TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Do Estudo De Inventário Hidrelétrico Da Bacia Hidrográfica E Do Estudo De Viabilidade Técnico-Econômica

Por:   •  24/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.053 Palavras (17 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Câmpus Curitiba

ET7ED - Geração de Energia

[pic 2]


USINA HIDRELÉTRICA

ETAPAS DO ESTUDO DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICO-ECONÔMICA

Almir Rogerio Flausino Morais

Mateus Toledo Melo de Azevedo

Milena Namie Tanioka

Sara Rodrigues Ferreira

Curitiba

08/2021


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        2

ESTUDO DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO        3

2.1 PLANEJAMENTO DO ESTUDO        3

2.2 ESTUDOS PRELIMINARES        7

2.2.1 Coleta de dados e estudos diversos        7

2.2.2 Usos Múltiplos da Água        8

2.3 ESTUDOS FINAIS        8

2.4 AVALIAÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA        10

ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E FINANCEIRA        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO        14


  1. INTRODUÇÃO

Aproveitamentos hidrelétricos utilizam grandes quantidades de recursos hídricos, de forma não-consuntiva. Sendo um dos usuários da água, ao setor de energia cabe o compromisso de planejar a utilização desse recurso de forma eficiente, racional e otimizada. A implantação de uma usina hidrelétrica envolve diversos aspectos legais e institucionais, abrangendo diversos órgãos governamentais e a participação de diversos agentes.

Há três tipos de aproveitamentos hidrelétricos, e todos eles necessitam de uma outorga de direito de uso da água. As instalações podem ser: Usinas hidrelétricas (UHE) – instalações com potência superior a 30 MW; Pequenas centrais hidrelétricas (PCH) – instalações com potência entre 1 e 30 MW; e Micro-centrais hidrelétricas (MCH) ou centrais geradoras hidrelétricas (CGH): instalações com potência inferior a 1 MW, não requerendo concessão da Aneel, somente registro.

A implantação de um aproveitamento hidrelétrico começa com as etapas de estudos e projetos sendo essas:

ESTIMATIVA DO POTENCIAL HIDRELÉTRICO - etapa dos estudos em que se faz uma análise preliminar das características da bacia hidrográfica, especialmente quanto aos aspectos topográficos, hidrológicos, geológicos e ambientais, para se verificar a propensão da bacia para geração de energia elétrica.

ESTUDOS DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO - etapa em que se define o potencial hidrelétrico da bacia hidrográfica e se determina a melhor divisão de queda, através da identificação dos aproveitamentos que possibilite o máximo de energia, ao menor custo e com o mínimo impacto ao meio ambiente.

ESTUDOS DE VIABILIDADE - etapa que estabelece a visão global de um aproveitamento, da divisão de queda selecionada na etapa anterior, tendo como objetivo a otimização técnico-econômica e ambiental e a obtenção de seus benefícios e custos associados.

PROJETO BÁSICO - etapa em que se detalha o aproveitamento concebido nos Estudos de Viabilidade para se definir precisamente as características técnicas do projeto, as especificações técnicas das obras civis e equipamentos eletromecânicos, bem como programas sócio-ambientais.

PROJETO EXECUTIVO - etapa em que se realiza a elaboração dos desenhos de detalhamento das obras civis e dos equipamentos eletromecânicos, indispensáveis para a execução da obra e para a montagem dos equipamentos. É nessa etapa em que são tomadas todas as medidas pertinentes à implantação do reservatório.

Será o escopo deste trabalho as etapas para a realização do Estudo de Inventário Hidrelétrico e do Estudo de Viabilidade.

  1. ESTUDO DE INVENTÁRIO HIDRELÉTRICO

 No Estudo de Inventário do Potencial Hidrelétrico de bacias hidrográficas são efetuados vários levantamentos de dados e consistências de informações hidrológicas que sustentam a escolha do aproveitamento ótimo do potencial hidrelétrico da bacia. Essa análise é feita principalmente com base em dados secundários, informações de campo, e é pautada em estudos básicos hidrometeorológicos, energéticos, geológicos, ambientais e outros usos de água. Dele irá decorrer um conjunto de aproveitamentos, suas principais características, estimativas de custo, índices custo-benefício e índices ambientais.

O Estudo de Inventário Hidrelétrico é feito em quatro fases:

2.1 PLANEJAMENTO DO ESTUDO

Nessa etapa inicial é feito o planejamento e a organização das atividades do Estudo de Inventário, sendo o seu objetivo programar as etapas seguintes do Estudo de Inventário, onde serão especificados os levantamentos e estudos necessários e uma estimativa de seu custo e duração. Do planejamento resultará um relatório gerencial contendo o cronograma do programa de trabalho a executar e os custos.

Os trabalhos desenvolvidos na etapa de planejamento são condicionados a parâmetros, fatores e restrições já conhecidos. Em áreas bem conhecidas, esse trabalho se fundamenta principalmente em referências bibliográficas e documentais, que são obtidas junto a entidades governamentais e privadas. Os trabalhos de campo são rápidos e visam basicamente a coleta e confirmação dessas informações já disponíveis. Já em áreas pouco conhecidas, a falta de informações pode demandar uma pesquisa de campo mais detalhada para se ter uma melhor precisão dos resultados. Tendo em vista o estabelecimento de um canal de comunicação, os estudos desenvolvidos nessa etapa devem ser comunicados aos órgãos ambientais e de recursos hídricos, bem como para os Comitês, associações ou outras instituições relacionadas com o gerenciamento de recursos hídricos, descrevendo as atividades, análises e prospecções a serem realizadas na bacia e seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (262.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com