TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIOS E PRECISÃO DE VIDRARIAS

Por:   •  27/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA 02:

 EQUIPAMENTOS BÁSICOS DE LABORATÓRIOS E PRECISÃO DE VIDRARIAS

Fernanda Bugdol Rugiski Brizola (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR)

RESUMO

Este relatório possui informações sobre o uso correto de vidrarias de laboratório e suas exatidões, os dados utilizados foram retirados de observações e anotações realizadas em aula com o auxílio do professor Alexandre M. Almeida.

  1. INTRODUÇÃO

Em qualquer procedimento de experiência científica as vidrarias são de total importância para o manuseio das substâncias e aferimento de medidas. Portanto é de suma importância conhecer tais vidrarias e diferenciar suas finalidades, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises.

  1. MATERIAIS

A) Pipeta Graduada

B) Pipeta Volumétrica

[pic 4]

C) Proveta

[pic 5]

D) Béquer de 50ml e 100ml

[pic 6][pic 7]

E) Balão Volumétrico

[pic 8]

F) Balança Analítica e de Precisão

[pic 9]

  1. MÉTODOS      
  • Medir 10 ml de água utilizando uma pipeta graduada, existente na bancada. Transferir a água para uma proveta e anotar o volume. Repetir o procedimento, transferindo a água para um béquer. Repetir o procedimento com 40 ml de água. Discutir as diferenças de volume com diferentes vidrarias.
  • Pesar 5 béqueres vazios, identificar e reservar cada um.
  • Medir 50 ml de água destilada em uma pipeta graduada, em uma pipeta volumétrica de 25 ml, uma proveta de 50 ml, um balão volumétrico de 50 ml e um béquer de 100 ml, transferir cada volume para os béqueres anteriormente identificados e pesados e em seguida pesar novamente.
  • Repetir este procedimento em triplicata.
  • Calcular o valor médio da densidade da água.
  • Construir uma tabela com o cálculo da precisão de cada vidraria contendo a média e o desvio padrão de cada vidraria.
  1. RESULTADOS

                   

1º Experimento- No momento de transferência de 10 ml de água destilada da pipeta graduada para a proveta, foi constatado uma diferença de 1 ml a mais. Transferindo o mesmo liquido da proveta para o béquer não há diferenças. Coletando 40 ml com a pipeta graduada e transferindo para a proveta não identificamos diferença nas medidas.

2º Experimento – Pesado 5 béquers onde o primeiro de 50 ml pesou 36,203 gr, o segundo de 50 ml pesou 35,804 gr, terceiro de 100 ml pesou 51,317, o quarto de 100 ml pesou 50.877 e o quinto de 100 ml pesou 52.788.

3º Experimento- O primeiro béquer de 50 ml recebeu duas vezes 25 ml de água destilada da pipeta graduada e foi constatada uma diferença de 3 ml, no segundo béquer de 50 ml recebeu 50 ml de água destilada do balão volumétrico e não foi identificado diferença. Foram transferidos 50 ml de água destilada da pipeta volumétrica para o terceiro béquer de 100 ml houve uma diferença de 5 ml. Utilizando uma proveta medimos 50 ml de água destilada e transferimos para o quarto béquer de 100 ml identificado diferença de 2 ml a mais. Com um béquer Boro de 100 ml medimos 50 ml de água destilada e transferimos para o quinto béquer Diogo Lab de 100 ml, foi constatado uma diferença de 3 ml. Esses procedimentos foram realizados três vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (307.7 Kb)   docx (264.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com