TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia e a Tecnologia

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Engenharia e a Tecnologia

1 ) Segundo o engenheiro A. M. Wellington (1847-1895), descreveu a engenharia como “ A arte de fazer ...bem, com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois “.

Engenheiro são indivíduos que combinam conhecimentos da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara. Além disso os engenheiros podem ser vistos como pessoas que solucionam problemas e reúnem os recursos necessários para alcançar um objetivo técnico claramente definido.

O sucesso de um engenheiro é alcançado pelo domínio de diversas habilidades, entre elas, a criatividade. A maioria dos cursos de graduação enfatiza a análise, na qual um problema é definido e a resposta “correta” é buscada. Embora a análise seja extremamente importante na engenharia,

a maioria dos engenheiros também emprega a síntese, o ato de criativamente combinar partes menores para formar um todo. A síntese é essencial ao projeto, que normalmente começa com um problema fracamente definido e para o qual há muitas soluções possíveis e o desafio para o engenheiro criativo é encontrar a melhor solução que satisfaça os objetivos do projeto. Embora muitos professores acreditem que criatividade seja importante na formação de engenharia, criatividade

 

não é ensinada, porque alguns professores creem que a criatividade é um talento com o qual os estudantes nascem e não pode ser ensinado, embora cada um de nós tenha diferentes aptidões criativas, outros acreditam que, como é difícil avaliar a criatividade, ela não deva ser ensinada, outros argumentariam que nós não entendemos completamente o processo criativo. A criatividade é raramente abordada em cursos de engenharia. Em vez disso, a principalatividade na formação em engenharia é passar às gerações futuras o conhecimento que foi arduamente ganho pelas gerações passadas. Além disso, a formação em engenharia enfatiza a apropriada manipulação dos conhecimentos para corretamente solucionar problemas. ambas as atividades favorecem a análise, não a síntese. Tanto a análise quanto a síntese são partes do processo criativo. Os objetivos de engenheiros diferem dos de outras profissões criativas. Para alcançar esses objetivos, somos limitados pelas leis da física e pela economia. Em contraste com outras profissões criativas, não podemos ignorar nossas restrições. Por termos de trabalhar com fortes restrições para alcançar nossos objetivos, nós os engenheiros devemos ter uma grande criatividade. Um dos mais importantes objetivos da engenharia é a simplicidade. Geralmente, um projeto simples tende a satisfazer os demais objetivos. As pessoas podem ser grosseiramente classificadas em pensadores organizados, pensadores desorganizados e pensadores criativos.

 O pensador organizado tem uma mente bem compartimentada. Os fatos são armazenados em locais únicos, de modo que sejam facilmente recuperados quando necessário. O pensador desorganizado não tem estrutura. Embora a informação possa ser armazenada em múltiplos locais, sua mente é tão desorganizada que é difícil recuperar a informação quando necessário. O pensador criativo é uma combinação dos pensadores organizados e desorganizados. Amente criativa é organizada e estruturada, mas a informação é armazenada em múltiplos locais, de modo que, quando a informação é necessária, há maior probabilidade de encontrá-la. Quando um engenheiro tenta solucionar um problema, ele trabalha tanto o consciente como o inconsciente. O subconsciente busca a informação que soluciona um modelo qualitativo do problema. Quando o subconsciente encontra uma solução, ele passa ao consciente. No caso dos engenheiros, geralmente o que emerge do subconsciente é uma solução em potencial. A verdadeira solução não será conhecida até que a solução em potencial tenha sido analisada através de um modelo quantitativo. A maior parte de sua formação em engenharia focará a análise, a etapa final do processo de solução de um problema. No entanto, a menos que seu subconsciente seja treinado, você não terá boas soluções em potencial para analisar. Um bom engenheiro desenvolve um “sentimento” para números e processos e, frequentemente, não precisa manipular fórmulas matemáticas para obter uma solução.

Características de um engenheiro criativo

 

Persiste

. A produção de soluções criativas de problemas exige dedicação ilimitada. Sempre há obstáculos ao longo do caminho. Um engenheiro de sucesso não desanima. Thomas Alva Edison

dizia: “O gênio é 1% de inspiração de 99% de transpiração.” 

Pergunta por quê.

Um engenheiro criativo é curioso em relação ao mundo e continuamente busca entendê-lo. Ao perguntar por que, o engenheiro criativo pode aprender como outros engenheiros criativos solucionavam problemas.

Nunca está satisfeito.

Um engenheiro criativo passa a vida perguntando Como posso fazer isto melhor?

 Aprende com os acidentes.

Muitas das descobertas técnicas foram feitas por acidente (por exemplo, o Teflon). Ao invés de ser fechado e limitado, seja aberto e sensível ao inesperado.

Faz analogias.

Lembre-se de que a solução de problemas é um processo interativo que, em grande parte, envolve o acaso.

Generaliza.

Quando um fato específico é aprendido, um engenheiro criativo procura generalizar aquela informação.

Desenvolve entendimentos qualitativos e quantitativos.

Enquanto você estuda engenharia, desenvolva não apenas aptidões analíticas quantitativas, mas, também, o entendimento qualitativo.

Tem boas aptidões de visualização.

Muitas soluções criativas envolvem visualização tridimensional.

Ter boas aptidões de desenho.

Desenhos ou esboços é a maneira mais rápida de comunicar relações espaciais, dimensões, ordens de operações e muitas outras ideias.

Possuir pensamento sem fronteiras.

Poucos de nós fomos treinados em engenharia geral. A maioria de nós foi treinada em uma especialidade da engenharia. Caso restrinjamos nosso pensamento a uma especialidade estreitamente definida, perderemos diversas soluções em potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com