TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura, Processo, Função e Forma como Categorias do Método Geográfico

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  2.416 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura, Processo, Função e Forma como Categorias do Método Geográfico.

Um conceito básico é que o espaço constitui uma realidade objetiva, um produto social em permanente processo de transformação. O espaço impõe sua própria realidade, por isso a sociedade não pode operar fora dele. Para estudar o espaço, cumpre preciso aprender a sua relação com a sociedade, pois é esta que dia a compreensão dos efeitos dos processos (tempo e mudança). A Sociedade especifica as noções de forma, função e estrutura, elementos fundamentais para a nossa compreensão da produção de espaço. 
Sempre que a sociedade sofre uma mudança, as forma ou objetos geográficos, assumem novas mudanças.

Definições
Forma - Refere-se ao arranjo ordenado de objetos, a um padrão. Tomada isoladamente, têm-se uma mera descrição de fenômeno ou de um de seus aspectos num dado instante do tempo. As formas são governadas pelo presente, e, portanto costuma ignorar o seu passado.
Função - Sugere uma tarefa ou uma atividade esperada de uma forma, pessoa ou instituição. 
Estrutura -Implica a inter-relação de todas as partes de um todo; o modo de organização ou construção.
Processo - Pode ser definido como uma ação contínua desenvolvendo-se em direção a um resultado qualquer, implicando conceitos de tempo e mudança. 

Um Ponto de Vista Holístico
O conceito de totalidade é uma construção válida na análise do contexto espacial. Como a totalidade é abrangente e complexo, cabe fragmentá-lo em suas partes para um exame mais restrito e concreto.
Forma, função e estrutura, acrescentando a idéia de processo, torna-se possível agir e reagir sobre os conteúdos desse espaço. Devem ser estudados concomitantemente e vistos como interagem para criar e moldar o espaço através do tempo.
Os conceitos de forma, função e estrutura podem ser usados como categorias primárias na compreensão da atual organização do espacial. É impossível analisar uma região ou área limitando-se a um desses conceitos.
Os quatro termos em conjunto, relacionados entre si, contraem uma base teórico-metodológico dos fenômenos espaciais em totalidade; não negligenciando as partes.

Elaboração dos Momentos
A história é uma totalidade em movimento, um processo dinâmico cujas partes colidem para produzir cada novo momento. O movimento da sociedade é sempre compreensivo a mudança ocorre a diferentes níveis e tempos: Economia, política, relações sociais, paisagem e a cultura mudam constantemente, cada um com sua velocidade e direção própria.
As categorias proporcionam melhor modelo de aprendizagem da história do homem. Sem função e estrutura, a forma perde sua historicidade. E segundo Oliveira, 1982, o tempo histórico deve ser reconhecido no estudo de qualquer totalidade em movimento.
Quando se estuda a organização espacial, esses conceitos são necessários para explicar como o espaço social está estruturado, como os homens organizam sua sociedade no espaço e como a concepção e o uso que o homem faz do espaço sofrem mudanças. A acumulação do tempo histórico permite-nos compreender a atual organização espacial.

A Durabilidade das Formas e seu impacto sobre o Movimento Social
A forma só se torna relevante quando a sociedade lhe confere um valor social. Tal valor relaciona-se com a estrutura social inerente ao período. Precisamos compreender a estrutura social em cada período para podermos acompanhar as transformações que as formas sofrem com o correr do tempo. O tempo é uma propriedade fundamental na relação entre forma, função e estrutura, pois é ele que indica o movimento do passado ao presente. Cada forma sobre a paisagem é criada como resposta a certas necessidades ou funções do presente.
Face à durabilidade das formas, a construção da paisagem converte-se um legado aos tempos futuros. Por isso, as transformações da sociedade são, em certa medida, limitadas e dirigidas pelas formas preexistentes.
As formas devem ser “lidas” horizontalmente, como um sistema querepresenta e serve às atuais estruturas e funções. E leitura vertical para datar cada forma pela sua origem e delinear na paisagem as diversas acumulações ao longo da história. 

Forma e Significação Social
Se a forma é primariamente um resultado, ela é também um fator social. Uma vez criada e usada na execução da função que lhe foi designada, a forma frequentemente permanece aguardando o próximo movimento dinâmico da sociedade, quando terá toda a probabilidade de ser chamada a cumprir uma nova função.

A Inseparabilidade Concreta e Conceitual das Categorias
Para compreender o espaço social em qualquer tempo, é fundamental tomar em conjunto a forma, função, estrutura como um conceito único. Não se pode analisar apenas com um ou dois desses conceitos.
Examinando Forma + Estrutura – Função = Perdemos a história da totalidade, porque função não se repete.
Estrutura + Função – Forma = Passado e Presente são suprimidos, a idéia de transformação se torna incapaz de projetar-se no futuro.
Forma + Função – Estrutura = Sociedade estática, sem impulso dominante; A estrutura dita a função.
As categorias analíticas que representam o movimento da totalidade, o que permitirá fragmentá-la e depois reconstruí-la.
Só o uso simultâneo das quatro categorias nos permitirá aprender a totalidade em seu movimento.

Referência

SANTOS, Milton. Espaço e Método. – 5 .ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008 120p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com