TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

Por:   •  4/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.153 Palavras (9 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 9

EXPERIMENTO: ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E A LEI DE OHM

MATERIAL UTILIZADO:

Matriz de pontos;

Resistores com código de cores (R1 = 24 KΩ, R2 = 5,6 KΩ, R3 = 3,6 KΩ);

Multímetro digital (Voltímetro, Amperímetro e Ohmímetro);

Fonte de Alimentação de Corrente Contínua;

Cabos (banana/banana);

Lápis 6B;

Clips;

Folha sulfite.

OBJETIVOS:

Ler o valor nominal de cada resistor através do código de cores;

Medir as resistências equivalentes das associações;

Verificar a Lei de Ohn para resistores.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 MEDIDA DAS RESISTÊNCIAS INDIVIDUAIS

Foi verificado a tabela de código de cores (figura 1) para saber o valor nominal de cada resistor (figura 2), e, em seguida, anotado. Após verificado o valor nominal, usou-se o multímetro digital (figura 3) e dois cabos banana/banana (figura 4) para medir as resistências. Foi conectado o cabo banana/banana vermelho no terminal +AVΩ e o cabo banana/banana preto no terminal –COM. Foi selecionada a faixa Ω desejada, conforme o valor da resistência e leitura precisa.

Figura 1. Código de Cores.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-HHIWXf9KpJQ/Ufxn0VcAfvI/AAAAAAAAA6s/_qGAACMnTX0/s1600/codigo_de_cores_resistores.png

Figura 2. Matriz de pontos com resistores.

Fonte: Autoria própria.

Figura 3. Multímetro digital.

Fonte: Autoria própria.

Figura 4. Cabos banana/banana.

Fonte: http://www.eletrodex.com.br/media/catalog/product/t/n/tn500_cabo_banana_banana_hk-22_frente.jpg

Tabela 1 – Cores e valores nominais e medidos dos resistores

Resistores Cores R(nominal) (Ω) R(medido) (Ω)

R1 Vermelho Amarelo Laranja Dourado 24.103 ± 1200 23900 ± 10

R2 Verde Azul Vermelho Dourado 5,6.103 ± 280 5650 ± 10

R3 Laranja Azul Vermelho Dourado 3,6.103 ± 180 3630 ± 10

3.2 MEDIDAS DE TENSÃO E CORRENTE CONTÍNUA

O multímetro digital na função amperímetro foi conectado em série com a fonte de alimentação e o resistor, através dos terminais +AVΩ (vermelho) e –COM (preto). Após conectar o amperímetro e o professor conferir, foi alimentado o circuito com 2,0V na fonte de alimentação e foi feito a leitura do valor da corrente i. As pontas de prova foram encostadas aos pontos a serem medidos. Esse passo foi repetido nos três resistores.

3.3 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM SÉRIE

Com os resistores na matriz de pontos, cabos banana/banana e uma fonte de alimentação, montou-se o circuito em série, conforme figura abaixo:

Figura 5. Circuito em série.

Fonte: Autoria própria.

Antes de conectar a fonte de alimentação ao circuito (mesmo desligada) foi medida a resistência equivalente (Req) do circuito com a função ohmímetro do multímetro digital. O valor e erro avaliado no aparelho (∆Req) foram anotados. Foi calculado o valor teórico e comparado com o medido. Com o multímetro na função voltímetro (figura 6), foi conectado em paralelo com a fonte, os cabos banana/banana foram inseridos nos pontos a serem medidos. Após a conferência pelo professor, a fonte de alimentação foi ligada em 5,0V. Foi feita a leitura na escala linear e o valor medido da tensão fornecida pela fonte (E) foi anotado. Foram obtidas também as medidas de tensão e seus erros, com o voltímetro, nos outros resistores do circuito. A fonte de alimentação (sem zerar a mesma) e o voltímetro foram desconectados para efetuar as medidas de corrente. (Atenção: Nunca aplicar tensão aos terminais de entrada do multímetro quando selecionado a faixa de corrente através da chave rotativa). Foi inserido o multímetro na função amperímetro (figura 3), em série, entre os resistores para medir a corrente individual, e entre a fonte e os resistores para medir a corrente do circuito. Para que a corrente circulasse pelo amperímetro, o circuito foi aberto (desfazendo a conexão do elemento a ser medido da matriz de pontos). A fonte foi ligada e a leitura da corrente na escala linear em cada elemento do circuito pôde ser feita. Após as tensões e correntes serem medidas e anotadas com os respectivos erros associados, a tensão da fonte foi variada, de 5,0V até 0,0V, de 1V em 1V e o processo anterior foi repetido para cada tensão. Ao final foi obtido um conjunto de 6 medidas.

Figura 6. Multímetro usado para medir tensão.

Fonte: Autoria própria.

3.4 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO

Com os mesmos materiais utilizados no procedimento anterior foi montado o circuito em paralelo na matriz de contato, conforme figura abaixo:

Figura 7. Circuito em paralelo e medição da corrente da fonte de alimentação.

Fonte: Autoria própria.

Antes de conectar a fonte de alimentação ao circuito (mesmo desligada), foi obtida a resistência equivalente do circuito com o multímetro na função ohmímetro. O valor teórico foi calculado e comparado. Foi inserido o multímetro na função voltímetro (figura 3) em paralelo com a fonte. Foi selecionado a faixa de tensão desejada. Após a conferência pela auxiliar de laboratório, a fonte de alimentação foi ligada em 5,0V. A leitura do valor medido da tensão fornecida pela fonte (E) foi feita e anotada. Foram obtidas as medidas de tensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (186.1 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com