TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO - PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 2

CENSL

2018

Relatório de Química

Propriedades coligativas: Experimento

Conceito

Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto. Existem quatro dessas propriedades, sendo que uma delas é a Osmoscopia. O fenômeno da osmose acontece quando colocamos duas substâncias em contato com uma membrana semipermeável (ou parede porosa) entre elas, ocorrendo, assim, a difusão do solvente de uma substância para a outra de modo espontâneo.

Na osmose sempre ocorre a passagem do solvente (geralmente a água) da solução mais diluída para a mais concentrada (ou menos diluída). A osmose é um fenômeno muito comum no cotidiano. Por exemplo, uma prática comum usada para conservar carnes é salgá-la. Nesse caso, o meio externo está mais concentrado (por causa do sal) e o meio interno (interior das células da carne) está menos concentrado, por isso ocorre a saída de água das células de micro-organismos que poderiam causar a deterioração da carne. Assim, ela permanece conservada por mais tempo.

Experimento I

Materiais utilizados no experimento:

1 batata média cortada ao meio

Sal

Açúcar

2 colheres de sopa

1 colher de sobremesa

Como fazer:

Primeiramente cortamos a batata ao meio, logo após fizemos 1 furo no centro de cada batata com a colher de sobremesa, deixando assim um espaço para realizarmos o próximo passo que é colocar uma colher de sopa de sal em uma batata e colocar uma colher de sopa de açúcar na outra batata. Espere de 40 à 60 minutos.

O que aconteceu:

Logo após do tempo determinado, as metades das batatas, simultaneamente, ficaram mais moles, e o principal, nos centros das batatas onde colocamos os solutos (Sal e AÇUCAR), virou líquido, em ambas.

Porque isso aconteceu?

Nesse experimento podemos observar que a água que continha nas células das batatas, atravessaram as membranas semipermeáveis, para o lado mais concentrado , ou seja, onde foi colocado o soluto não volátil- sal e açúcar. Tratando a amostra de como a propriedade coligativa osmótica ocorre.

II Experimento

Materiais utilizados no experimento:

2 ovos

2 copos transparentes

Água

Sal

1 colher de sopa

Como fazer:

Colocamos água nos mesmos níveis nos dois recipientes, e um colocamos o ovo somente, e no outro adicionamos de 3 à 4 colheres de sopa de sal e misturamos, em seguida adicionamos o ovo.

O que aconteceu:

Quando colocamos o ovo no primeiro recipiente com água ele afundou imediatamente, já no segundo copo, com adição do sal, ao colocar o ovo ele acaba boiando.

Porque isso aconteceu?

No primeiro recipiente a água não sofreu adição do soluto, assim sua densidade estava menor e estável, por isso o ovo afundou, pois a sua densidade era maior que a da água.  Já no segundo, ao ser adicionado o sal, a densidade da água aumenta com a sua junção com o soluto, não deixando o ovo afundar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com