TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTEQUIOMETRIA E PREPARAÇÃO DA MISTURA AR COMBUSTIVEL

Por:   •  11/12/2018  •  Seminário  •  2.985 Palavras (12 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

MARCE

[pic 4]

[pic 5]

Cuiabá

2018

SUMÁRIO

1.        RESUMO        3

2.        CONCEITOS E DEFINIÇÕES        3

2.1.        Estequiometria        3

2.2.        Motores de Combustão Interna        4

2.3.        Mistura Ar-Combustivel        5

2.4.        Sistema de Admissão        6

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

BIBLIOGRAFIA        10


  1. RESUMO

        O respectivo trabalho aborda os conceitos fundamentais envolvidos em estequiometria, explana sobre o funcionamento de motores a combustão interno e expõe como o cálculo estequiométrico está envolvido na preparação da mistura ar-combustível dentro do motor e também com sua eficiência. Portanto o trabalho relaciona o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas nestas, feito com base nas leis das reações e executado, em geral, com o auxílio das equações químicas correspondentes. É possível relacionar quantidades de matérias (mols), massa, número de moléculas e volume molar.

  1. CONCEITOS E DEFINIÇÕES

  1. Estequiometria

        Todo o universo, microscopicamente, é composto por átomos. Estes átomos se organizam em moléculas que dão origens à todas as substâncias conhecidas e desconhecidas pelo homem.

        Estequiometria é o estudo das reações químicas entre diferentes substâncias, permitindo-nos prever os resultados obtidos através de determinadas misturas. Esta palavra, estequiometria, é derivada do grego: stoikheion = elemento, e metron = medida ou medição.

        Nas reações químicas, as substâncias reagem entre si originando produtos em proporções específicas. Assim, podemos calcular quanto de produto será formado, ou o rendimento da reação, podemos também calcular quanto deverá ser utilizado de reagente para obter determinado rendimento.

        Devido as proporções microscópicas do átomo, a amostra analisada contém  átomos. Este valor corresponde a 1 Mol e corresponde ao número de moléculas necessárias para termos o resultado deste peso atômico em gramas.[pic 6]

        Por meio dos cálculos estequiométricos é possível fazer essas e outras relações específicas. A chave para o sucesso dos cálculos está nas relações de proporção entre os elementos que formam as substâncias. Essas proporções são dadas pelas fórmulas moleculares, percentuais e mínimas ou empíricas.A base dos coeficientes de qualquer reação são as leis ponderais:

Lei da conservação da massa – Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos;

Lei das proporções constantes – Toda substância apresenta uma proporção em massa constante na sua composição.

         A lei volumétrica de Gay-Lussac nos fornece uma importante informação: se a pressão e a temperatura não mudarem, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos.

        Esta lei é importante porque a estequiometria nos oferece reações de forma empírica. Ou seja, os processos são analisados em caráter universal, oferencendo-nos a reação de uma determinada molécula com outras. A análise estequiométrica do etanol, por exemplo, ocorre da seguinte forma:

[pic 7]

        Se a intenção for 90 moléculas de água, de acordo com a lei volumétrica de Gay-Lussac, a análise se daria:

[pic 8]

  1. Motores de Combustão Interna

        Quando falo em engenharia mecânica a primeira coisa que vem em mente dos ouvintes são os motores a combustão interna. Seu objetivo é transformar a energia calorífica, gerada a partir da interação entre combustível e comburente, em trabalho mecânico.

        De acordo com a professora Maria Laura Gomes Silva da Luz, da UFPEL,"um mecanismo constituído por pistão, biela e virabrequim é que transforma a energia térmica (calorífica) em energia mecânica. O movimento alternativo (vai e vem) do pistão dentro do cilindro é transformado em movimento rotativo através da biela e do virabrequim. OS motores de tratores possuem um ou mais cilindros e um correspondente número de pistões e bielas"

        Para que ocorra uma combustão é necessário a presença de oxigênio, combustível e calor. Não existe queima sem ar e combustível em um motor à combustão.

  1. Mistura Ar-Combustivel

        Para um bom funcionamento do motor, é necessária que a relação entre combustível e ar seja a ideal para a queima, onde cada combustível possui sua relação de proporcionalidade ideal com o ar própria.

        A gasolina, por exemplo, possui uma mistura ideal de 12,5 partes de combustível para 1 de ar, ou seja 12,5:1. Uma porcentagem de combustível maior nesta mistura caracteriza uma mistura rica, enquanto uma porcentagem menor oferece uma mistura pobre.

        Em princípio a melhor relação de mistura ar/combustível para motores de combustão interna seria aquela em que o motor fornecesse a maior potência no eixo com o menor consume de combustível. Entretanto o controle de emissões não foca no menor consumo específico, para satisfazer os requisitos de controle de emissões, dependente da rotação e da carga do motor.

        A relação da mistura ar combustível admitida pelo motor é representada pela letra grega lambda e segue a proporção de massa definida por:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com