TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.560 Palavras (11 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 11

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

circuitos eletricos

ATPS circuitos eletricos

São Paulo

2015

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

circuitos eletricos

ATPS circuitos eletricos

Discentes:

NOME:BRUNO DUART COSTA                      RA:6808419105

NOME:EDER LUIZ OLIVEIRA LIMA                  RA:6823486572

NOME: ADRIANO FERNANDO NEGRÃO         RA:7031391499

NOME: MATHEUS SOUZA DE JESUS             RA: 9977020738

NOME:CLAUDIO PEREIRA FERREIRA               RA: 7297609586                    

                                                  Docente:

                                                  Data: 2015

São Paulo

2015

passo1 – lei de 0hm

George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrica é proporcional à variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que o percorre, matematicamente fica escrita do seguinte modo:

V = R.i

Onde:

• V é a diferença de potencial, cuja unidade é o Volts (V);
• i é a corrente elétrica, cuja unidade é o Àmpere (A);
• R é a resistência elétrica, cuja unidade é o Ohm (
Ω).

É importante destacar que essa lei nem sempre é válida, ou seja, ela não se aplica a todos os resistores, pois depende do material que constitui o resistor. Quando ela é obedecida, o resistor é dito resistor ôhmico ou linear. A expressão matemática descrita por Simon vale para todos os tipos de condutores, tanto para aqueles que obedecem quanto para os que não obedecem a lei de Ohm. Fica claro que o condutor que se submete a esta lei terá sempre o mesmo valor de resistência, não importando o valor da voltagem. E o condutor que não obedece, terá valores de resistência diferentes para cada valor de voltagem aplicada sobre ele.

[pic 1]

Resistor sendo percorrido por uma corrente

passo 1 – fontes de correntes

fonte de corrente ideal[pic 2]

Uma fonte de corrente é um circuito eletrônico que faz passar uma corrente constante por uma carga. Se a resistência da carga variar, a fonte se encarrega de aumentar ou diminuir sua tensão de saída, de modo a manter o mesmo número de amperes percorrendo o circuito.

Estas fontes encontram utilidade: no acionamento de diodos emissores de luz, particularmente nos emissores de raios laser; nos trabalhos de eletroquímica como galvanoplastia e anodização; em carregadores de baterias e pilhas recarregáveis


Falando em fontes de tensão contínua podemos citar as fontes que utilizam de processo químico para gerar tensão como as pilhas e baterias ou as que convertem tensão alternada em contínua por meio de circuitos e componentes eletrônicos.

As pilhas tem o mesmo principio de funcionamento onde em uma reação química de óxido-redução ela produz energia elétrica, podemos dizer que dentro das primeiras e mais primitivas pilhas têm o Anodo que é o eletrodo negativo, temos o Cátodo que é o eletrodo positivo e temos o eletrólito que transfere a carga entre o anodo e o cátodo, tanto o catodo quanto o anodo ficam mergulhados em solução aquosa. Podemos observar melhor o funcionamento na imagem abaixo:
Uma vez fechado o circuito, como vemos na imagem, o zinco (Zn) começa a oxidar-se enquanto ocorre a redução dos íons de cobre (Cu). Os dois processos são simultâneos e podem ser representados como semi-reações de oxidação e redução. Com a pilha em funcionamento, os elétrons gerados na oxidação do zinco circulam através do fio externo e chegam até a placa de cobre, assim gerando energia. Para produzir energiaelétrica através de uma reação química é preciso que a reação ocorra espontaneamente.

A bateria é uma associação de pilhas. As baterias de automóveis por exemplo são constituídas por seis pilhas aproximadamente 2V cada, conectadas em série.

Alguns dos aspectos levados em consideração para fabricar uma pilha são: a força eletromotriz, as substancias que serão utilizadas no catodo e no anodo e como elas serão empacotadas, as espécies que serão produzidas durante o funcionamento da pilha, o eletrólito e o tamanho. Diferentes aplicações exigem diferentes propriedades.

A conversão de corrente alternada em corrente contínua é realizada por conversores chamados retificadores. Os retificadores podem ser classificados como controlados e não-controlados. Os retificadores não-controlados são aqueles que utilizam diodos como elementos de retificação, enquanto os controlados utilizam tiristores ou transistores.

Uma fonte de tensão controlada é aquela cujo valor da tensão é controlado por uma tensão ou corrente existente em outra parte do circuito. Circuitos contendo fontes dependentes são analisados da mesma forma que os circuitos que não contem fontes controladas.

A associação em série de fontes de tensão permite aumentar a diferença de potencial para efeitos de alimentação de um circuito. Por exemplo, podemosassociar quatro pilhas de 1,5V que corretamente associadas podemos obter 6 v.
A associação em paralelo de fontes de corrente rege-se por um conjunto de regras semelhante àquele estabelecido para a associação em série de fontes de tensão. Neste caso, a corrente colocada aos terminais de uma associação em paralelo é dada pela soma das correntes parciais, que naturalmente deve ter em conta as polaridades respectivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (90.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com