TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A energia elétrica se tornou um dos bens mais essenciais para a sociedade moderna

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

        A energia elétrica se tornou um dos bens mais essenciais para a sociedade moderna. Se formos ligar o carro, a TV, acessar a Internet, em todos esses momentos necessitamos utilizar a energia elétrica. No mundo atual a energia elétrica é indispensável para a humanidade, pelo fato de facilitar a vida da sociedade, quanto na questão de produção em massa dentro das industrias, no transporte, na comunicação, dentre vários outros benefícios. A energia elétrica é responsável por grande parte do avanço tecnológico, revolucionou por completo o modo de viver da sociedade, atingindo uma melhor qualidade de vida à todos.

        Pra gerir a energia elétrica é necessário algumas fontes, como ventos, sol, aguas, que são renováveis pelo fato que nunca irá se esgotar. Entre outros há os não renováveis, ou seja, utilizam de recursos naturais esgotáveis. Por conta do aquecimento global, a sociedade procura gerar essa energia de uma maneira que não afete tanto o meio ambiente, portanto, o nome Produção limpa de energia se tornou bastante utilizada.

        A produção de energia limpa refere-se àquela fonte de energia que não lança os poluentes na atmosfera, apresenta um impacto na natureza somente no local onde é instalado a usina. Dentre as formas de energia limpa estão: energia eólica, solar, maremotriz, geotérmica, hidráulica e nuclear. O termo energia limpa refere-se a questão que estas formas de gerar energia não interferem na poluição, ou seja, não intensifica o aquecimento global.

        A energia eólica que é aquela gerada pelo vento é uma das formas mais limpas de energia, pois não gera poluição e não agride o meio ambiente. Porém essa forma de produzir energia é pouca utilizado. Se irmos a antiguidade, este tipo de energia sempre foi utilizada pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Para gerar energia, as primeiras tentativas foram na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países começaram a investir em outros meios de produzir eletricidade. Atualmente a energia eólica e gerada por turbinas em formas de cata-ventos, que são colocadas em locais abertos e com uma boa quantidade de vento.  

        A energia eólica alcança apenas 1% da energia gerada no mundo, porém o potencial para gerar essa energia é enorme, por não agredir o meio ambiente. Esta forma de produzir energia aumentou cerca de 100% nos últimos 10 anos. O objetivo deste trabalho é mostrar as vantagens, desvantagens, se é viável ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com