TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO SOBRE FORÇA DE CORTE, POTÊNCIA DE USINAGEM E RUGOSIDADE

Por:   •  7/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 4

USINAGEM – TM248

EXPERIMENTO SOBRE  FORÇA DE CORTE, POTÊNCIA DE USINAGEM E RUGOSIDADE

ROTEIRO PARA PREPARAÇÃO DO RELATÓRIO

Os dados de cada ensaio para a medição da força, da potência de usinagem e da rugosidade devem ser armazenados em arquivos Excel. Nos dados de Força temos um ajuste para transforção em N, todavia, esse ajuste será apresentado no dia do experimento. Nos dados de Potência temos o tempo e a Potência Ativa em Watts. Os arquivos devem ser  renomeados de acordo com as condições do ensaio, por exemplo: “Exp_Teste11.xls” refere-se ao primeiro ensaio e turma 1, realizado para um determinado arranjo experimental. No caso da Potência de Usinagem cada arquivo contém três regiões distintas. Na primeira temos a potência em vazio (motor + transmissão + mov. da mesa). Na segunda temos a inclusão da potência de usinagem (Pu) (corte + avanço), porém esta última foi desprezada, e consideramos apenas Pu = Pc. No último trecho temos a potência em vazio, mas sem o movimento da mesa, apenas a energia dissipada no motor e na transmissão.

        Os valores de rugosidade devem ser registrados no arquivo “rugo_2015_t1.xls” e serão separados pelas condições de usinagem.

Os principais passos para a elaboração do relatório são os seguintes:

  1. Coletar os arquivos, os quais devem conter além dos arquivos “TXT“ e “XLS” com os resultados da medição da força e da potência, a planilha com os resultados das rugosidades e a planilha “calc_PC.xls”;
  2. O resumo do artigo “usinagem2008.pdf” que foi apresentado no congresso USINAGEM2008 que serve como referência, pois a descrição do método para medição da potência é similar ao adotado nos experimentos realizados;
  3. Importe os arquivos “TXT” para o MS Excel e filtre os dados, retirando valores de potência negativos, nulos ou muito altos. Dica: faça um gráfico da potência em função do tempo, pois isto ajuda a visualizar os valores inconsistentes.
  4. Calcule as médias das regiões I e II;
  5. Utilizando a Equação 13 do artigo “usinagem2008.pdf” calcule a potência de corte para cada um dos ensaios. Essa equação e suas constantes serão fornecidas no dia do experimento;
  6. Calcule as médias e o desvio padrão das replicações para as condições ensaiadas ensaiadas. Isto deve ser realizado tanto para as potências como para as rugosidades (Ra e Ry);
  7. Utilizando métodos estatísticos, por exemplo teste de hipóteses, analise as diferenças observadas entre os testes, tendo como variáveis dependentes a força de corte, a potência de corte e as rugosidades (parâmetros Ra e Ry).
  8. Compare os resultados obtidos com aqueles calculados pelos modelos teóricos. Utilize as equações 1 e 2 apresentadas no artigo “usinagem2008.pdf”. As constantes do modelo podem ser encontradas nos catálogos da Seco Tools para os dois materiais. Para as rugosidades utilize as equações do livro (Tecnologia da usinagem dos materiais – Diniz et al.)
  9. Inclua as fotos com as formas dos cavacos. Explique as diferenças entre elas;
  10. Prepare seu relatório e envio-o em formato PDF para o e-mail: pablo.valle@ufpr.br até final de novembro;
  11.  Após a etnrega será feita a Defesa, que vale 1 Ponto, a ser agendada oportunamente;
  12. Um bom relatório deve conter os tópicos relacionados a seguir;

Título

Resumo

Introdução

Dentro da introdução devem constar a apresentação do problema, a justificativa do trabalho, e seus objetivos. Estes itens não precisam estar destacados (ou separados), podendo constar em um único texto. Os textos devem ser objetivos, e deve-se evitar fugir do escopo do trabalho. Utilize no máximo três páginas. 1 ponto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com