TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei De OHM Experimento

Trabalho Universitário: Lei De OHM Experimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: Nesta primeira aula foi realizado um experimento com tema base Lei de Ohm, que verificamos através de medidas de resistência, tensão e corrente utilizando o multímetro, tabela de cores e gráficos V x I.

Palavras Chave: Lei de OHM, resistência, tensão e corrente.

I. INTRODUÇÃO

No início do século XIX, Georg Simon Ohm verificou experimentalmente que, para alguns condutores, a relação entre a tensão aplicada (V) e a corrente elétrica (I) é uma proporção direta. A constante de proporcionalidade desta relação foi denominada resistência elétrica do material. A resistência elétrica e é dada em V∕A, usualmente abreviada por ohm (Ω). Assim, de acordo com os experimentos de Ohm,

V= R/I

A Lei de Ohm não é uma lei de fundamental, mas uma forma de classificar certos materiais. Os materiais que obedecem à 1ª Lei de Ohm,sintetizada pela Equação 1, são ditos ôhmicos. Para estes materiais, o comportamento do gráfico V X I é uma reta, cuja inclinação corresponde ao valor da resistência elétrica do material. A resistência elétrica de um material está relacionada com o quanto esse material resiste à passagem de corrente elétrica. Como exemplos de materiais ôhmicos, serão estudados os resistores ôhmicos. A obtenção da curva V X I permitirá verificar a proporcionalidade entre a tensão aplicada e a corrente elétrica do circuito.

II. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Resistências Elétricas

A resistência elétrica (R) decorre de colisões dos elétrons com outros elétrons e com os átomos do material pelo qual a corrente elétrica circula. Em um bom condutor, como é o caso do cobre, há pouca resistência á passagem da corrente elétrica, e em um mal condutor, caso do concreto, há bastante resistência à passagem da corrente.

O dispositivo que em um circuito elétrico tem apenas a função de oferecer resistência à passagem da corrente elétrica é chamado de resistor e é representado por;

Figura 1: representação de um resistor

Resistências em Serie

Na figura 2 mostra duas resistências ligadas em serie a uma fonte de alimentação ideal. Esta definição pouco tem a ver com o modo como as resistências são desenhadas. A expressão “em serie” significa apenas que as resistências são ligadas um após a outra e que uma diferença de potencial v é aplicada ás extremidades da ligação.

Figura 2: Resistências em serie

Quando uma diferença de potencial V é aplicada a resistências ligadas em serie , a corrente i é a mesma em todas as resistências e a soma das diferenças de potencial das resistências é igual a diferença de potencial de aplicada V.

Resistências em paralelo

Como na figura 3 mostra três resistências ligadas em paralelo a uma fonte ideal. O termo “em paralelo” significa que as resistências são ligadas ente si de um lado e de outro, e uma diferença de potencial V é aplicada a estas ligações. Assim ,a mesma diferença de potencial é aplicada a todas as resistências.

Figura 3:três resistências ligadas em paralelo

O valor da resistência de um dado resistor é estabelecido através de um código de cores, mostrado na. As duas primeiras cores representam os dois primeiros dígitos no valor da resistência, a terceira cor representa a potência de 10 que o valor deve ser multiplicado e a quarta cor é a tolerância no erro de fabricação.

Tabela : tabela e código de cores

III. PROCEDIMENTO

1- Materiais utilizados :

1 Protoboard

Fonte de tensão dc variável

Multimetros digital e analógico

5 resistores de 10kΩ – 5%

6 resistores de valores diversos e tolerância 5%

Jumpers

2- Procedimento

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com