TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO SOBRE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE PARTICULADOS E MELHORIA OPERACIONAL NA DESCARGA DO VIRADOR DE VAGÕES

Por:   •  20/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.991 Palavras (16 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 16

ESTUDO SOBRE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE PARTICULADOS E MELHORIA OPERACIONAL NA DESCARGA DO VIRADOR DE VAGÕES

STUDY ON REDUCING PARTICULATE EMISSION OPERATIONAL IMPROVEMENTS DISCHARGE IN CARDUMPERS

Tacio Rosseto Chagas

Raphael Pereira

Resumo: A emissão de particulados é um agravante no ciclo operacional de uma mineradora, que não apenas prejudica o meio ambiente, mas paralisa as operações causando prejuízos em vários aspectos. Este trabalho objetiva apresentar um projeto criado através do ciclo do PDCA e suas ferramentas, para solucionar interrupções na operação devido a emissão de particulados. Por meio do PDCA, pretende-se planejar, executar, verificar, acionar e diagnosticar as possíveis causas que afetam o processo. As mesmas estão apresentadas através do diagrama Ishikawa, uma ferramenta para o gerenciamento e o controle da qualidade em diversos processos. O plano de ação 5W2H propõe aos gestores um meio de controlar as causas identificadas durante a operação na descarga do virador de vagões. Com dados coletados, análise de emissões diárias e entrevista de campo com funcionários utilizou se a metodologia escolhida para garantir a redução significativa na emissão de particulados e paradas consequentes na operação. Assim, através dos resultados obteve-se Por fim, como conclusão a implementação de um dispositivo capaz de conter os particulados durante a operação da descarga e reduzir o tempo de paralização da operação.

Palavras-chave: 5W2H. PDCA. Ishikawa. Particulados.

Abstract: The emission of particulates is an aggravating factor in the operational cycle of a mining company, which not only damages the environment, but paralyzes the operations causing damages in several aspects. This work aims to present a project created through the PDCA cycle and its tools to solve interruptions in the operation due to the emission of particulates. Through the PDCA, it is intended to plan, execute, verify, trigger and diagnose the possible causes that affect the process. They are presented through the Ishikawa diagram, a tool for managing and controlling quality in several processes. The 5W2H action plan proposes to managers a means of controlling the causes identified during the unloading operation of the wagon wheel. With data collected, analysis of daily emissions and field interview with employees used the chosen methodology to guarantee the significant reduction in the emission of particles and consequent stops in the operation. Thus, through the results it was obtained Finally, as a conclusion the implementation of a device capable of containing the particulates during the discharge operation and reduce the time of paralysis of the operation.

Keywords: 5W2H. PDCA. Ishikawa. Particulates.

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o aumento da produção do minério de ferro subiu espetacularmente, considerando em 1996, pouco antes da Vale ser privatizada, a produção anual chegava a 130 milhões de toneladas de minério de ferro. Em 2015, bem depois de sua privatização, a vale superou a marca dos 346 milhões de toneladas. Mesmo com o mercado em baixa atualmente, devido grande demanda de oferta do produto e a desaceleração da economia chinesa, a Vale vem superando todos os recordes de produção, minimizando as perdas pelo baixo preço atual da tonelada do minério (NASSIF, 2016).         

Com o aumento da produção, vieram as perdas operacionais, sendo uma delas o excesso de particulados no setor dos viradores de vagões. A supervisão descarga dos viradores é composta por cinco viradores de vagões. Eles realizam o descarregamento do minério de ferro (hematita, itabirita, magnetita e pirita), insumos (calcário e antracito) e pelotas. Esses materiais ao serem descarregados, emitem grande quantidade de particulados no ar, e o sistema de aspersão do virador tornou-se ineficiente, paralisando a descarga e sendo necessário o uso de caminhões pipa e auxiliares com mangueiras para conter os particulados e prosseguir com a operação do virador. Para diminuir a emissão de particulados, reduzir custos operacionais e evitar paralizações na descarga, a supervisão dos viradores de vagões adicionou no equipamento do virador número quatro (4) dois dispositivos de aspersão na parte traseira, onde havia ineficiência do sistema de aspersão projetado.

A proposta do trabalho é reduzir a emissão de particulados no virador e diminuir pela metade o tempo de paralisação na descarga dos materiais com excesso de particulados.

Assim, o objetivo geral deste trabalho foi executar um plano de ação através do ciclo do PDCA, utilizando as ferramentas envolvidas como Análise de Pareto, Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, dos Cinco Porquês, QCAMS e a ferramenta 5W2H para a solução do problema na área do virador de vagões em Vitória, no estado do Espírito Santo.

2 CONCEITUALIZAÇÃO TEÓRICA

2.1 A DEFINIÇÃO DE MATERIAL PARTICULADO

O material particulado é considerado um tipo de poluente atmosférico, formado por substâncias sólidas e líquidas emitidas por fontes naturais ou formadas na atmosfera. Esse material varia de acordo com o tamanho (media pela unidade “µm” que significa micrômetro), morfologia, composição química e propriedades físicas.

As partículas grossas resultam principalmente da desintegração de grandes partículas, sendo causadas por emissões naturais, como erupções vulcânicas e ressuspensão do solo em áreas sem cobertura vegetal ou podem ter origem antropogênica, como o cultivo da terra e atividades de mineração.

A composição das partículas é similar àquela da crosta terrestre, com alta concentração de alumínio, ferro, cálcio, silício e oxigênio na forma de óxidos e silicatos, ou mesmo alcalinas, devido à presença de carbonato de cálcio. As partículas finas, formam-se principalmente por meio de reações químicas ou a partir da coagulação de espécies ainda menores. O conteúdo orgânico médio é geralmente maior para as partículas finas que para as grossas. Por exemplo, a queima incompleta de combustíveis fósseis produz muitas partículas pequenas de fuligem, na maioria pequenos cristais de carbono elementar. Outras partículas finas suspensas importantes na atmosfera são os compostos inorgânicos de enxofre e nitrogênio (MAGALHÃES, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (655.8 Kb)   docx (226.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com