TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: Gestão tecnologia

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERICA MIQUELLE BATISTA DE ARAUJO – 248052013        

pORTFÓLIO 01

Gestão da Tecnologia

..............................................................................................................................

Guarulhos

2016

erica miquelle batista de araujo

portfólio 01

Gestão da Tecnologia

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Gestão da Tecnologia.

Prof. Antonio Carlos

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

INTRODUÇÃO

Uma linha de produção é composta por operações, sendo estas desenvolvida para atender uma demanda de mercado ou obetivo da empresa fabricante.

Para um bom controle da linha de produção é importante que se densenvolva um fluxograma de processo, onde é ilustrada a sequência de operações que a matéria- prima  ou produto semi acabado (wip-works in process) passa até ser concluído.

RELEVÂNCIA DO TEMA

A importância desse tema se observa no momento que a empresa precisa desenvolver um proveito de melhoria, visando aumentar a capacidade produtiva, a segurança , a qualidade ou reduzir custos.

DESENVOLVIMENTO DA IDEIA

(Entrada, Processo, Saída)

Nesse exemplo  é apresentado uma linha de fabricação de grades, esse produto é fabricado  em aço carbono, sendo composto por barras chatas 25x2mm, fio Ø5,0 mm e moldura 25,00x5,00mm.

No momento em que a produção recebe a ordem de produção, o responsável fornece um planejamento de trabalho para  três postos de trabalho ao mesmo tempo. Um posto de trabalho é a máquina que corta o fio de 5,0mm Ø , no planejamento deve ser cortada e quantidades de peças, o mesmo se aplica na máquina de barras 25x2 mm e de molduras 25x5mm.

Enquanto essas operações são realizadas, o planejamento entrega outras duas instruções de trabalho para operações de fusão (solda multipla por fusão) e para máquina de corte , respectivamente.Novamente enquanto é realizada a fusão e depois o corte, o planejamento entrega a última instrução de trabalho,que é realizada em uma bancada com uso de uma solda mig-mag, nessa operação é soldada a moldura a estrutura principal de grade concluido o processo de fabricação.

CONCLUSÃO

 A visão clara de como funciona o processo só é possivel com o auxilio de um fluxograma e com documentos de processo, onde cada operação é descrita para qualquer colaborador qualificado para executar as operações , outro ponto importante é a facilidade em se obter dados para custos,sendo possível observar onde há perdas,e assim é possível decidir onde investir para se balancear uma linha , por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com