuro próspero e longínquo.

Considerando as questões acima citadas, a energia eólica foi escolhida para este trabalho devido à atual necessidade e importância dada ao setor.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL 

O objeto de investigação refere-se ao uso da energia eólica como alternativa limpa e renovável para a geração de energia elétrica no Brasil, assim como ao seu potencial e obstáculos para o aumento da participação desta fonte de energia na matriz energética brasileira.

Dessa maneira, este trabalho tem como meta retratar a inserção da energia eólica no setor energético brasileiro, analisando o aumento de sua participação no mercado a curto prazo e sua competitividade em relação às demais fontes de energia utilizadas no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com