TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO 01- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE

Por:   •  4/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

EXPERIMENTO 01- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: DENSIDADE E VISCOSIDADE

Bruno Santos Aguiar

202033940006

Kariny Sousa da Silva

202033940001

Leilane de Jesus dos Anjos

202033940025

Leonardo Franca da Cruz

202033940010

Raissa Stephany Teixeira Paiva

202033940003

Faculdade de Engenharia Elétrica Turma de 2020 Professora: Josenaide Pereira do Nascimento Experimento realizado em: 12/07/2021 Entregue: 19/07/2021

TUCURUÍ 2021

RESUMO

A partir de obter conhecimento em relação às propriedades físico-químicas dos materiais e substâncias, o relatório de que se trata traz uma abordagem sobre os experimentos a respeito da densidade e viscosidade de alguns materiais. Assim, tomando como base tal relevância foi efetuado o experimento no qual se encontrou a densidade dos líquidos: água destilada, solução saturada de NaCl e a solução glicerina/água e a densidade dos sólidos: A e B, e a viscosidade da água destilada, solução saturada de NaCl e a solução glicerina/água. Através dos procedimentos efetuados foram encontradas as respectivas características dos materiais citados.

Palavra-chave: densidade dos líquidos, densidade dos sólidos, viscosidade dos líquidos

  1. INTRODUÇÃO

Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. Para a mensuração da densidade de um liquido ou material é necessário saber o volume e a massa, também é de extrema importância compreender como ocorre a variação de volume e automaticamente de densidade quando aumenta ou diminui a sua temperatura. Ao aumentar a temperatura o volume também aumenta, diminuindo sua densidade. A mesma será calculada pela fórmula: (ρ=m/V).

A viscosidade define-se como a persistência ao movimento e sua fluidez. Nesse experimento foram calculadas as viscosidades de duas substancias comparando-as com a da água que já é definida mais precisamente de acordo com sua temperatura. A viscosidade de outras soluções são calculadas a partir da equação:(μ=μ H 2O .(t . ρ )/tH 2O . ρH 2O).

  1. Objetivos

Medir a densidade de diferentes líquidos e de um metal. Calcular a viscosidade absoluta desses líquidos utilizando a viscosidade tabelada da água como referencial.

  1. PARTE EXPERIMENTAL – PROCEDIMETOS

O experimento realizado foi dividido em três etapas: primeira foi realizado o processo para se encontrar a densidade dos líquidos, depois a densidade dos sólidos e por último a viscosidade dos líquidos.

  1. Densidade de líquidos

Inicialmente foi pesado em uma balança analítica, já calibrada, um balão volumétrico vazio de 100 ml, que foi seco a temperatura ambiente. Logo após a pesagem da vidraria, de maneira individual foi inserido no balão volumétrico e posteriormente realizado a pesagem de três líquidos na seguinte ordem: água destilada, solução saturada de NaCl e solução de glicerina: água na proporção 2:1. Ao realizar o processor de inserir os respectivos líquidos individualmente dentro da vidraria manteve-se as soluções sempre 1 cm abaixo do menisco, sendo utilizado uma pipeta de Pasteur para terminar de realizar o preenchimento do volume da vidraria.

Após a pesagem de cada liquido, os mesmos foram transferidos para um béquer e com o auxílio de um termômetro foi se possível realizar a medição de temperatura.

  1. Densidade de sólidos

Para a realização dessa etapa do experimento, primeiramente foi pesado em uma balança analítica, já calibrada, um prato relógio onde serão colocados de maneira separada dois sólidos um sólido “A” e um sólido “B”, com o prato relógio dentro da balança foi aplicado nele procedimento de Tara. Após ser desprezado o peso do prato relógio foi colocado nele 10 g de um sólido “A” e realizado a sua pesagem.

Posteriormente em uma proveta de 25 ml foi inserido 14 ml de água da torneira e com o auxílio de uma pipeta de Pasteur foi acrescentado água na proveta até que ela atingisse a marca de 15 ml. Em seguida, com muito cuidado, foi transferida para dentro da proveta o sólido “A”, após o sólido estar totalmente submergido e sem quaisquer vestígios de bolhas de ar foi realizado novamente a verificação do menisco que passou a medir 18 ml. Em seguida a após a verificação do menisco foi descartado a água e retirado o sólido de dentro da proveta que posteriormente foi secado e guardado.

O mesmo procedimento descrito anteriormente ocorreu com o sólido “B”, mas ao realizar a verificação do menisco com o sólido inserido dentro da proveta obteve-se um volume

entre 15,5 e 16 ml, para se obter um único volume foi retirado a média central que teve como resultado 15,75 ml.

  1. Viscosidade de líquidos

A princípio foi lavado três vezes uma seringa plástica sem êmbolo com água da torneira, após a lavagem a seringa foi sacudida de maneira a ficar o mais seco possível e colocada em um suporte. Posteriormente foi inserido em uma proveta 10 ml de água destilada em seguida a solução presente dentro da proveta foi adicionado a seringa que se encontrava no suporte usando o dedo para obstruir a ponta da seringa evitando assim que o liquido saísse.

Colocou-se um béquer abaixo da seringa e com o auxílio de um cronometro, já zerado, foi feito a contagem em segundo do escoamento da solução no momento em que foi retirado o dedo da ponta da seringa até o instante em que o escoamento do liquido terminasse, restando apenas uma gota na ponta da seringa que foi desprezada. Logo após a cronometragem do escoamento da água destilada, foi realizado mais duas vezes o mesmo procedimento com o mesmo liquido utilizado, em seguida após fazer a repetição três vezes do procedimento foi colocado um termômetro no béquer para fazer a verificação de temperatura do liquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (634 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com