TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESG – Environmental, Social and Corporate Governance

Por:   •  28/10/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

 Matriz de Atividade Individual

Estudante: Pedro

Disciplina: ESG – Environmental, Social and Corporate Governance

Turma:

Rio de Janeiro, 12 de julho de 2023.

  1. Introdução sobre o ESG, incluindo o que já é realidade e as tendências nas práticas organizacionais;

O ESG (Environmental, Social and Governance – Meio ambiental, Social e Governança), visto no Brasil como “ASG”, contempla pilares que fomentam a responsabilidade socioambiental, reputação e credibilidade das organizações. Os pilares do ESG, abrangem abordagens relevantes, como por exemplo:

  • Meio ambiente: análise de KPIs/ parâmetros ambientais da empresa, como gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consumo de energia (elétrica, solar etc.), consumo de água (produção e potabilidade), geração de efluentes, uso de recursos naturais como um todo;
  • Social: voltado a diversidade e inclusão da sociedade, direitos humanos, condições trabalhistas e relação para com a comunidade local/ regional;
  • Governança: transparência, integridade e responsabilidade dos líderes da empresa, incluindo a remuneração dos executivos, práticas de voto e gerenciamento de risco.

A integração desses 3 (três) pilares, pode influenciar diretamente na correlação das transações/ negociações para com os planejamentos (administrações) estratégicas. Garantindo a sustentabilidade – assegurar o direito de usufruto dos recursos naturais para gerações futuras, a curto, médio e longo prazo. E permitindo, além, a atender a sociedade como um tudo e também aos seus envolvidos diretos, investidores e consumidores.

As ações do ESG podem implicar a movimentação do meio corporativo de inúmeras maneiras, como por exemplo:

  • Em favor ao crescimento lucrativo coorporativo, simultaneamente, com os controles de budgets (CAPEX e OPEX);
  • Minimização dos custos;
  • Gestão e controle das ações regulatórias;
  • Aumento da produtividade e rendimento profissional dos colaboradores;
  • Atração de investimento e aplicações;
  •  Gerando mais resiliência e resistência em eventuais períodos de crises.

O conceito, combinando as análises ambientais, sociais e de governança, representa uma forma consciente de investimento, que vai além da lucratividade tangível da organização. No contemporâneo, pode-se interpretar que, o valor de uma empresa não é mensurado apenas pelo seu lado financeiro, ele também é medido pelo que a empresa representa para todos os seus envolvidos, principalmente os seus stakholders.

  1. Análise dos pontos fortes e fragilidades da Apple observados os aspectos ambiental, social e de governança corporativa;

A Apple é uma empresa multinacional dos Estados Unidos que projeta e comercializa seus produtos eletrônicos para consumo humano, como software, computadores e telefonia móvel, em diversos continentes e regiões no mundo.

A Apple procura divulgar seus dados ambientais, sociais e de governança (ESG) por meio de relatórios anuais, baseados nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), Sustainability Accounting Standards Board (SASB) e Task Force on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD). Para esse estudo, foi considerado o relato do ano de 2022.

Segundo a empresa, ela faz progressos constantemente ao que tange o ESG, bem como encontrados entre suas equipes, inovações e parcerias. Essas questões são encontradas, como exemplo:  

  • Meio Ambiente (Environmental): a empresa procura aplicar em suas atividades a neutralidade de carbono; o uso de materiais recicláveis e meios renováveis; parcerias com comunidades e líderes locais atrás de campanhas ambientais; além da preocupação com a mudança climática, recursos naturais e “uso de químicos de forma mais inteligente”;
  • Social (Social): a empresa trabalha para melhorar as condições de trabalho na sua rede, como de supply chain, onde implantou padrões rígidos de responsabilidade do seu fornecedor. A Apple também oferece programas de educação e treinamento para seus funcionários, além de promover diversidade e inclusão nos locais de trabalho;
  • Governança (Governance): a empresa incorpora transparência e responsabilidade em todos os seus níveis. No conselho da Apple a estrutura de governança é comprometida em ser transparente e criar valor de longo prazo.
  1. Demonstração das práticas da Apple para a mitigação e compensação das suas externalidades negativas;

A Apple tem como uma das suas ambições, minimizar o gasto de energia dos seus equipamentos telefônicos chamados de “Iphones” e de seus demais aparelhos. Paralelamente, a redução do consumo de energia é vista como uma das principais formas de redução de emissões dos gases contribuintes para o efeito estufa, nomeados de GEE – Gases do Efeito Estufa. Visto que, a geração da energia global não é em sua maioria sustentável, e assim, ao consumir menos energia, o usuário consequentemente contribuirá com menos emissão de CO2 – Dióxido de Carbono, no planeta Terra, que é um dos principais gases do GEE.

Adicionalmente, a Apple, intenciona que seus aparelhos precisarão de cada vez menos de carga elétrica de energia em suas baterias internas para funcionar, o que pode estimular menos ciclos de recarga e, por conseguinte, menor gasto de energia elétrica. E ainda, se comprometendo em utilizar fontes de energia renovável e aumento do uso de materiais reciclados.

Verifica-se assim que, o plano de redução energética da Apple inclui medidas desde o início da cadeia de suprimentos até o decorrer do consumo final. Que para a empresa, é interpretado como um grande desafio por ser uma das suas externalidades negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (986.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com