TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: PANAMÁ

Por:   •  12/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ELETRICIDADE

AMERICA CENTRAL

ENERGIA NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: PANAMÁ

        

MANAUS – AM

2018

JULYENE PEREIRA DE OLIVEIRA 21453677

RAFAEL OLIVEIRA MOREIRA 21453629

SARAH GEMAQUE CORREIA LIMA 21452688

AMERICA CENTRAL

ENERGIA NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO: PANAMÁ

Trabalho solicitado pela professora Cristiane Lúcia Freitas, que ministra a disciplina de Fontes Renováveis, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas

        

Professor: M.Sc. CRISTIANE LÚCIA FREITAS

MANAUS – AM

2018

SUMÁRIO

1.        América Central        4

1.1.        Panamá        4

2.        Descreva as situações econômicas e da alimentação do país.        5

3.        Discuta o papel dos recursos energéticos desempenham nessas situações apresentadas na questão 2.        5

4.        Mencione as questões ambientais que são particularmente causadoras de problemas no país relacionado às questões energéticas.        6

5.        Que mudança ocorreram no uso de energia e na situação econômica do país nos últimos 10 a 20 anos.        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFRICAS        9


  1. América Central

Os Países da América Central apresentam clima tropical e um povo, em grande parte, mestiço. A população é predominantemente católica e a sua economia está pautada na agricultura.

O Espanhol e o Inglês são os idiomas que predominam, porém, as línguas indígenas são conhecidas por muitas pessoas em decorrência da sua ancestralidade.

Na próxima seção será relatado dados sobre o panamá referidos a questões energéticas.

  1. Panamá

País: República do Panamá;

Capital: Panamá;

Data: Fundado em 1519;

População:  4.138.468 milhões de habitantes (Dados recentes);

% da população em área urbana: 66,29% (Dados de 2014);

Taxa de crescimento: 1,27% ao ano (Dados de 2017);

Renda per capita: 13.268 US$ (Dados de 2016);

% de alfabetização: 95% (Dados de 2015);

Desemprego: 5,5% (Dados de 2017);

Inflação: 1,6% (Dados de 2017);

Uso da energia per capita: 1,079.13 (quilogramas de equivalente de petróleo, Fonte: O Banco Mundial, dados de 2014);

Principais produtos de exportação: ouro, banana, camarão, açúcar, frutas, peixes, nozes, madeira, resíduos de ferro e aço;

Recursos energéticos naturais: hidrelétricas, ventos;

% de energia importada: em 2014, aumentou de 40 e 60 para 80MW de energia importada, proveniente principalmente da Guatemala;

  1. Descreva as situações econômicas e da alimentação do país.

O Panamá tem uma economia de mercado baseada nos serviços, na banca internacional e no turismo. Existem grandes reservas de cobre, bem como depósitos de ouro, de manganésio, de bauxita, de fosfatos e de carvão. Embora a agricultura represente uma pequena percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), o país é autossuficiente em bens alimentares. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, a banana, o arroz, o milho, o tomate, a laranja, o café, o cacau e o tabaco.

A indústria engloba os produtos alimentares, as bebidas, o sabão, os produtos farmacêuticos, o tabaco, os produtos petrolíferos, o vestuário, o mobiliário e os materiais de construção. O país é um dos maiores centros financeiros internacionais. Os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos da América, a Alemanha, a Costa Rica e o Japão. As exportações são maioritariamente constituídas pela banana, pelo açúcar, pelo café e pelo cacau. A abertura do canal do Panamá, em 1914, entre as cidades de Balboa e de Colón, e a criação da Zona Livre de Colón, em 1953, tornou o país num dos maiores centros comerciais do mundo, uma vez que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Indicador ambiental: o valor das emissões de dióxido de carbono, per capita (toneladas métricas, 1999), é de 2,9.

  1. Discuta o papel dos recursos energéticos desempenham nessas situações apresentadas na questão 2.

O crescimento incomum e o desenvolvimento de atividades produtivas, especialmente no setor terciário, caracterizaram o país durante as últimas décadas. Esse aumento da demanda de energia exigiu que a infraestrutura dos serviços básicos fosse organizada para responder às demandas. Uma delas é a energia, tradicionalmente baseada na combustão de derivados de petróleo. No entanto, este esquema tem implicações que geram gases de efeito estufa no processo, porque em vez de escapar para a atmosfera, eles são devolvidos à Terra e aumentam o calor médio. A sociedade panamenha requer uma fórmula de produção para multiplicar as suas fontes e fornecer perspectivas quantitativa e de forma diversificada. A matriz de energia deve ser enriquecida; e, por conseguinte, dependem exclusivamente de possibilidades não renováveis, tais como óleo, carvão, gás e nuclear. Assim, a energia é um serviço essencial para todos os setores, principalmente nas exportações dos produtos produzidos no Panamá, bem como sustento da população, ou seja, é essencial manter saciada a demanda de energia elétrica.

  1. Mencione as questões ambientais que são particularmente causadoras de problemas no país relacionado às questões energéticas.

As questões ambientais relacionadas às questões energéticas circundam a poluição da atmosfera. Visto que maior parte da produção de energia é proveniente de derivados do petróleo, o Panamá emite muito dióxido de carbono (CO2). A emissão de carbono na atmosfera contribui para o efeito estufa. Em 2016, as emissões de CO2 no Panamá tem crescido 269 quilos toneladas (crescimento de 2,37% referente a 2015.  As emissões de CO2 em 2016 foram de 11.600 quilo toneladas, tornando o Panamá o 92º país no ranking de países por emissões de CO2 , composto por 186 países, nos quais países de menor a maior parte dos poluentes são ordenados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (246 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com