TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA CIVIL SONDAGENS

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.364 Palavras (10 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 10

ENGENHARIA CIVIL

SONDAGENS

Trabalho apresentado ................., disciplina de Fundações e Obras de Terra, como requisito para obtenção da nota do segundo bimestre de 2019.1.

Docente: x

Discentes: Pedro Coutinho do N. Júnior

ITABUNA-BA

2019

INDICE

1-INTRODUÇÃO        3

2. ORIGEM        4

3. TIPOS DE SONDAGEM DE SOLO        4

    3.1 Sondagens a trado        4

    3.2 Sondagens SPT        5

    3.3 Sondagem Rotativa        5

4. DESCRIÇÃO DO ENSAIO        6

    4.1 Locação dos furos        6

    4.2 Ensaio de pene tração        7

    4.3 Amostragem        7

    4.4 Avaliação do nível d’água         8

    4.5 Identificação e classificação das amostras        8

    4.6 Relatório        9

5. CONCLUSÃO         10

6-REFERÊNCIAS         11

1.  INTRODUÇÃO

A elaboração de projetos de fundações exige um conhecimento adequado do solo no local onde será executada a obra, com definição da profundidade, espessura e características de cada uma das camadas que compõem o subsolo, como também do nível da água e respectiva pressão.  A obtenção de amostras ou a utilização de algum outro processo para a identificação e classificação dos solos exige a execução de ensaios de campo, ou se já, ensaios realizados no próprio local onde será realizada a obra.  A determinação das propriedades do subsolo que importam ao projeto de fundações poderia ser tanto feita   por ensaios de laboratório como ensaios de campo.  Entretanto, na prática das construções, são realizados na grande maioria dos casos ensaios de campo, ficando a investigação laboratorial restrita a alguns poucos casos especiais em solos coesivos. Neste trabalho abordaremos o método   de ensaio STP (Standard Penetration Test)

2. ORIGEM

Em  1 930,  Mohr  introduziu  a  técnica  da  contagem  dos  números  de  golpes necessários  para  a  cravação  de  uma  p arte  do  amostrador  no  solo  por  meio  de  uma energia  gerada  pela  queda  livre  de  um  martelo  de  massa  e  altura  de  queda padronizadas,  criando-se  assim,  uma medida  da  resistência  a  penetração  dinâmica do  solo  convencionando-se  chamar  a  este  ensaio  e  ao  número  de  golpes  resultante de SPT Standard Penetration Test). A sondagem de simples reconhecimento foi introduzida no Brasil em 1939, através da Seção de Solos e   Fundações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT), onde desenvolveu seu próprio amostrador, utilizando -o até a década de 70.  Com a tendência internacional de normalização do equipamento e procedimento de ensaio este equipamento foi deixado de ser usado.

3. TIPOS DE SONDAGEM DE SOLO

Antes que qualquer obra de construção civil seja iniciada, é preciso conhecer as características do local em que se deseja construir. Tais características, são obtidas através de sondagens, que possuem como objetivo obter uma amostra do solo ou da rocha na qual se deseja implementar uma obra de engenharia. Tipos de sondagem do solo:

3.1 Sondagens a trado

Existem dois tipos de sondagens a trado: a mecânica e a manual. Ambas apresentam suas vantagens e desvantagens em relação a elas e os outros métodos de sondagem. A sondagem a trado manual é sem dúvida o método mais barato e que por consequência a que consegue investigar a menor profundidade possível, além de ser realizada apenas em solos moles e apenas acima do nível do lençol freático. O trado em si é composto por uma haste usada na vertical, que contém a broca, acoplada em uma haste horizontal, formando um “T”. Todo o aparelho então é rotacionado para que a broca penetre o solo. A cada cinco ou seis rotações, é preciso puxar o trado para colher as amostras. Como dito anteriormente, dentre os tipos de sondagem do solo, este é o mais econômico, rápido e prático de se realizar, embora apresente as maiores limitações. O método de sondagem a trado mecânico é semelhante ao trado manual, com a principal diferença de a rotação ser realizada por um motor. O método também é rápido e prático de se realizar, ainda mais que o método pelo trado manual, embora a prática necessite de equipamento que é mais caro que o usado no trado manual.

3.2 Sondagens SPT

As sondagens do solo realizadas pelo método do SPT são provavelmente as mais comuns por apresentar uma gama de vantagens a um preço acessível. O aparato consiste, resumidamente, em um tubo vertical que será golpeado por um martelo cujo peso é conhecido à uma altura também conhecida. A cada golpe do martelo no tubo, uma porção maior de solo é perfurada e mais amostras são coletadas para a análise e classificação. Neste método, algumas das características do solo já são coletadas durante a sondagem, sendo calculadas a partir da quantidade de golpes e a profundidade que cada golpe avança no solo. Além da maior quantidade de informações, a sondagem SPT proporciona maiores profundidades, praticidade razoável e custos relativamente baixos, resultando em bom custo-benefício. Infelizmente, as sondagens do solo obtidas pelo método também só permitem que rochas relativamente moles sejam perfuradas, impossibilitando o reconhecimento de solos compostos por rochas cristalinas.

3.3 Sondagem Rotativa

Embora o maquinário seja relativamente fácil de ser transportado, o custo energético e, por consequência do estudo, acaba sendo alto, embora possibilite que maiores profundidades e muitos mais tipos de solo possam ser perfurados. Neste método, uma broca é usada com o auxílio de um motor mais potente para que a perfuração seja realizada.

4. DESCRIÇÃO DO ENSAIO

A sondagem à percussão é um método de ensaio de campo que possibilita a retirada de amostras para análise em laboratório.  Quando associada ao ensaio de penetração dinâmica (SPT), mede a resistência do solo ao longo da profundidade perfurada.  Para a execução das sondagens, determina -se em planta, na área a ser investigada, a posição dos pontos a serem sondados.  No caso de edificações, procura-se dispor as sondagens em posições próximas às extremidades e nos pontos de maior concentração de carga.  Como regra, nunca se deve realizar apenas um furo de sondagem, pois são comuns variações de resistência e tipo de solo em áreas não necessariamente grandes.   As sondagens à percussão necessitam ser, no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (278.2 Kb)   docx (182.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com