TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: BACIA DE DETENÇÃO DO CONDOMINIO RESIDENCIAL VILLA DE LEON

Por:   •  10/4/2021  •  Monografia  •  4.105 Palavras (17 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO

JOÃO GABRIEL BISPO BATISTA

ESTUDO DE CASO: BACIA DE DETENÇÃO DO CONDOMINIO RESIDENCIAL VILLA DE LEON

BAURU

2018


JOÃO GABRIEL BISPO BATISTA

ESTUDO DE CASO: BACIA DE RETENÇÃO DO CONDOMINIO RESIDENCIAL VILLA DE LEON

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade do Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil, sob orientação do Prof. Esp. Antonio Marcos Galvez Serra.

BAURU

2017


 

João Gabriel Bispo Batista

S5555e          

 Estudo De Caso: Bacia De Detenção Do Condominio Residencial Villa De Leon/ João Gabriel Bispo Batista. -- 2018.

...f. : il.  

Orientador: Prof. Esp. Antonio Marcos Galvez Serra.

Coorientador: Prof.ª M.ª Fabiana Costa Munhoz Ferraz

 

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sagrado Coração - Bauru – SP.

 

1. ......................... 2.................... 3. ............................... 4. ..................................... I. Daré, Carlos Alberto Neme. II. Ferraz,  Fabiana Costa Munhoz. III. Título. 


JOÃO GABRIEL BISPO BATISTA

 

 

 

ESTUDO DE CASO: BACIA DE RETENÇÃO DO CONDOMINIO RESIDENCIAL VILLA DE LEON

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas da Universidade do Sagrado Coração, como parte dos requisitos para obtenção do título de bacharel em Engenharia Civil, sob orientação do Prof. Esp. Antonio Marcos Galvez Serra.

 

 

 

Bauru, “dia” de “mês” de 2018.

 

Banca examinadora:

 

________________________________

Prof. M.e

Universidade do Sagrado Coração

 

 

________________________________

Prof. M.e

Universidade do Sagrado Coração

 

________________________________

Prof. M.e


AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus pela força e vida a mim concedida. Agradeço a todos meus familiares que sempre me auxiliaram e apoiaram em diversos momentos, em especial aos meus pais e avós.

Agradeço a todos os meus colegas de faculdade com que dividi muitas preocupações, mas que também compartilhei momentos que levarei sempre na memória. Aos demais amigos que estão sempre comigo e que me auxiliaram muito para este trabalho ser concluído. Não poderia deixar de agradecer a minha namorada, Catarina Parenquine, por toda ajuda, companheirismo e carinho.

 Agradeço também aos meus professores e funcionários da universidade, onde durante todo o período que estive, compartilharam seus conhecimentos e suas experiências, contribuindo – e muito – para o meu aprendizado.

E por último, agradeço ao meu orientador Prof. Esp. Antonio Marcos Galvez Serra, pela atenção, respaldo e criticas, mas principalmente por compartilhar seus conhecimentos contribuindo para minha formação acadêmica, profissional e pessoal.


RESUMO

 

Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso do sistema de drenagem

Palavras-chave:


1        INTRODUÇÃO

O problema da drenagem urbana, no Brasil, vem se destacando nas ultimas décadas, alguns dos fatores impactantes é crescimento desorganizado das áreas urbanas e uma deficiência no planejamento de bacias hidrográficas eficientes. Essa extensa ocupação do solo junto ao auxilio de regras e leis mal formuladas acarretam graves impactos ambientais, como a erosão do solo, poluição, assoreamento dos corpos hídricos e aumento da impermeabilização do solo. (OTTONI; ROSIN; FOLONI, 2018).

O desenvolvimento urbano começou a se intensificar na segunda metade do século vinte, concentrando grandes quantidades de pessoas em espaços insuficientes. Essa falta de controle do espaço urbano produziu um efeito de demanda sobre a infraestrutura hídrica. (TUCCI, 2005).

A drenagem convencional é aquela que se utiliza em obras de engenharia, como caixas coletoras e galerias, para canalizar o escoamento superficial para um trecho a jusante do curso de água. Já a drenagem sustentável é aquela que não tem como objetivo canalizar esse escoamento superficial, e sim tratar esse o escoamento excedente em uma área próxima, sem dispensa-la para outra área. (CANHOLI, 2005).

Gerenciamento de águas pluviais devesse levar em conta muitos fatores importantes para dimensionamento, entre eles a proteção a erosões, geologia e a topografia da área e diminuição das inundações das áreas urbanas (BOTELHO, 1998).

Segundo Canholi (2005) existe métodos muito uteis na macrodrenagem, através de medidas estruturais e não estruturais. As medidas estruturais são obras que visam á correção e/ou prevenção dos problemas decorrentes das enchentes. E as medidas não estruturais “[...] aquelas que se procura reduzir os danos ou as consequências das inundações, não por meio de obras, mas pela introdução de normas, regulamentos e programas [...]”.

Seguindo o modelo de drenagem convencional e utilizando medidas estruturais para conter inundações através de canalização, travessias, desvio de escoamento e reservatórios de detenção, este trabalho analisa um modelo de drenagem executada no loteamento Villa de Leon, no município de Piratininga. 
2        OBJETIVOS

        Os objetivos da pesquisa são classificados como objetivos gerais e objetivos específicos e estão descritos a seguir.

2.1        OBJETIVOS GERAIS

        O objetivo principal do trabalho é analisar as vantagens do método de drenagem utilizado no loteamento Villa de Leon através da construção de uma bacia de detenção para controle de inundações e melhoria da qualidade da água no córrego a jusante do loteamento. E analisar o comportamento do córrego.  

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        Após coleta de dados e realização de estudos hidrológicos, em conjunto com um estudo de verificação de plano de drenagem, os objetivos específicos serão divididos nas seguintes partes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (421.3 Kb)   docx (580 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com