TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fontes Alternativas de Energia

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.949 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera de Rib. Preto Eng. Mecânica -  Fontes Alternativas de

Energia

Exercícios do aproveitamento do conteúdo.

 

 

                                                  Setembro 2013

  1. Explique os conceitos de fontes de energia convencionais e alternativas?

As fontes de energia alternativa tem como principio base minimizar o impacto ambiental causado pela a energia convencional que por sua vez tem um custo baixo, mas causa grandes impactos ambientas. O mercado de energia alternativa esta crescendo muito, isso vai proporcionar uma queda no custo elevado deste tipo de energia.

  1. Explique os conceitos de fontes de energia renováveis e não renováveis. Dê exemplos.

A energia renovável conhecido também como energia limpa é aquela que utiliza fontes naturais para produção de energia gerando assim pouco resido poluentes. Exemplo de energia renováveis pode ser energia solar , eólica, entre outras fontes naturais. A energia não renovável são recursos naturais que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil. Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis. As energias nucleares, a energia térmica e o gás natural são bons exemplos de energias não renováveis. 

  1. Existe energia totalmente limpa?

Atualmente não foi encontrado nenhum sistema de fonte de energia totalmente limpa. Tem fontes menos poluentes ou que afete menos o ecossistema mas totalmente limpa ainda não foi relatado.

  1. O que é conversão eletromecânica de energia? Faça um esquema do processo.

           

Conversão eletromecânica de energia é a conversão de energia elétrica em energia mecânica, principio básico de uma turbina de energia eólica.

[pic 1]

[pic 2]

A conversão eletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema Elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética.

  1. Conseguimos substituir todas as formas de energias não renováveis por energias renováveis?

É possível de se substituir e até mesmo no ato de prolongar o fim ou evitar que os fins de tais                    fontes possam ser uma ameaça. Os combustíveis fósseis (energia não renovável) estão com um preço cada vez maior. Gasolina hoje é algo que poucas pessoas podem aderir como principal combustível de seu automóvel. Porém, em diversos países já é possível ver cientistas trabalhando para conseguir uma fonte renovável para que tal combustível não venha a se extinguir.
Uma coisa que é legal pensar é que a gasolina, quem bebe é o carro. Mas você já parou pra pensar que a água, cada vez mais escassa, pode vir a ter o mesmo destino da gasolina, pois, se reparar nos desastres ambientais onde óleo (petróleo) jorra de plataformas aquáticas e assim poluem ou destroem uma forma de vida existente naquele local.

 

  1. O que são Transdutores?

TRANSDUTORES são dispositivos que tomam uma forma de energia e a convertem em outra. Ex.: geradores, eletroímãs, alto-falantes, microfones, vibradores, etc.;

  1. Quais são os principais tipos de dispositivos de conversão de energia? Há perdas de energia no processo?

Os principais e mais conhecidos dispositivos de conversão de energia encontrados hoje são os transdutores, como geradores, alto-falantes, microfones, etc. Perde-se uma pequena quantidade de energia no aquecimento.

  1. Explique o princípio da reversibilidade.

O princípio da reversibilidade garante que um conversor eletromecânico de energia qualquer pode operar recebendo energia mecânica e fornecendo energia elétrica, ou recebendo energia elétrica e fornecendo energia mecânica, tomando como exemplo o alto-falante;

  1. Explique o princípio de trabalhos virtuais.

O principio de trabalhos virtuais se baseia em: “Se para cada deslocamento virtual de um sistema ideal, o trabalho produzido pelas forças ativas for nulo, o sistema estará numa posição de equilíbrio”.

  1. Qual a relação entre desenvolvimento industrial, urbanização, competitividade econômica social, sustentabilidade e energia?

A busca por preços mais competitivos, sendo que combustíveis fosseis como petróleo e seus derivados estão com preços elevados, com isso, a maio parte dos países se         empenhem em buscar fontes alternativas de energia que permitam mitigar problemas de ·ordem econômicas.

  1. Aponte as principais características da matriz energética brasileira na década de 1970 e nos anos 2000.

Na década de 1970 a matiz energética brasileira era dominada pela produção de energia vinda do carvão vegetal e de derivados do petróleo, tendo a hidráulica e eletricidade como terceira parcela maior de produção de energia do pais. Já nos anos 2000, o petróleo e seus derivados continuam sendo a maior patê da produção energética do pais, tendo como maior diferença em relação a 1970 a hidráulica e eletricidade que passou a ser a segunda maior parcela de produção no pais.

  1. Qual a perspectiva energética brasileira para 2030?

Para 2030 a energia do Brasil será liderada em 30% de energias derivadas do Petróleo, 18% de   derivados da cana de açúcar, 16% em gás natural, 13% em hidráulica e eletricidade, carvão mineral, carvão vegetal, urânio e outras fontes alternativas correspondem a uma pequena parcela da produção de energia no Brasil.

    13) Comente sobre o possível esgotamento das fontes fósseis de energia.

Os preços crescentes desses combustíveis, gerados pelo esgotamento das reservas de petróleo, têm feito com que a maior parte dos países se empenhe em buscar fontes alternativas de energia que permitam mitigar problemas de ordem econômica. Além disso, as questões sociais (emprego, renda, fluxos migratórios) e ambientais (mudanças climáticas, poluição) reforçam a necessidade do uso de combustíveis produzidos a partir de biomassa, motivando a antecipação de cronogramas determinados pelo problema da escassez de petróleo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (240.3 Kb)   docx (418.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com