TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo Sobre As Práticas De Mensuração Do Custo da Qualidade Em Um Restaurante Da Cidade de Natal

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.378 Palavras (22 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 22

Um Estudo Sobre As Práticas De Mensuração Do Custo da Qualidade Em Um Restaurante Da Cidade de Natal

Tiago Henrique De Souza Echternacht Cintia Almeida

Resumo:

Os conceitos de Qualidade e Qualidade total difundiram-se com grande velocidade em todo mundo. A busca por novas práticas gerenciais no qual revolucionasse o pensamento administrativo, tornou-se pedra angular para a sobrevivência das organizações. A Gestão da Qualidade total buscou exatamente a melhoria progressiva dos produtos, serviços e desempenho da empresa, em todos os setores, acompanhada de gradativa redução de custos, eliminação de desperdícios, diminuição dos prazos de projeto, produção e atendimento, visando à satisfação do consumidor final, cumprindo assim seu papel junto à sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos de Qualidade, bem como demonstrar a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade e dos Custos da Qualidade. Finalmente, através de uma pesquisa qualitativa em um restaurante da região metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte), pretende-se analisar a relação de controle e mensuração dos recursos consumidos em qualidade pela empresa e seus reflexos no processo produtivo e os retornos obtidos dos investimentos em qualidade.

Área temática: Custos da Qualidade


Um estudo sobre as práticas de mensuração do custo da qualidade em um restaurante da cidade de natal

Tiago Henrique de Souza Echternacht (Universidade Federal da Paraíba - Brasil ) tiagoechternacht@gmail.com

Cíntia Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Brasil) cinttialmeida@oi.com.br

RESUMO

Os conceitos de Qualidade e Qualidade total difundiram-se com grande velocidade em todo mundo. A busca por novas práticas gerenciais no qual revolucionasse o pensamento administrativo, tornou-se pedra angular para a sobrevivência das organizações. A Gestão da Qualidade total buscou exatamente a melhoria progressiva dos produtos, serviços e desempenho da empresa, em todos os setores, acompanhada de gradativa redução de custos, eliminação de desperdícios, diminuição dos prazos de projeto, produção e atendimento, visando à satisfação do consumidor final, cumprindo assim seu papel junto à sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns conceitos de Qualidade, bem como demonstrar a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade e dos Custos da  Qualidade. Finalmente, através de uma pesquisa qualitativa em um restaurante da região metropolitana de Natal (Rio Grande do Norte), pretende-se analisar a relação de controle e mensuração dos recursos consumidos em qualidade pela empresa e seus reflexos no processo produtivo e os retornos obtidos dos investimentos em qualidade.

Palavras-Chaves: (Qualidade, Gestão da Qualidade, Custos da Qualidade) Àrea Temática: Custos da Qualidade

  1. INTRODUÇÃO

O dinamismo do ambiente competitivo e mudanças nas exigências dos consumidores impõem às empresas pressões para a busca da melhoria da qualidade em seus produtos, serviços e processos. Justificar os projetos de investimentos em qualidade; definir o valor que uma empresa estaria disponível a pagar pela qualidade de seus produtos; identificar os pontos que representam perdas maiores para a empresa; mensurar o prejuízo no resultado de uma organização em função da ausência de qualidade em seus produtos, serviços e processos organizacionais.

Todas essas necessidades básicas de uma organização reportam-se aos chamados Custos da Qualidade (Cost of Quality - COQ), que surgem como uma ferramenta para estabelecer metas e para avaliar o desempenho dos programas da qualidade a partir da adoção de modelos de gestão da qualidade. Neste sentido, a Gestão da Qualidade tem se tornado uma importante fonte de vantagem competitiva.

O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto a ser implementado com a finalidade de orientar cada parte da empresa para que execute de maneira correta e no tempo devido a sua tarefa. O mais aceito e adotado em todo mundo é estabelecido pelas normas da série ISO (Organização Internacional de Padronização), que cada vez mais estão sendo


implantadas nas empresas a fim de buscar continuamente a melhoria da qualidade. Porém esse processo de certificação da gestão da qualidade total é bem complexo e tem um custo bastante elevado. Muitas empresas investem em qualidade sem necessariamente almejar a uma certificação: algumas por terem uma visão de que a qualidade mantém a competitividade; outras pelo fato de cumprirem determinações legais, onde, devido ao ramo de atividade, há um nível maior de exigências por Órgãos Regulamentadores para que os seus produtos e/ou serviços devam estar de acordo com os padrões mínimos de qualidade.

Gastos com qualidade, no caso dos restaurantes, não é somente um atrativo para os clientes, mas existem determinações (principalmente da Vigilância Sanitária) quanto à qualidade que devem ser cumpridas, dentre elas: as instalações devem estar em perfeitas condições, que incluem a ambientação, acessibilidade, higiene, etc; controle de qualidade da água para consumo; controle integrado de pragas; higiene pessoal e uniformização dos funcionários; responsabilidade técnica que possa elaborar o Manual de Boas Práticas de produção, manipulação e de prestação de serviços na área de alimentos; adotar o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade); acompanhar o estado de saúde dos funcionários através de exames periódicos, entre outros.

Inserido nesse contexto, pode-se observar o quanto esse ramo de atividade está obrigado a ter gastos com qualidade. Sendo assim, a empresa que busca essa qualidade tende a alcançar uma melhoria contínua nos seus processos, satisfazendo ao seu cliente e mantendo- se competitiva no mercado. Contudo surge os seguintes questionamentos: Como são mensurados esses gastos? O gestor tem algum tipo de controle sobre eles? Qual o retorno que esses recursos consumidos com qualidade podem trazer à empresa no futuro?.

Na busca de respostas para estas questões procurou-se, neste trabalho, através dos conceitos da qualidade e da utilização dos custos da qualidade, fazer um diagnóstico das práticas de mensuração e controle dos custos da qualidade em um restaurante da cidade de Natal, através de uma pesquisa qualitativa. Com esse estudo, pretende-se contribuir, com práticas que visam a qualidade, proporcionando a maximização dos resultados (lucros) para as empresas, e a satisfação de seus clientes.

  1. CONCEITOS DE QUALIDADE

Atualmente, em todos os lugares e em todos os tipos de empresas e organizações estão preocupados com a qualidade. Mas é bem verdade que desde o surgimento do ser humano existe uma preocupação com a qualidade e com isso, o conceito de qualidade evoluiu ao longo de sua história sobre a terra. A palavra qualidade tem sido usada com um  significado amplo e genérico. Isso se dá por sua evolução no tempo e no foco, que é fortemente influenciada por precursores desses estudos sobre a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (288.5 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com