TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDOS TÉCNICOS DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOS MOTAS

Por:   •  31/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 11

ESTUDOS TÉCNICOS DE DISPONIBILIDADE HÍDRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DOS MOTAS

2017


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        HISTÓRICO DO MUNíCIPIO        3

2.1        FINALIDADE        6

2.2        COORDENADA        6

3        ESTUDO POPULACIONAL        7

3.1        SÉRIE HISTÓRICA POPULACIONAL        7

3.2        TAXAS DE CRESCIMENTO        9

3.2.1        Método Aritmético        9

3.2.2        Método Geométrico        10

3.3        EVOLUÇÃO POPULACIONAL ADOTADA        10

3.4        CONSUMO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA        11

3.5        CONSUMO SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA        11

3.6        CONSUMO TOTAL        12

4        ESTUDOS HIDROLÓGICOS        13

4.1        ÁREA E DELIMITAÇÃO DA BACIA        13

4.1.1        Dados obtidos do site SigRH        14

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        15


  1. INTRODUÇÃO

Com previsão para melhor atender o abastecimento público do município de Aparecida/SP, houve a necessidade de realizar estudos hidráulicos e hidrológicos objetivando compreender a disponibilidade hídrica da bacia do ribeirão dos Mottas e propor um novo ponto de captação de água para o abastecimento público do município.

O Ribeirão dos Mottas servirá como uma fonte alternativa de abastecimento público para o Município de Aparecida devido a sua vazão ser consideravelmente satisfatória e a qualidade do manancial ser superior ao do rio Paraíba do Sul, rio onde atualmente à captação para o abastecimento público do município.

O intuito do estudo é apresentar a vazão no Ribeirão dos Mottas comprovando sua capacidade hídrica para abastecer o município, desta maneira, demonstrar tecnicamente se é possível utilizar esta reservação para abastecer o município.


  1. HISTÓRICO DO MUNÍCIPIO

O município de Aparecida apresenta uma área de unidade territorial equivalente a 121.076 km² (IBGE, 2010), estando inserido na mesorregião Vale Paraíba Paulista e microrregião de Guaratinguetá, Estado de São Paulo que por sua vez pertence à região sudeste brasileira.

Aparecida encontra-se situada entre as planícies da várzea do rio Paraíba do Sul ao norte e o Planalto Paraitinga-Paraibuna ao sul. Sua área urbana encontra-se a 550 m de altitude em relação ao nível do mar e as maiores altitudes chegam a 1.000 metros nas cabeceiras das bacias urbanas, na divisa com a bacia do ribeirão dos Mottas (exclusivamente rural). Os municípios limítrofes são: Potim a norte, Lagoinha a sul, Guaratinguetá a leste e Roseira a oeste (Figura 1).

A bacia do ribeirão dos Mottas nasce na Serra Quebra Cangalha à aproximadamente 1.000 m de altitude e atravessa a área predominantemente rural até desaguar no rio Paraíba do Sul, no município de Guaratinguetá (Figura 2). Ressalta-se que a bacia serve de divisa com os municípios de Roseira, Lagoinha e Guaratinguetá. A área total de contribuição da bacia é de aproximadamente 100 km² até a divisa do município de Aparecida com o município de Guaratinguetá, porém, considerando a área em estudo a Represa dos Mottas, a área de contribuição da bacia considerada é de aproximadamente 78,15 km².

Aparecida é um município que fez parte da história do país, pois foi nas águas do rio Paraíba do Sul, onde foi encontrada a imagem da Santa, de Nossa Senhora de Aparecida, com esse grande encontro, o município passou a se desenvolver e crescer, devido ao grande número de visitantes (romeiros e turistas) que passaram a visitar o local onde a Santa foi encontrada, bem como a Basílica dentro do Santuário Nacional, sendo este o maior da América Latina.

Em virtude a tantos acontecimentos no município, e ao seu desenvolvimento e crescimento populacional, bem como atrativos turísticos, constatou-se que a atual fonte de captação de água para abastecimento público não tem sido o suficiente para suprir a demanda. Mediante a este fato, o presente estudo apresentará o dimensionamento da bacia, os cálculos do barramento e do ponto de captação pretendido, assim como os estudos e materiais necessários de acordo com as normas e exigências vigentes do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE, 2008).

Nesta bacia encontra-se instalada a barragem construída na década de 60 pelo DAEE, devido às constantes inundações que ocorriam no município de Guaratinguetá, localizado a jusante da mesma. Este reservatório foi implantado exclusivamente para controle de cheias da região. Nota-se a localização da barragem na Figura 2.

[pic 1]

Figura 3 – Barragem no ribeirão dos Mottas.

  1. FINALIDADE

Elaborar o estudo hidrológico e hidráulico com a finalidade de avaliar a disponibilidade hídrica do barramento do ribeirão dos Mottas, no município de Aparecida, afim de substituir e/ou ter como alternativa um novo local de captação de água para consumo humano, com melhor qualidade. Atualmente o município carpa água do rio Paraíba do Sul.

  1. COORDENADA

O ponto em estudo está localizado nas seguintes coordenadas UTM:

Latitude – 477.553,56 m E;

Longitude – 7.468.923,40 m S.

  1. ESTUDO POPULACIONAL

A demanda pelos serviços de abastecimento de água é calculada em função do crescimento populacional. Nesse sentido, a presente seção apresenta a projeção populacional para o município de Aparecida, considerando o horizonte de planejamento de 20 anos.

A projeção populacional tem como objetivo determinar a população a atender com os serviços de abastecimento no horizonte de planejamento. Embora seja um exercício sobre o futuro, influenciado por inúmeras variáveis - políticas, econômicas, sociais, recursos naturais disponíveis etc.-, a projeção populacional do município foi realizada de forma consistente a partir de hipóteses embasadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (286.5 Kb)   docx (125.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com