TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Engenharia: A Origem da Engenharia

Por:   •  9/6/2016  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

                               História da Engenharia:

    Notoriamente, no capítulo 09 do livro, os autores retrataram a origem da engenharia, presente desde os primórdios da vida, por exemplo a descoberta do fogo há milhões de anos e a utilização de estacas para criação de alavancas com o intuito de reduzir a força realizada sobre o determinado corpo. Com essas descobertas, mudou-se totalmente o método de vida dos seres humanos.

    Com o passar do tempo, várias melhorias e evoluções foram alcançadas, incluindo a substituição de matérias, cada vez achando uma substituta para outras. Além dessas melhorias, consta-se também a descoberta de metais, em que essa época foi marcada como Idade de Bronze, praticando a fundição de metais para criação de objetos. Contemporaneamente a arquitetura foi complementada com a invenção da roda e das primeiras maquinas simples. Ao decorrer dos séculos varias descobertas foram feitas, por exemplo: Egípcios utilizavam o papiro para escrita e canalizavam a água do rio Nilo, os povos mediterrâneos e escandinavos já praticavam a construção de navios, e Jerusalém já tinha água distribuída subterraneamente e na China foi lançado o primeiro manuscrito de matemática, todas essas descobertas e criações, foram realizadas com bases empíricas, em que consitia na observação dos fenômenos e logo depois a sua aplicação na prática. Houve também vários aprimoramentos de tecnologias, por exemplo  a maquina de imprensa de Gutenberg, que fora baseada em uma antiguidade chinesa.

    Após  Gutenberg criar a imprensa, os métodos de comunicação se tornaram muito mais rápido, favorecendo para a maior facilidade de divulgação das descobertas tecnológicas da época. Com essa invenção, surgiu a engenharia moderna, em que optavam pela parte pratica da coisa, aplicando os conhecimentos técnicos às técnicas.

    Um grande fator que servia como impulso, eram as falhas, em que os inventores davam o máximo para descobrir em qual parte estavam errando e buscavam concluir suas os seus trabalhos. Dentre essas falhas e conquistas, tivemos enormes feitos históricos e grandiosos “engenheiros”, como Leonardo Da Vinci e Galileu Galilei, os quais foram tomados como pessoas essenciais para o desenvolvimento cientifico.

     Com a expansão do conhecimento, notou-se uma necessidade de cirar uma escola, em que pudesse ensinar esses conhecimentos, tornando a pessoa em um “engenheiro”. Assim, tivemos dezenas de escolas criadas , inclusive algumas no Brasil, como a Escola de Minas, em Ouro Preto-Mg. A engenharia expandiu-se tanto, que hoje tem-se  milhões de escolas de engenharia no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com