TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA QUE LUGAR DEU ORIGEM AO MÉTODO DO TAIPA DE PILÃO?

Por:   •  10/9/2021  •  Artigo  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

TAIPA

1 -  QUE LUGAR DEU ORIGEM AO MÉTODO DO TAIPA DE PILÃO? 

Taipa de pilão tem origem na China. As primeiras obras com esse método foram construídas pelo povo Longshan entre 2.600 e 1.900 a.C. A taipa de pilão foi muito utilizada em monastérios budistas tradicionais localizados no Himalaia e em áreas do norte da Índia.

  1. ESSE MÉTODO É USADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUALMENTE ?

 Rústica, simples e milenar, a técnica tem sido empregada há anos em diversos países, como EUA e Austrália, e muito bem recebida quando o assunto é usar de sustentabilidade na construção civil e criar construções energeticamente apropriadas.

  1. QUAIS OS BENEFICIO DESSE MÉTODO ?

A considerável redução de custos.

O uso de até 90% de materiais provenientes da própria construção.

A capacidade da taipa de pilão de produzir paredes tão duráveis quanto às de concreto.

A beleza e personalidade que a técnica proporciona à obra, desde que bem aplicada.

O excelente desempenho.

  1. CUSTO BENEFICIO É VANTAJOSO NOS DIAS ATUAIS ?

 Hoje em dia, muito se fala sobre recursos de construção alternativos e projetos de habitação mais sustentáveis, porém, nem sempre os vemos na prática. A chamada taipa de pilão surge como uma das exceções, já que seu poder construtivo e ecológico prova que é possível sim exercer a construção sustentável por meio de processos que preservem o meio ambiente.

Então sim sempre será vantajoso devido a proteção do meio ambiente.

  1. VOCÊ CONSTRUIRIA COM O MÉTODO TAIPA DE PILÃO ? PORQUE ?

 Não. Devido a fragilidade à umidade; limitação vertical; contração do barro ao secar pode originar fissuras.

 

CONCRETO

  1. Quais foram os primeiros vestígios de aditivos utilizados nas construções romanas?

 Evidências históricas também apontam que Romanos usavam pozolana, gordura animal, leite e sangue como aditivos em construções de concreto.

  1. Qual principal importância do Concreto na Construção civil ?

 Aumenta a durabilidade e a resistência da construção. Além de ser um material durável, o concreto armado é impermeável e possui alta resistência a influências atmosféricas e desgastes mecânicos, como choques e vibrações. Também é resistente à corrosão.

  1. Qual a definição de concreto armado?

Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem submetidos.

 

  1. Qual a definição de concreto translucido?

O concreto translúcido permite a passagem de luz, a ponto de deixar à mostra a silhueta de uma pessoa ou de um objeto. ... Como você verá a seguir, esse tipo de material também é chamado de concreto transparente, pois, na concepção da palavra, é realmente possível ver o que acontece do outro lado de uma parede.

Questões ensaios

 

1)Com base no projeto, quais são os principais ensaios não destrutivos na construção  civil? Descreva-os.

Há uma série de ensaios não destrutivos para concreto: detecção magnética de armadura, inspeção visual, resistividade elétrica, potencial de corrosão, tomografia, ground penetrating radar (GPR), profundidade de carbonatação, esclerômetro, determinação de teor de sulfato e de cloreto e assim por diante.

2)Com base no projeto, quais são os principais ensaios destrutivos na construção civil?  Descreva-os.  

Metodologias envolvem medição de resistência à compressão e também resistência à tração. Os ensaios destrutivos para concreto são aqueles nos quais são feitas extração de testemunhos/amostras do concreto de certos elementos da estrutura para avaliação laboratorial.

 

3)Como os ensaios beneficiam a construção civil?  

Propriedade do concreto diretamente ligada à segurança e à estabilidade estrutural, ensaios de resistência à compressão é capaz de indicar eventuais variações da qualidade de um concreto, seja com relação à dosagem, seja quanto a seus insumos.

Desde o momento em que o concreto é preparado na concreteira até a aplicação na obra, há uma série de fatores que podem colocar em risco sua resistência e desempenho. Entre eles, é possível destacar o atraso no caminhão-betoneira que ultrapassa os limites previstos em norma, as mudanças climáticas ou mesmo a adição excessiva de água na mistura em uma tentativa de assegurar maior trabalhabilidade.

Daí a importância da realização de testes laboratoriais para confirmar se a resistência do concreto fornecido é a mesma prevista em projeto. Tal controle de qualidade é fundamental para garantir a vida-útil da estrutura, bem como a segurança dos funcionários da obra e de todas as outras pessoas, proprietárias ou não, que irão usufruir do empreendimento no futuro.

4)De acordo com a NBR 5738, quantos golpes devem ser dados para assentamento de  um corpo de prova de concreto com as dimensões 150 mm x 300 mm?  

São aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.

5)Descreva todas as etapas do ensaio de granulometria de areia.

A. Seleciona-se uma quantidade representativa P1 de material seco ao ar ou úmido; determina-se sua umidade: - 10,0 kg para material com pedregulho grosso; - 2,0 kg para material com pedregulho fino; 1,0 kg para material arenoso; - 0,5 kg para material siltoso/argiloso. B. Passa-se a massa P1 na peneira #10 (2,0mm); C. Do material que passar, separam-se 03 quantidades: P2 = 20 g para a determinação do peso específico real das partículas; P3 = 50 a 100 g para a sedimentação; P4 = 200 a 600 g para o peneiramento fino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com