TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO MÉTODOS CONSTRUTIVOS E FORMAS DE UTILIZAÇÃO

Por:   •  15/1/2020  •  Artigo  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5




ESTRUTURAS DE CONTENÇÃO: MÉTODOS CONSTRUTIVOS E FORMAS DE UTILIZAÇÃO

Objetivo

  • O objetivo deste trabalho é descrever a importância dos muros de contenções em obras de pequeno, médio e grande portes.

  • Verificar em qual obra é mais viável sua execução, analisando a necessidade de utilização da contenção específica.

  • O intuito deste artigo é apresentar um comparativo entre os muros de contenções nas obras, e distinguir os diferentes tipos, como deve ser desenvolvido os modelos mais frequentes para a aplicabilidade na determinada obra.

Agenda

        Thales Garcia

1. Introdução

2. Muros de Contenção

        Leandro Lima

3. Tipos de Muros de Contenção

4. Tipo de contenção a ser estudada

5. Comparações dos Muros de contenções

        Nayara Castro

6. Estudo de Caso

7. Custos considerados na construção dos muros de Contenção

8. Resultados e discussão

9. Conclusão

                

1. Introdução

        Os Muros de Contenções são estruturas essenciais para vencer situações em processo de estabilização percebidas em encosta, em corte ou em aterros, sendo desenvolvida em obras de pequeno, médio e grande porte.

        Analisar sob a perspectiva técnica e econômica em obras específicas utilizando como estudo o muro de arrimo ou a terra armada, e analisando outras contenções, buscando escolher a mais viável contenção através de um método de escolha que baseia em variáveis possíveis como o solo, o local da obra, o tipo de obra, e outras variáveis existentes. Identificando qual contenção é mais adequada, e analisando quais seriam os melhores métodos a serem utilizados, mais vantajosos em relação à obra, buscando resolver o que leva a escolha de um tipo de contenção ao invés de outra.

2. Muros de Contenção

        Muros de Contenção são estruturas de paredes em sua maioria sendo vertical ou quase vertical, apoiadas em fundação rasa ou profunda, no entanto destacam-se as construções realizado em alvenaria, concreto ou ainda, utilizando elementos especiais.

3. Tipos de Muros de Contenção

        Existem vários tipos de muros de contenção, sendo eles de suma importância em conter terrenos em aclive e declive, a sua utilização vária, pois é necessário considerar diversos fatores. Existem muros de diversas formas e características como alguns abordado abaixo.

  • Muros de concreto ciclópico ou concreto gravidade.  
  • Muros de alvenaria de pedra
  • Muros de Gabião
  • Muros de sacos de solo-cimento



Figura 1 – (Muros de concreto ciclópico ou concreto gravidade)

Fonte: Escola Engenharia Ano (2011)

Figura 2 - Muros de alvenaria de pedra

Fonte: Prefeitura de Rio Claro, Ano (2013).

Figura 3 – Muros de Gabião

Fonte: Linkedin, autor (a): Luciane Ferreira de Souza Gundim, publicação: 01/2016.

Figura 4 – (Muros de sacos de solo-cimento )

Fonte: Eng. Consultoria, Ano (2010).

4. Tipo de contenção a ser estudada

  •  Muro de Arrimo: são estruturas corridas de contenção necessárias em terrenos com inclinações, são contenções apoiadas em estruturas rasas ou profundas, possuindo vários tipos como: Gravidade, flexão, sem ou com contrafortes, são destinadas a conter o solo para não sofrer ruptura.

  • Terra Armada: é uma estrutura de aterro compactado que são reforçados com tiras metálicas ajudando o atrito do solo-armadura, cujo objetivo é atingir um acréscimo da capacidade de suporte do solo.

5. Comparações dos Muros de contenções

Muro de terra armada: A primeira fase do muro armado é a tratativa do solo regularizando e compactando, o solo tem a capacidade de reter a agua, para que não afetam a corrosão das armaduras é utilizado fitas metálicas em etapas, elas são de aço galvanizado e possui alta aderência a fogo, as fitas metálicas introduzidas no solo têm como função o travamento e inibir o cisalhamento do mesmo conforme  NBR 9286/201.

Figura 6 - Escoramento dos painéis e olhais.

Muro de Arrimo de concreto: Esse tipo de contenção é necessária para a estabilização das encostas, sendo essencial fazer um estudo do tipo de solo, a capacidade de suporte desse solo. É um muro que tem vantagem diminuir o volume da estrutura de arrimo e tem uma estabilidade garantida pelo peso do retro aterro e conforme as NBR6118, NBR11682, NBR9286 entre outras.

6. Estudo de Caso

        No desenvolvimento desta pesquisa serão avaliadas e acompanhadas obras residenciais e de viaduto, além da análise e estudo de vários outros tipos de contenção, buscando as características e os locais específicos, verificando se é viável a contenção escolhida e fatores que leva a determinado sistema a ser aplicado na obra, através de um processo de decisão e escolha, apresentando o custo por m² influenciando a decisão do tipo de contenção, além dos fatores físicos.

7. Custos considerados na construção dos muros de Contenção

        A estimativa dos custos de execução dos muros projetados foi feito com base nas informações e projetos apresentados por cada obra e pela busca e levantamento de outros materiais, não informados pelas empresas em estudo, buscando deixar o máximo possível detalhado e claro o orçamento de ambas as contenções, conforme tabela 1 e 2.

Tabela 01: Levantamento de custos do Muro em Concreto Armado.

Tabela 02: Levantamento de custos do Muro Terra Armada.

Gráfico 01: Variação de custo entre duas contenções.

        Após detalhar e verificar todos os materiais utilizados e o orçamento estimado obteve os custos reais para ambas as contenções, além de uma análise dos mesmos e algumas considerações pertinentes para uma melhor avaliação dos dados é visivelmente claro que a terra armada é uma contenção que apresenta valores mais acessíveis, analisando o custo por metro quadrado da terra armada nessa obra de R$819,42/m² e o custo por metro quadrado do muro de concreto armado de R$910,94/m², apesar de o muro de concreto armado apresentar menos de 4 metros de altura ele demonstra ser inviável financeiramente, pois o metro quadrado é bastante elevado, como mostra a tabela 1.

Tabela 03: custo construtivo por m³ de face de contenção. (Fonte SINAPE 2017)

8. Resultados e discussão.

        Após o estudo e análise de vários tipos de obra de contenção e as características e os locais presentes nessas obras chegamos à conclusão de que não havia um processo decisório muito claro por trás da escolha desse tipo de contenção para os locais específicos, ocorreu à necessidade em se fazer uma síntese das obras baseados nas variáveis possíveis dos locais, gerando um fluxograma capaz de dadas às características físicas, estruturais e operacionais das obras com o engenheiro poderia decidir qual seria a melhor opção para serem utilizadas nessas condições dadas da obra a ser executada, dependendo as características da obra e das contenções, isso leva a um acréscimo de grande importância no processo de decisão e escolha de estruturas aplicadas à especificidade do local.

Fluxograma 01: processo de decisão e escolha de estruturas aplicadas

9. Conclusão

Agradecimento

Agradecemos primeiramente à Deus pela força e coragem nesse longo caminho.

Agradecemos ao nosso orientador pela paciência e incentivo que tornaram possível a conclusão deste Artigo.

Agradecemos  à presença de todos que compartilharam conosco este momento tão importante na nossas vidas acadêmica e ao nossos pais e familiares (esposa, filho, marido e namorado).

Obrigado! 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com