TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem da engenharia

Por:   •  29/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 10

A ORIGEM DA ENGENHARIA

O conceito engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a polia, a alavanca e a roda. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia. Analisando a história, percebemos que é de fato uma permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram o destino da humanidade. O controle do fogo, a domesticação de animais, invenção da agricultura, a criação de cidades, o desenvolvimento da imprensa ou a construção de um avião comercial estão ai para comprovar esta interpretação. O termo “engenharia” em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra “engenheiro”, que apareceu na língua portuguesa no inicio do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época o termo “engenheiro” referia-se apenas a uma maquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra “engenho” em si, tem uma origem mais antiga, vem do latim “ingenium” que significa “gênio”, ou seja, uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.

É interessante ressaltar, na historia da evolução social, a capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e empregá-los para determinados fins. As mais antigas ferramentas produzidas por hominídeos data cerca de dois milhões de anos, consistindo apenas em pedras lascadas, ossos e madeira, usados de forma rudimentar, comparando com o que se faz hoje, naquela época a quantidade e a qualidade dos processos empregados eram primitivos. Isso aconteceu durante o período Paleolítico (período da pedra antiga, ou pedra lascada) entre cerca de 2 milhões e 10 mil a.C.

Na historia mais recente da humanidade, deve-se ao aparecimento de um novo tipo de intelectual, com base educacional técnica, e intima relação com os processos de desenvolvimento tecnológico.

Tudo leva a crer que as técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da alavanca, quando perceberam que podia mover cargas bem mais pesadas do que as que normalmente moviam com apenas seus braços, no domínio do fogo, conseguindo através da fricção de dois pedaços de madeira, fundamentado, provavelmente , na observação do atrito entre galhos secos balançados pelo vento.

Há cerca de 12 mil anos uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, basicamente, pela introdução da domesticação de animais, da agricultura, da modelagem cerâmica e da fabricação de vinho e da cerveja. Isso aconteceu no que se chama de Período Neolítico (período da pedra polida)

Com esta nova organização social, o homem começou a dedicar-se a novas descobertas e a realizar obras de maior porte, para manter o seu novo modo de vida. Servem como exemplos as pirâmides de Gizé– Miquerinos, Quéfren e Quéops, construídas há aproximadamente 4,5 mil anos.

Após as idades da pedra lascada e pedra polida, o homem começou a conhecer, trabalhar e utilizar os metais, sendo usados no principio para a fabricação de instrumentos de defesa. Esse período é chamado de Idade do Bronze.

A arquitetura foi enriquecida com novas técnicas, deu-se a invenção da roda e as primeiras maquinas simples. Essas invenções contribuíram para a transformação das antigas sociedades rurais em cidades governadas.

Enquanto isso, fatos marcantes ocorriam principalmente aos egípcios, que começavam a utilizar o papiro para a escrita. Eles também já canalizavam, nessa época, a água do rio Nilo para irrigação. Ao longo dos séculos, novas invenções e descobertas foram feitas, isso só acontecia, por força de experiência de vários artesões, que aperfeiçoava e transmitiam suas técnicas para novas gerações.

Um marco importante para a disseminação da ciência e da técnica foi estabelecido por volta de 1450, quando Johannes Gensfleisch Gutenberg, partindo de uma antiqüíssima invenção dos chineses, a imprensa, a aperfeiçoou, implantando os tipos de moveis metálicos para composição gráfica, e mecanizou o processo, garantindo uma impressão mais rápida.

Desde a pré-história, muita coisa mudou, cresceu, e bastante a sofisticação técnica. Foram criadas estruturas teóricas que dessem conta de analisar em profundidade praticamente tudo o que a técnica pudesse abordar. Durante essa evolução, apareceu um especialista na solução e problemas, mas não se preocupavam com fundamentos teóricos, ocupavam- se de construir dispositivos, estruturas, processos e instrumentos com base em experiências passadas.

Com a rápida expansão dos conhecimentos científicos e sua aplicação a problemas práticos, surge o engenheiro. O aparecimento desse profissional foi dado por um processo de evolução de levou milhares de anos.

No século 18,se chegou a um conjunto de doutrinas, estava lançada, definitivamente, a semente da nova engenharia, que acabou se estabelecendo um marco divisório entre duas engenharias: engenharia do passado e engenharia moderna.

A engenharia passada foi aquela caracterizada pelos grandes esforços do homem no sentido de criar e aperfeiçoar artefatos que aproveitassem recursos naturais.

A engenharia moderna é aquela que se caracteriza por uma forte aplicação de conhecimentos científicos a solução de problemas.

A tecnologia só apareceu a cerca de quatrocentos anos, mas tomou corpo apenas com a Revolução industrial. Um dos precursores dessa era foi Leonardo da Vinci, que reunia eximiamente, o saber teórico e pratico, entre inúmeros projetos, ele criou a roda d’água horizontal, cujo principio foi usado na construção da turbina hidráulica, maquinas de escavação, cidades, portos, bestas e máquinas voadoras.

A partir dos séculos 16 e 17, começaram a aparecer mais consistentemente conhecimentos que dão impulso ao nascimento da ciência moderna. Um marco da aplicação da ciência moderna na engenharia é o trabalho publicado em 1638 por Galileu Galilei- discurso sobre duas novas ciências, onde é deduzido o valor da resistência a flexão de uma viga engastada numa extremidade e suportando um peso de sua extremidade livre. Uma infinidade de aplicações bem sucedidas de teorias científicas a problemas práticos garantiu a afirmação da engenharia moderna.

Um fato marcante na evolução industrial foi a implantação da maquina a vapor na indústria da tecelagem, ocorria por volta de 1782, fato que, alias, junto com o tear mecânico, inventado pelo inglês Cartwright em 1785, foi um dos grandes responsáveis pela revolução industrial.

Vários outros fatos marcaram a história da engenharia, entre eles:

  • o 14-bis, que foi um avião híbrido construído pelo inventor brasileiro Alberto Santos Dumont em 1906 e testado entre os dias 19 e 23 de julho desse ano na cidade de Paris, França, sendo o primeiro objeto mais pesado que o ar, a projetar-se do solo por impulsos próprios, superando a gravidade terrestre, o atrito do ar e as leis básicas da física.
  • Luz elétrica, a pioneira foi aquela de Humphry Davy, no início do século XIX, uma lâmpada de arco voltaico entre eletrodos de carbono. E Thomas Edson desenvolveu e patenteou a primeira lâmpada de longa duração entre 1879 e 1880.

Em meio a tantas descobertas, existiram pontos positivos e negativos:

Positivos : 

A engenharia engloba a concepção, o projeto, a construção e manutenção de todas as infra-estruturas necessárias ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Desta forma, esta área dedica-se à criação de edifícios, pontes, túneis, usinas geradoras de energia, indústrias e inúmeros outros tipos de estrutura. Desde o início da existência humana, conhecimentos e habilidades de engenharia têm sido necessários para evolução do padrão de vida. A partir do momento em que tribos deixaram de ser nômades, surgiram assentamentos que necessitavam de estrutura necessária para abrigo e proteção que, ao longo do tempo, cresceram em complexidade. Ao decorrer dos séculos, a grande demanda por estruturas cada vez maiores e mais eficientes impulsionava o surgimento de novas técnicas e a formação de profissionais habilitados para assumir tal responsabilidade. Assim a Associação Americana de Engenheiros Civis define engenharia civil como sendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com