TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE PERMEABILIDADE DE UM LOCAL

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

TRABALHO DE HIDROLOGIA

Rafael Alves de Oliveira – 152578-1

Vinicius Avelino Silva – 159646-4


Engenharia Civil 6° Termo B
Prof. Ivan Fiorini

2014


ESTUDO DE PERMEABILIDADE DE UM LOCAL

LOCAL:
AV SAMPAIO VIDAL (VIA EXPRESSA) – ZONA SUL

Latitude:
-22.238703°

Longitude:
-49.937890°

Imagem Aérea:

[pic 4]

Estudos:
O objetivo desse trabalho foi o estudo da permeabilidade do local acima citado, o mesmo fica na Avenida Sampaio Vidal, prolongamento da zona sul conhecido como via expressa da cidade, ele interliga a Zona Sul ao Centro dá cidade em apenas 10 a 15 minutos. A via é muito movimentada e utilizada nos horários de “pico” para transbordo rápido das pessoas que trabalham em outras áreas da cidade.


FOTOS DO LOCAL ESTUDADO

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SOBRE O LOCAL

Nas fotos acima mostradas do local estudados, foi observado o tamanho de sua via e sua declividade do terreno natural. O principal trajeto de águas pluviais, e a distancia entre bocas de lobo para recolher água das precipitações. O local se trata de um ponto muito baixo da cidade, onde ao ver em uma imagem mostra o tamanho do buraco que se encontra próximo a calçada. Os principais esgotos da cidade cortam essa via passando por tubulações abaixo da via, onde muitas vezes os problemas de pavimentação que vemos na imagens são devida as infiltrações e falta de drenagem que cerca o local. Nos dias de chuva as enchentes nesse local é muito grande pois toda as águas dos bairros acima corre em sua direção devido a sua cota mais baixa, e o seu sistema de águas pluviais são muito fraco e não suporta uma pequena chuva muito extensa, transformando a via que seria expressa em pista lenta, pois muitos motorista tem medo de atravessar a via com suas enchentes. É observada a falta do verde próximo a via, onde o mesmo só é visto nas margens do vale, as vias de acesso para os pedestre são todas de concreto e não contem nenhum tipo de camada verde ou mesmo algumas arvores.


NOVAS SOLUÇÕES PARA O LOCAL

Primeiramente vamos tratar a falta de arvore na área analisada com mais prioridade, ao observamos a foto aérea do local podemos ver que as únicas árvores são próximas ao relevo, uma das principais mudanças para toda a área que afeta o local estudado seria o plantio de arvores em pelo menos uma arvore para cada casa da rua, e nas vias de acesso uma a cada 10 metros já seria o bastante para a melhoria em questão ao verde e permeabilidade e ao mesmo controle de erosão que futura possa ter na cota mais baixa da via. Outro ponto importante que podemos observar que todo o curso d’água vai correr para a cota mais baixa, e pelo que percebemos nas imagens e analisando pessoalmente podemos observar a falta de bocas de lobo e sistemas de águas pluviais, como se trata de uma inclinação muito grande deveria existir mais bocas de lobo para esta fazendo a capitação dessas águas, na cota mais baixa como observamos existe apenas duas bocas de lobo para fazer toda a capitação da água que ali chega, mais o correto seria nas subidas bocas de lobas duplas e nesse ponto mais baixo uma boca de lobo tripla, não só no canto da via como no seu eixo também. Em relação as suas vias de passeio para pedestre seria interessante acrescentar um pouco mais de verde para aumentar a permeabilidade do solo, de tal maneira seria utilizar as calçadas ecológicas que tem por objetivo o aumento da permeabilidade do solo para que o solo ali saturado possa levar essas águas para seu lençol freático ou mesmo uma nova idéia de escoamento. O papel principal da população nesse caso seria a conscientização e não realizar mais a poluição da via com qualquer tipo de lixo que possa esta entupindo as vias de drenagem da água, sendo assim com as medidas acima tomadas a via estará totalmente preparada para uma boa permeabilidade das precipitações e outros a fim, o papel da prefeitura seria a conservação da via e manter um sistema de tratamento de esgoto para que o mesmo não possa mais correr a céu aberto nos pontos de cota mais baixa. Com todas as medidas acima tomadas e com a conscientização da população a via estará preparada para enfrentar as chuvas que hoje ela enfrente e não consegue suportar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (925.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com