TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Alternativas de Energia

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE PITÁGORAS

Fontes Alternativas de Energia

Belo Horizonte 27 de Agosto de 2015

FACULDADE PITÁGORAS

Fontes Alternativas                      de Energia

Daniel Fischer Lopes Gonçalves –RA: 1299122232

Felipe Rocha Moreira – RA: 1299121996

George Charles Amaral – RA: 1299122253

Hugo Santos de Abreu – RA: 1299122135

Rafael Lucas Bomfim Gomes Nascimento – RA: 1299121965

Belo Horizonte 27 de Agosto de 2015

ÍNDICE

Definição de Conversão Eletromecânica de energia ----------------------------------- 02
        •Conceitos básicos
        •Magnetismo
        •Fluxo Magnético

Lei de Conservação de Energia ------------------------------------------------------------- 03

Balanço Energético ---------------------------------------------------------------------------- 04

Panorama da Matriz Energética Brasileira ---------------------------------------------- 05

Referências Bibliográficas ------------------------------------------------------------------- 11

  1. Definição de Conversão Eletromecânica de energia
  1. Conceitos Básicos

A conversão eletromecânica de energia consiste em relacionar as forças elétricas e magnéticas existentes no átomo com a força mecânica aplicada a matéria do movimento, obtendo assim, a conversão de energia mecânica em energia elétrica ou vice-versa, através das máquinas elétricas. Contudo, utilizando estes tipos de conversões podemos também produzir outras formas de energia como luz e calor, tendo assim, uma redução nas perdas elétricas e mecânicas.

[pic 2]

  1. Magnetismo
  1. fís o conjunto de fenômenos associados às forças produzidas entre circuitos em que há uma corrente elétrica, ou entre magnetos.
  2. fís parte da física que estuda estes fenômenos.

Magnetismo se define como a capacidade de atração em imãs, ou seja, a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos.

O magnetismo, como qualquer forma de energia existente, é originada na estrutura física da matéria, ou seja, no átomo. O elétron gira sobre seu eixo e ao redor do núcleo de um átomo.

[pic 3]

  1.  Fluxo Magnético

O  fluxo magnético, representado pela letra grega Φ(fi) ou ΦB, é análogo      ao fluxo elétrico. A unidade no SI é o weber (wb), unidade equivalente ao tesla-metro quadrado (Tm²), dado que o campo magnético mede-se em tesla (T) e a área em metro quadrado (m²). Um weber (wb) é igual a 1x108 linhas do campo magnético. Como o WB é uma unidade muito grande para campos típicos, costuma-se usar o MicroWeber (μ Wb) (1μ Wb = 10-6 Wb).

[pic 4]

02

A corrente elétrica é dimensionada em Ampere. Um amper é igual a 6,25x1018 elétrons por segundo passando pela seção transversal de um condutor (1 C = 6,25x1018 elétrons)

  1.  Lei de Conservação de Energia

Em física, a lei ou principio da conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Tal principio está intimamente ligado com a própria definição de energia. Citando Lavousier em um modo informal, “energia não pode ser criada nem destruída; a energia pode apenas transformar-se.”

Foi assim que em 1842, Julius Robert Mayer apresentou o modelo de Conservação de Energia dizendo que quando uma energia é perdida em uma reação, ela é transformada em uma energia de outro tipo. Assim como observado na Lei de Conservação de Massa, em um sistema completamente fechado a energia permanece a mesma, só que no caso da energia, o sistema também precisa ser isolado termicamente para evitar a perda em forma de calor.

Uma forma de percebermos a mudança de energia de um tipo para outro é exemplificada assim: Se segurarmos um corpo de teste do alto de um prédio e mantivermos este corpo parado, ele possuirá apenas energia potencial conferida a ele pelo seu peso e a força da gravidade. Agora no momento que soltamos este corpo e ele cai por toda altura do prédio ele perde esta energia potencial e vai transformando em energia cinética. Neste caso estamos tratando da energia mecânica, uma energia que faz os corpos se moverem. Esta energia potencial, por exemplo, é utilizada nas Usinas Hidrelétricas. Aproveita-se da energia potencial da queda d’água para girar as pás das turbinas (cinética) que por sua vez acabam produzindo energia elétrica.

Quando tempos uma reação exotérmica (reação química cuja energia é transferida de um meio interior para um meio exterior, assim aquecendo o ambiente) acontecendo em um tubo de ensaio, por exemplo, a energia liberada se transforma em energia térmica aquecendo o tubo e o ambiente em volta dele. O mesmo acontece quando temos uma reação endotérmica (reação química cuja energia total dos seus produtos é maior que a dos seus reagentes, ou seja, ela absorve energia).

03

  1. Balanço Energético

A conservação eletromecânica de energia envolve 4 formas de energia:

  1. Elétrica;        2- Mecânica;        3- Magnética;        4- Calor.

As Leis que determinam as relações características do acoplamento eletromecânico são:

  1. Principio da Conservação de Energia;
  2. Leis do Campo elétrico e magnético;
  3. Leis dos Circuitos elétricos;
  4. Leis de Newton da mecânica.

O Balanço de energia segue o Principio da Conservação de Energia e é aplicável a todos os dispositivos de conversão de Energia.

[pic 5]

        Vejamos vários corpos com diferentes temperaturas, onde não há trocas de calor com o meio externo, tornando-se assim um sistema isolado. Pelo fato das temperaturas serem diferentes, podemos afirmar que eles trocam calor entre si, até chegarem ao equilíbrio térmico. Por apresentar um sistema isolado, sua energia térmica total permanece constante, fazendo com que, tanto a soma da quantidade de calor cedida pelos corpos mais quentes, como a quantidade de calor recebida, pelos corpos mais frios, sejam iguais. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (361.2 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com